quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Datafolha: Brasileiros acreditam que Dilma fará um governo igual ou melhor que o do presidente Lula.

22/12/2010


A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), fará um governo igual ou melhor que o do presidente Lula para 83% dos brasileiros, revela pesquisa Datafolha.

De acordo com o instituto, a expectativa de 53% dos entrevistados é que a gestão da petista seja similar à do antecessor. Outros 30% avaliam que ela se sairá melhor.

A estratificação do levantamento mostra que Dilma obtém seus melhores índices na fatia da população menos escolarizada, mais jovem e que declara renda mensal de até cinco salários mínimos.

Foram ouvidas em todo o país 11.281 pessoas, de 17 a 19 do mês passado.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Para 73%, o futuro governo de Dilma será ótimo ou bom. É o segundo percentual mais alto de expectativa sobre o mandato de um presidente eleito desde a redemocratização do país.

Em dezembro de 2002, a expectativa positiva sobre Lula era de 76%.

Os números de Dilma superam os do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) tanto no primeiro mandato (70%) como no segundo (41%). Fernando Collor (1990-92) obteve 71%. Não foi feita pesquisa em 2006.

Os picos positivos foram demonstrados no Nordeste do país, especialmente em Pernambuco (78%), no Ceará (79%) e em Minas Gerais (80%). No Sul, o índice de otimismo cai para 68%.

PROMESSAS

O instituto sondou o percentual de confiança dos eleitores sobre o cumprimento de promessas de campanha. Uma parcela de 31% disse acreditar que ela cumprirá a maioria das promessas, outros 59% esperam que cumpra parte delas, e 6% acham que não realizará nenhuma.

Os números são similares ao que o brasileiro esperava de Lula em 2002. À época, 31% acreditavam que ele fosse cumprir suas promessas.

A diferença entre a expectativa em relação a Dilma e a que se tinha sobre o Lula está nas áreas de atuação de governo. Para 18% dos entrevistados, a gestão dela se sairá melhor na saúde. Em seguida, aparecem economia (12%) e educação (12%).

Quando se trata da expectativa sobre a área em o novo governo terá o pior desempenho, destacam-se saúde (13%), combate à violência e segurança pública (13%).

Antes do primeiro mandato, 27% apostavam que a administração de Lula avançaria no combate ao desemprego, e 18%, na erradicação da fome e miséria. Para 10%, a economia declinaria.

Tanto Lula como Dilma marcam seus índices mais altos de "ruim ou péssimo" quando a expectativa é sobre o combate à corrupção (10% para ele, e 20% para ela).

A exemplo do que ocorreu em relação a Lula (43%), em 2002, agora os entrevistados acreditam que os "trabalhadores" serão os mais beneficiados pelo governo (33%).

Nos demais setores a serem beneficiados, no entanto, não há semelhanças. Em 2002, 14% citavam a agricultura, e 11%, a indústria, como áreas que seriam privilegiadas. Neste ano, aparecem políticos (13%) e bancos (10%).

Fonte: Folha de S.Paulo - Hoje

Em alta: Deputada Fátima Bezerra será a relatora do Plano Nacional de Educação: O PT É BOM DE GOVERNO!


Foto: Moraes Neto
A deputada federal Fátima Bezerra(foto) será a relatora do Plano Nacional de Educação(PNE). O nome de Fátima foi escolhido nesta terça-feira(21) pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Angelo Vanhoni.

De autoria do Executivo, o PNE estabelece 20 metas a serem alcançadas pelo país até 2020. Cada uma delas é acompanhada de estratégias para que se atinjam os objetivos delimitados.

Pelo menos 20% das metas tratam diretamente da valorização e formação dos profissionais do magistério.

Fátima, que também foi relatora do Fundeb (Fundo Nacional da Educação Básica), afirmou que dedicará atenção integral ao Plano para que sua apreciação seja concluída ainda no primeiro semestre de 2011 na Comissão de Educação.

"Estou muito honrada com esta relatoria. O PNE é um debate estratégico para os destinos do País e para o futuro da educação brasileira. Faremos um debate amplo e plural, envolvendo todos os membros da Comissão, Estados, Municípios, trabalhadores em educação, movimentos sociais e os alunos", disse a deputada do PT.

Debates - Fátima elogiou o plano e lembrou que o texto contém contribuições da Conferência Nacional de Educação, realizada em abril deste ano.

Apesar disso, a relatora informou que pretende promover novas audiências públicas no âmbito da comissão e também nos Estados para colher mais contribuições para o PNE.

"Vamos fazer debates regionais em todo o País para ouvirmos todos os agentes envolvidos neste processo. O PNE já chegou à Câmara com um grande respaldo popular, uma vez que a proposta foi amplamente debatida na Conferência de Educação. No entanto, devido à sua importância, vamos refazer este ciclo para aprimorarmos ainda mais a proposta", enfatizou Fátima.

O real está em alta em Nova York. Quem diria. O dólar se segura na marra…ONDE O PT GOVERNA, DÁ CERTO

 

Casas de câmbio de Nova York exibem letreiros com a cotação do real.
No First National Republic Bank, a moeda brasileira já é a mais trocada neste Natal. O dólar está se segurando na marra. O real está em alta. Pode? Agora pode!