quarta-feira, 8 de outubro de 2025

SANTANA DO SERIDÓ: "Ministério Público investiga baixo desempenho no IDEB das escolas do município"


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Parelhas, instaurou um Procedimento Preparatório para investigar as causas do baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas da rede pública municipal de Santana do Seridó.

O procedimento, registrado sob o número 03.23.2006.0000235/2025-22, foi instaurado no dia 9 de setembro de 2025 e tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam negativamente os resultados educacionais do município.

De acordo com o Ministério Público, a investigação busca compreender aspectos que possam estar impactando a qualidade da educação, como infraestrutura escolar, formação e valorização dos professores, gestão pedagógica, evasão e frequência dos alunos, além do cumprimento das metas estabelecidas pelo IDEB.

Atualmente, o processo encontra-se em andamento na Secretaria Administrativa, sob responsabilidade do Promotor de Justiça da Comarca de Parelhas. 

O IDEB é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil e serve de referência para políticas públicas voltadas à melhoria da educação. A apuração do MPRN pretende subsidiar ações corretivas e preventivas, visando elevar o desempenho dos alunos e garantir o direito à educação de qualidade previsto na Constituição Federal.

Nos últimos ciclos de avaliação, Santana do Seridó apresentou índices abaixo da média estadual, o que acendeu o alerta para a necessidade de medidas mais efetivas na área educacional.


Deputado Francisco celebra sanção da lei que institui o PCCR da Educação do RN


O deputado estadual Francisco do PT celebrou nesta terça-feira (7) a sanção da lei que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos trabalhadores e trabalhadoras em educação do Rio Grande do Norte.

O ato, realizado pela governadora Fátima Bezerra, aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Educação, com a presença da secretária Socorro Batista, de representantes do SINTE-RN e de diversos profissionais da área.

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Francisco foi um dos principais articuladores para a aprovação da matéria, que representa uma conquista histórica aguardada há décadas pela categoria. Também participaram do evento as deputadas estaduais Isolda Dantas e Divaneide Basílio, que tiveram papel fundamental no processo de articulação para a aprovação da lei.

“Essa é uma vitória de toda a comunidade escolar. Um passo fundamental para valorizar quem constrói, todos os dias, o futuro do nosso estado através da educação pública”, destacou o parlamentar.

O fantasma da janela partidária começou a tirar o sono de políticos no RN


O fantasma da janela partidária, período de 30 dias em que ocupantes de cargos eletivos, obtidos em pleitos proporcionais, podem trocar de partido sem perder o mandato está tirando o sono de muitos deputados federais, estaduais e distritais.

Apesar de a mudança de partido para quem tem mandato e vai participar do pleito de 2026 só ocorrer no início de março, tem muito político potiguar fazendo a conta dos nove fora, para não correr o risco de ser bem votado e não conseguir ser eleito ou reeleito, em razão de integrar nominata com baixa expressão eleitoral.

Pousar na federação ideal exige jogo de cintura, conversa boa, compromissos futuros e, em algumas situações, o famoso "Faz-me rir".