segunda-feira, 15 de setembro de 2025

O TRABALHO CONTINUA: "Vereador Felisberto incentiva doação de sangue, garante transporte e reforça compromisso com a saúde pública"



O vereador Felisberto tem se destacado pelo incentivo a uma ação essencial para a saúde pública: a doação de sangue. Como parte de seu compromisso com a comunidade, ele continua a garantir o transporte que leva voluntários até a cidade de Caicó ou Currais novos, onde realizam o gesto solidário de doar sangue.

A iniciativa tem contribuído para aumentar o número de doadores e manter os estoques abastecidos, ajudando diretamente a salvar vidas. Além de estimular a prática da solidariedade, a ação reforça a importância de se tornar um doador regular e de cultivar o espírito coletivo.

“É uma forma simples de contribuir com algo que faz toda a diferença. A doação de sangue é um ato de amor ao próximo”, destacou o vereador.

A mobilização também conta com o apoio de Damião, Ninha e de diversos colaboradores, que juntos fortalecem essa corrente de esperança e salvamento de vidas.

Com ações como essa, Felisberto e seus parceiros evidenciam a relevância de unir esforços em prol da coletividade, incentivando cada vez mais pessoas a se engajarem em causas que beneficiam toda a sociedade.


INIMIGOS DO TRABALHADOR: "General Girão e Sargento Gonsalves votam contra a urgência de vale-refeição a entregadores"


General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL), ambos deputados federais pelo PL, representaram os dois votos contrários da bancada potiguar na Câmara ao requerimento de urgência de um projeto de lei que obriga as plataformas de aplicativo de comida a fornecer vale-alimentação aos entregadores.

A urgência foi votada na última quarta-feira (10) e aprovada por 300 votos a 99. A bancada de oito parlamentares do Rio Grande do Norte participou da votação, mas apenas Girão e Gonçalves se posicionaram contra. Os outros seis deputados foram favoráveis. Com a urgência aprovada, agora o texto será analisado diretamente no plenário, sem passar por comissões temáticas.

O projeto de lei 1.579 de 2025, das deputadas federais Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Juliana Cardoso (PT-SP),  determina que as empresas de aplicativo de entrega de comida, como iFood, ficam obrigadas a conceder crédito de no mínimo R$ 20 ao entregador a cada quatro horas ininterruptas ou seis horas alternadas de atuação do entregador na prestação do serviço.

Como votaram os deputados do RN na urgência do PL 1.579/2025

Sim

João Maia (PP)

Robinson Faria (PP)

Fernando Mineiro (PT)

Natália Bonavides (PT)

Benes Leocádio (União)
Carla Dickson (União)

Não

General Girão (PL)

Sargento Gonçalves (PL)


SERRA NEGRA DO NORTE: "Ao lado prefeito Acásio e do vereador Eraldo, Deputado Francisco participa da procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora do Ó"


O deputado estadual Francisco do PT participou, neste domingo (14), da procissão de encerramento da tradicional Festa de Nossa Senhora do Ó, em Serra Negra do Norte. O momento de fé e devoção reuniu milhares de fiéis que foram às ruas em homenagem à padroeira da cidade.

Francisco esteve acompanhado de companheiros e companheiras do Partido dos Trabalhadores, a exemplo do vereador Eraldo Alves e da ex-vereadora Like, além do prefeito Acácio Brito (PSD).

O parlamentar destacou a importância da celebração para a identidade cultural e religiosa do Seridó. Ele é autor da lei que reconhece oficialmente a Festa de Nossa Senhora do Ó como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Rio Grande do Norte, garantindo o devido reconhecimento e valorização desse evento centenário.

“É uma alegria imensa caminhar ao lado do povo de Serra Negra do Norte nesta procissão e ver de perto a força da fé e da tradição que marcam nossa região. A lei que aprovamos é um gesto de respeito à história desse povo e à devoção a Nossa Senhora do Ó”, afirmou o deputado.

A Festa de Nossa Senhora do Ó é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Rio Grande do Norte, reunindo moradores locais, visitantes e devotos de várias partes do estado.

DO POVOADO COBRA PARA O MUNDO: "Atriz Tânia Maria, de 78 anos, entra na lista de cotadas para o Oscar 2026"


A atriz Tânia Maria, de 78 anos, natural do povoado de Cobra, na zona rural de Parelhas, município localizado na região do Seridó potiguar, a 244 km de Natal, foi destaque internacional ao entrar na lista da revista Variety como uma das possíveis indicadas ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

A artista recebeu reconhecimento pela interpretação da personagem Dona Sebastiana no filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kléber Mendonça Filho. O longa-metragem é um dos candidatos do Brasil para concorrer à estatueta de Melhor Filme Internacional na principal premiação do cinema mundial.

Na publicação, Tânia Maria aparece ao lado de nomes como Emma Stone, Kate Hudson e Michelle Yeoh, demonstrando a projeção internacional do longa brasileiro.

Em postagem no Instagram, Kléber Mendonça Filho comemorou a conquista e exaltou a trajetória da atriz potiguar: “Eu sempre tive certeza de que Hollywood fica onde você quiser. Dona Tânia, a minha querida Sebastiana, na lista com outras grandes estrelas para Atriz Coadjuvante em O AGENTE SECRETO”.

Tânia Maria já havia trabalhado com Kléber Mendonça no aclamado “Bacurau” (2019), filme que também utilizou locações em Parelhas e outras cidades do Seridó potiguar.

Outros potiguares

Além de Tânia Maria, outros potiguares integram o elenco do longa, como Alice Carvalho e Kaiony Venâncio. Kaiony Venâncio tem 16 anos de carreira e já atuou em “Cangaço Novo”, “Maria e o Cangaço”, na série de animação “As aventuras de Nina e Xilo”, e nos filmes “Leite em Pó”, de Carlos Segundo, “Diga adeus que vai embora”, de Valério Fonseca, “Nova Amsterdam”, de Edson Soares, e em “A Era do Metano”, de Marcia Lohss.

Alice Carvalho, atriz que vem colecionando indicações e prêmios ao longo da carreira, é um dos nomes da série “Cangaço Novo”, esteve no remake da novela “Renascer” e também participou do longa “Ângela”, filme inspirado na vida de Ângela Diniz, assassinada em 1976. Recentemente, a atriz estrelou a produção “Guerreiros do Sol”, do Globoplay.

O Filme

Ambientado na Recife de 1977, “O Agente Secreto” trata da história de um professor universitário que foge de São Paulo depois de um desentendimento com um empresário. De volta a Recife, onde o filho mora com a avó, ele adota uma identidade falsa por questão de segurança. O filme não faz referência direta à ditadura militar, mas ela está presente através da violência e corrupção do período retratado e nas constantes fotos de Ernesto Geisel que aparecem em alguns espaços.



Ministério Público pede suspensão dos salários de Bolsonaro e militares condenados: "O estado não pode financiar quem atentou contra sua própria existência"


O subprocurador-geral da República, Lucas Rocha Furtado, apresentou nesta sexta-feira, 12, uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma representação em que solicita a suspensão imediata da remuneração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos outros militares condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo sobre tentativa de golpe de Estado.

Na peça, Furtado argumenta que a manutenção dos pagamentos viola os princípios da moralidade administrativa e da eficiência. Segundo o Portal da Transparência, os vencimentos podem chegar a R$ 38 mil mensais.

Para Furtado, trata-se de um “paradoxo jurídico e ético”.

“O Estado continua financiando indivíduos que atentaram contra sua própria existência e contra os valores democráticos que deveria proteger”, diz trecho da representação.

Furtado solicita que o TCU, em caráter cautelar, suspenda qualquer repasse de recursos públicos a todos os condenados, incluindo salários e valores recebidos via Fundo Partidário, até que a Corte de Contas tome uma decisão definitiva sobre o caso.

O Antagonista

TRE ainda não julgou recursos, mas seis prefeitos já foram cassados no RN em 2025; entre eles o de Equador


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não julgou até agora nenhum recurso relacionado à cassação de mandatos de prefeitos eleitos em 2024, mas na primeira instância já chega a seis o número de prefeitos cassados no Rio Grande do Norte, aproximando-se do número de eleitos em 2020, que acabaram perdendo mandatos – sete prefeitos.

“Não tivemos ainda nenhum processo julgado na segunda instância”, confirmou o secretário Judiciário do TRE, João Paulo de Araújo.

Os prefeitos cassados por decisão de primeira instância no decorrer de 2025 são Felipe Menezes, em Lajes; Maria Erenir de Lima, em Maxaranguape; Cletson Rivaldo de Oliveira, em Equador; Hindemberg Pontes de Lima, em Marcelino Vieira; Antônio Marcolino Neto, em Montanhas e José Adolfo da Silveira Neto, em Francisco Dantas.

Todos eles continuam nos exercícios dos cargos até o julgamento definitivo de ações movidas pelo Ministério Público Eleitoral, contra partidos e ex-candidatos, principalmente por abusos de poder político e econômico durante a campanha eleitoral.

Robson Pires