terça-feira, 19 de julho de 2011

Rede Municipal de Ensino Entra em Recesso, Mas o Transporte dos Alunos da Rede Estadual Ocorrerá Normalmente

O recesso das creches e escolas municipais de Parelhas iniciou-se ontem, dia 18 de julho. As aulas serão retomadas no próximo dia 1° de agosto. Os alunos da rede estadual, que dependem do transporte garantido pelo município não precisam se preocupar. Depois de um longo período sem aulas, devido à greve dos professores da rede estadual, as atividades foram retomadas nesta segunda-feira.
A Secretaria Municipal de Educação promoveu reunião com os motoristas do sistema escolar de ensino na ultima sexta-feira, dia 15 de julho, para montar o cronograma dessas próximas duas semanas.
Devido à normalização das aulas da rede estadual, e o início do recesso da rede municipal ter coincidido na mesma data, uma duvida se formou em relação ao transporte dos estudantes da zona rural, que é garantido pelo município.
Em entrevista concedida na manhã do dia 18 de julho, a Secretária Municipal de Educação Ildelita Roque afirmou que: “estamos garantindo a todos os alunos da rede estadual, que estão retomando hoje as suas aulas que o transporte deles está garantido nestas duas semanas, mesmo a rede municipal estando em recesso. Nós programamos tudo na reunião feita na sexta-feira passada com os motoristas e montamos um novo cronograma”.
Rafaela Gomes
Coordenadora de Comunicação

De 25 a 29 de julho a Secretara de Esportes promove a “Colônia de Férias”

A Secretaria do Turismo, da Cultura e Do Esporte do Município de Parelhas através do Programa Esporte e Lazer na Cidade, do Ministério dos Esportes promovem a Colônia de Férias, com uma programação que se estenderá do dia 25 ao dia 29 de julho.
A intenção é incluir idosos, deficientes e crianças de todas as classes sociais através de atividades que incentivam a preservação do meio ambiente, melhoria das relações interpessoais e a convivência saudável.
Pessoas de todas as idades podem se inscrever gratuitamente durante dos dias 18 a 22 de julho, na sede do Programa Esporte e Lazer na Cidade, localizado no prédio CAIC.
Quem for participar terá a oportunidade de conhecer os pontos turísticos da cidade nos passeios ciclísticos, além da subida a capelinha da serra, um dos pontos mais belos do município. Isto tudo, sendo acompanhados por um biólogo e um historiador que irão falar a todos sobre a vegetação nativa, a geologia e a história do município.

PARELHAS SEDIARÁ NO PRÓXIMO DIA 29, VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


No próximo dia 29, Parelhas estará sediando a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá na AABB durante todo o dia. A Conferência tratará sobre os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios.
A etapa municipal da conferência é realizada pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Habitação. De acordo com o Secretario de Assistência Social José Rogério Dantas, a conferência é uma oportunidade da sociedade apresentar os problemas existentes e encaminhar propostas que serão votadas e encaminhadas através de delegados escolhidos na conferência para representar o município na etapa Estadual e Nacional.
O Prefeito do Município, Francisco Medeiros reconhece a importância da realização da VIII Conferência Municipal, pois é uma forma de ouvirmos as reivindicações e sugestões da sociedade civil, principalmente, o comprometimento do município, uma vez que diversos municípios brasileiros, si quer estão em sua primeira conferência.
As etapas municipais, estaduais e nacional da Conferência é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), em parceria com os governos dos estados e municípios brasileiros. A Etapa Nacional da VIII Conferência de Assistência Social que tem como objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, será realizada em Brasília, Distrito Federal, no período de 07 a 10 de dezembro de 2011.

Alex Beretta
Assessor de Comunicação
(84) 9925-5368

Ex-governador pega 16 anos por desvio na folha de pagamento. Ele vai para a cadeia?

A Justiça Federal em Roraima condenou, na sexta-feira, o ex-governador Neudo Campos (PP) a 16 anos de prisão em regime fechado por formação de quadrilha e peculato, além de pagamento de multa. Segundo a decisão, ele era o mentor e participante do chamado "esquema dos gafanhotos", entre 1999 e 2002, quando era governador. No entanto, ele pode apelar em liberdade.

O esquema envolveria a inclusão de servidores fantasmas na folha de pagamento que teriam seus salários desviados. O dinheiro viria de verbas federais, através de convênios firmados entre o Estado e a União em troca de apoio político. Somente em 2002, teriam sido desviados cerca de R$ 70 milhões.

Esta foi a segunda condenação penal do ex-governador. Em abril, ele foi condenado pelos mesmos crimes, mas que envolveriam outros participantes, organizados em "quadrilhas autônomas", segundo o Tribunal Regional Federal.

O ex-governador Neudo Ribeiro Campos ainda responde a outras ações penais e de improbidade no contexto do denominado "esquema dos Gafanhotos'.

Brasil vai mostrar modelo de merenda escolar para 5 países

 

Em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai promover um curso para fortalecer as políticas e programas de alimentação escolar em cinco países da América Latina: Bolívia, Nicarágua, Guatemala, El Salvador e Honduras.

Voltada para gestores e técnicos estrangeiros que trabalham com alimentação escolar, a capacitação terá um total de 200 horas, sendo 160 horas de estudo a distância e 40 horas de forma presencial.

Para ministrar os cursos, a FAO e o FNDE realizarão, de segunda-feira até quinta, em Brasília, uma capacitação para os coordenadores nacionais de cada um dos cinco países envolvidos. "A intenção é partir da experiência brasileira, que é um exemplo mundial de boa prática na alimentação escolar, refletir sobre as próprias políticas e apontar caminhos a seguir", afirma Juarez Calil, consultor do projeto FNDE/FAO.

Os cursos em cada país também começam na próxima semana, com atividades ligadas ao aprendizado da plataforma Moodle, de ensino a distância. No dia 25, os coordenadores nacionais formados em Brasília assumem a tutoria de seus cursos e vão multiplicar os ensinamentos recebidos na área de alimentação escolar em seus países.Informações Terra

Lula estreia site

 

O ex-presidente Lula criou um espaço na internet para conversar diretamente com os internautas. "Quase desencarnado" da cadeira presidencial, Lula disse que pretende usar a internet para trocar ideias. "Acho que vamos ter muita coisa para comentar juntos, falar muito, falar bem e falar mal dos outros", ironiza em um vídeo publicado no www.icidadania.org Citando o escritor e amigo Ariano Suassuna, Lula se justifica: "falar mal só tem sentido se a gente falar pelas costas, mas como eu estou falando pela internet não posso falar pelas costas. Nós vamos falar bem e mal pela frente", brincou.

No vídeo de quase quatro minutos,Lula diz que ainda não desligou por inteiro de seu governo. "Ainda não desencarnei totalmente porque eu tenho viajado muito e em todas as viagens eu tenho que contar o que as pessoas querem saber (sobre seu governo)", explica, listando em seguida os feitos de gestão. O ex-presidente não se define como palestrante nem conferencista. "Não sou nada mais do que um contador de casos de um governo bem sucedido", resume.

Lula aproveita também para alfinetar a imprensa. "Vocês sabem que meus amigos da imprensa continuam falando muito bem de mim. Vocês acompanharam, primeiro eles tentaram dizer que a presidente Dilma era muito diferente de mim, que era outra coisa, depois passaram a dizer que era a mesma coisa, depois disseram que não era mais a mesma coisa, depois era fraca e depois era forte", diz.

Em seguida, Lula afirma que a presidente Dilma Rousseff faz parte de um projeto que começou no seu governo. "As pessoas não percebem que a presidente Dilma faz parte de um projeto do qual participam milhões de brasileiros e do qual eu faço parte. Esse projeto é vencedor não apenas porque venceu as eleições, é porque tem o que fazer neste País até 2014, até 2018 e até dois mil e não sei quanto", complementa.

Longe do Planalto, o ex-presidente conta que a partir de agora pretende se dedicar à integração dos países da América Latina e que quer repassar a experiência das políticas sociais brasileiras para os países da África. No entanto, ele avisa que ainda tem "muita coisa para fazer neste País".

No final do vídeo, o ex-presidente destaca que continua o mesmo Lula do passado. "Você percebe que eu não mudei muito, que eu continuo falando demais", diz. Ele conta aos internautas que voltou para o mesmo lugar de onde saiu para assumir a Presidência: a sala do Instituto Cidadania, na zona sul de São Paulo. "A casa é a mesma, a cortina é a mesma, só os livros que são diferentes porque eu ganhei antes de deixar a Presidência".