quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Deputado Francisco do PT está confiante na ampliação da votação de Lula no Seridó


O deputado estadual Francisco do PT, um dos coordenadores da campanha de Lula no Seridó, declarou que está confiante na ampliação da votação do petista agora no segundo turno na região. 

Segundo ele, o resultado do primeiro turno, onde Lula venceu com folga em todos os municípios do Seridó, será ampliado no próximo domingo, dia 30.

"O sentimento popular em apoio a Lula está estampado por onde a gente passa. Em todas as cidades o povo espontaneamente está indo às ruas para dizer que domingo é 13 na cabeça. Falta pouco, bem pouquinho para o Brasil ser feliz de novo com Lula presidente", destacou. 

Ao lado do prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, que também integra a coordenação no Seridó, e demais lideranças locais, Francisco do PT tem participado das agendas de campanha em prol de Lula na região.



Carla Dickson será investigada por incentivar médicos a fazer assédio eleitoral


O Ministério Público Eleitoral recebeu denúncia sobre a fala da deputada federal Carla Dickson (União Brasil) incentivando médicos a fazerem assédio eleitoral nos consultórios. O caso também será averiguado pelo Ministério Público do Trabalho.

A legislação eleitoral proíbe que se faça campanha política em bens de uso comum como hospitais públicos e privados conforme consta no artigo 19 da Resolução TSE 23.610 de 2019.

O caso foi encaminhado para a Procuradoria Geral Eleitoral em Brasília.

Saiba mais sobre o caso AQUI.

Com informações do G1RN.



EFEITO BOLSONARO: "49 milhões de brasileiros estão em extrema pobreza, maior número desde 2001"


Dados foram extraídos do CadÚnico. Número representa 23% da população, que não tem renda suficiente para sobreviver e precisa de auxílio do governo.

O Cadastro Único (CadÚnico), utilizado para cadastramento em programas sociais do governo federal, registrou em setembro o maior número de pessoas em situação de extrema pobreza no Brasil desde que foi implementado, em 2001. Segundo a coluna do jornalista Carlos Madeiro, do UOL, os registros mostram que “49 milhões de brasileiros — ou 23% da população — afirmam não ter renda suficiente para sobreviver e precisam de auxílio governamental”.

“Desde janeiro de 2019, quando teve início o governo de Jair Bolsonaro (PL), até setembro de 2022, o número de pessoas que vivem em extrema pobreza aumentou em 10 milhões. Em dezembro de 2018, eram 39 milhões de brasileiros nessa condição”, destaca a reportagem. 

Os dados do CadÚnico ajudam a comprovar uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), que apontou que o número de pessoas que passam fome no país quase duplicou em menos de dois anos. Atualmente, cerca de 33,1 milhões de brasileiros passam fome no Brasil. O número corresponde a cerca de 15,5% da população.

“Em 2020, quando foi realizada a primeira pesquisa deste tipo, eram 19 milhões de pessoas com fome no Brasil (9,1% da população)”, diz a reportagem.



PAPA FRANCISCO: "Que Nossa Senhora Aparecida livre o brasileiro do ódio, intolerância e violência"


Papa Francisco mandou uma mensagem aos brasileiros nesta quarta-feira (26) durante a saudação aos peregrinos na audiência geral na Praça São Pedro, no Vaticano. O pontífice pediu a intercessão e proteção de Nossa Senhora Aparecida ao povo brasileiro.

“Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência”, disse o pontífice.

Francisco não falou diretamente sobre as eleições no Brasil. Recentemente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alertou para o aumento da intolerância, após bolsonaristas interromperem missas sob a alegação de que os religiosos supostamente pedem votos ou defendem temas que julgam ser alinhados à esquerda.

No 12 de outubro, Dia da Padroeira, um padre foi vaiado por bolsonaristas durante uma missa. Bolsonaro visitava o Santuário de Aparecida na ocasião. O padre Camilo Junior elogiou, na ocasião, os fiéis que haviam ido a Aparecida: “Hoje não é dia de pedir voto, é dia de pedir bênção”.

A CNBB chegou a divulgar uma nota lamentando o que chamou de “intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno” das eleições deste ano.

Na audiência geral, o Papa saudou os peregrinos de língua portuguesa, especialmente fiéis de SalvadorAnicuns (GO)Taubaté (SP) e São Paulo, que estavam presentes no Vaticano.

Além da mensagem ao povo brasileiro, ele também recordou a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva realizada na tarde da última segunda-feira em Crato (CE).

G1