quinta-feira, 17 de agosto de 2023

PARELHAS EM ALERTA: "Dr. Antônio lamenta volta dos casos de câncer de colo do útero"



Durante o quadro "Conversando Sobre Saúde", que vai ao ar toda quarta-feira pela Rádio Rural AM Parelhas, o experiente médico Dr. Antônio Petronilo Dantas Filho , lamentou a volta dos casos de câncer de colo do útero no município de Parelhas.

"Eu estou triste de verdade, é preciso que a nossa cidade volte com as campanhas de prevenção, porque a propaganda é muito importante, mas ela tem que ser verdadeira. É triste ver a volta desses casos atacando as nossas mães de família, depois de tantos anos.

Tem muita gente boa e competente de Parelhas, mas infelizmente o câncer de colo do útero está voltando e se ninguém fizer nada pra prevenir, a população que é em torno de 20 mil habitantes  terá 10 casos por ano". Alertou Dr. Antônio

O médico disse ainda que em apenas duas semanas apareceram 2 novos casos avançados.

"Fiquei triste porque trabalho com isso. Durante 40 anos, toda quarta-feira de 5 da manhã eu estava no posto de saúde, mas depois que nos afastamos da administração as coisas estão sendo dolorosas. Eu peço ao pessoal da saúde que veja direitinho estas estatísticas e vejam as ações que precisam serem tomadas. Vejo tanta propaganda bonita, enquanto outras coisas ficam escondidas. Vamos trabalhar, vamos acordar, porque esse tipo de câncer é o mais fácil de ser identificado". Disse Dr. Antônio






ARTIGO: "Vamos falar de Parelhas?- Por Remo Macedo

 


Vamos falar de Parelhas?

"A atual administração municipal surfa em popularidade e, segundo me disseram, já dá como certa a vitória na eleição do próximo ano. Disseram-me também que a oposição não tem uma liderança à altura para concorrer com o atual prefeito, ou com o candidato que ele indicar.

A avaliação é de que nem o doutor Antônio, se aceitasse o desafio, seria páreo para o doutor Tiago. Pode ser, mas é ainda muito cedo para saber se essa tendência continuará até o fim deste mandato.

Que houve uma melhora significativa na cidade nos primeiros dois anos de gestão, é incontestável.

Mas, em política tudo pode acontecer no períido de um ano, ou melhor, até as eleições do ano que vem. Noto que, devido a excelente avaliação do prefeito entre os parelhenses, houve um certo relaxamento no ritmo frenético que ele imprimiu logo que assumiu o mandato.

Agora, faltando pouco mais de um ano para ele terminar, muitas promessas estão ficando pra trás, entre as quais a solução definitiva para o problema da grande quantidade de metralhas e entulhos no meio da rua e a grave e interminável questão do lixo.

Esse problema, que também é de saúde pública, nunca foi tratado com seriedade pelos últimos administradores.

A sujeira faz parte de nossa paisagem há anos, o que é vergonhoso para nós, visto que moramos ao lado de Acarí, considerada um exemplo nacional de limpeza urbana.

É verdade que a população não colabora. Joga lixo em tudo que é lugar à espera de que a Prefeitura faça a coleta, mas isso é uma questão de conscientização. Nunca vi o poder municipal fazer uma campanha educativa nesse sentido.

Portanto, voltando à eleição, é bom não cantar vitória antes do tempo. A insatisfação com o relaxamento pode viralizar e a oposição voltar a sonhar com um triunfo, A foto mostra a sujeira nas proximidades da barragem Boqueirão, nosso mais importante cartão de visita."

Texto publicado na página do Facebook do parelhense Remo Macedo

( Click AQUI e confira a publicação)

Do Blog: "O recado tá dado. Cautela e canja de galinha, nunca fez mal a ninguém!"