segunda-feira, 16 de setembro de 2019

PARELHAS: "Hospital e Maternidade recebem novos equipamentos"

Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria de Saúde, esteve realizando na tarde da última sexta-feira (13/09), a entrega de equipamentos para a melhoria do trabalho dos funcionários da Maternidade Doutor Graciliano Lordão e do Hospital Doutor José Augusto Dantas. Os novos equipamentos vai influenciar grandemente a qualidade da assistência à saúde, principalmente no que se refere à segurança e ao conforto do paciente e do trabalhador.  
De acordo com o Prefeito Alexandre Petronilo os novos equipamentos foram adquiridos por meio de Emenda Parlamentar.  " Estamos muito Felizes, com esses equipamentos novos que chegaram para o Complexo Hospital e Maternidade, aonde recebemos equipamentos industriais para cuidar dos materiais que é usado nos internamentos. Foi uma Emenda da então Senadora  Fátima Bezerra, um pleito do vereador Frank, vereador  Messias, vice-prefeita Nazilda, Deputado Francisco. Nós entramos na Gestão e fizemos a Licitação, fizemos a aquisição, e hoje os equipamentos estão sendo entregues e estamos muito felizes. " concluiu. 
A Diretora Administrativa da Maternidade Doutor Graciliano Lordão, Margarida, disse que a vinda dos equipamentos vai favorecer o trabalho. " Estou muito Feliz com a vinda dessas máquinas para Maternidade, nossas máquinas estavam muito desgastadas, e a vinda dessas novas máquinas vai favorecer o trabalho, e vai ser muito bom tanto pra Maternidade quanto para o Hospital e para a população de Parelhas. " disse a diretora. 
O processamento da roupa com qualidade é fundamental para o bom funcionamento do serviço de saúde e deve ser efetuado de forma com que a roupa e todas as etapas do seu processamento não representem veículo de contaminação, eventos adversos ou qualquer outro dano aos usuários, trabalhadores e ambiente. Estiveram presentes na solenidade os vereadores Frank Kleber, Messias, José Patrocínio, a vice- prefeita Nazilda Tavares e e o deputado estadual, Francisco do PT.

Angélica Dantas 
Assessoria de Comunicação 

Major Olímpio líder do PSL pede a saída de Flávio Bolsonaro do partido: "Só tráz vergonha pra nós"


A divergência no PSL em torno da CPI da Lava Toga fez o líder do partido, Major Olímpio (SP), pedir a saída de Flávio Bolsonaro.
“Nós que representamos a bandeira anticorrupção do Presidente. Eu tentei convencê-la (senadora Juíza Selma, de saída para o Podemos) a ficar e resistir conosco. Quem tem que cair fora do PSL é o Flávio, não ela. Gostaria que ele saísse hoje mesmo”, disse Major Olímpio.
Apesar disso, o senador não deve entrar no Conselho de Ética do PSL contra Flávio, por avaliar que ele não tenha ferido nenhuma regra. “Só trazer muita vergonha a nós”.
Há algumas semanas, o próprio Major Olímpio estava pensando em deixar o partido, depois de divergências com o PSL-SP e algumas decepções com o governo. Foi dissuadido por colegas e disse que decidiu ficar e “resistir”.
Coluna Estadão 

PF cobra reação de Moro ás humilhações impostas por Bolsonaro

“A ameaça do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de trocar o diretor-geral da Polícia Federal desencadeou uma disputa interna por cargos-chave e o temor de paralisação de setores do órgão. Para neutralizar a ação do presidente, a cúpula da PF e superintendentes de unidades regionais cobram uma decisão do ministro da Justiça, Sergio Moro, que até agora não foi claro sobre o tema”, informa a jornalista Camila Mattoso, em reportagem publicada na Folha. 
“Segundo integrantes da alta hierarquia da PF, a indefinição sobre o futuro de Maurício Valeixo, atual DG, como é conhecido o diretor-geral, impacta a rotina das superintendências. Investigadores avaliam que os trabalhos que estão em andamento continuam seguindo seu ritmo próprio, mas casos que estão para começar ficarão em compasso de espera”, informa ainda a jornalista.
Moro vem sendo fritado publicamente por Bolsonaro e já sofreu derrotas no Coaf, na Receita, na PGR e agora na PF. Questionado, ele decidiu não se manifestar sobre o caso e também deverá ser alvo de uma CPI sobre a Vaza Jato, que conta com a colaboração informal de parlamentares bolsonaristas.
Blog do Barbosa

Governo do RN convoca 117 professores de Libras aprovados em concurso

O Governo do Rio Grande do Norte está convocando 117 professores de Libras aprovados no concurso público do edital nº 001/2015 da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH) e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC). A chamada foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE).
A lista completa com o nome dos 117 aprovados para o quadro efetivo do estado pode ser conferida na edição do DOE pela internet.
Os profissionais atuarão nas unidades de ensino da rede estadual, espalhadas pelas 16 diretorias regionais de Educação e Cultura.
Há convocados para os diretórios de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara.
A partir da data de publicação, os candidatos terão 30 dias para se apresentar na sede da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, em Natal. É preciso estar com toda a documentação obrigatória descrita no edital de convocação, bem como todos os exames exigidos.
Blog do Primo

Autor da CPI da Lava Toga diz que falta vergonha na cara a Eduardo Bolsonaro: "Está usando o rabo preso da família pra barra o combate a corrupção"

No Twitter, o senador Alessandro Vieira, autor da CPI da Lava Toga, disse que Eduardo Bolsonaro está “repassando fake news” para abafar o acordão.

Como registramos mais cedo, o filho do presidente da República compartilhou um vídeo que critica a criação da comissão.

“Repassando fake news para tentar encobrir a covardia e o acordão? Falta de vergonha na cara. A real é que o sistema está usando o rabo preso da sua família para barrar o combate à corrupção. Quem quer mudar o Brasil apoia a CPI. Quem quer mamata em embaixada fica com mimimi”, afirmou o senador.

Blog do João Marcolino


AGORA: "Presidente Mourão é recebido por Fátima na Secretaria da Segurança"

O presidente em exercício Hamilton Mourão chegou por volta das 8 horas à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN, em Natal, onde foi recebido pela governadora Fátima Bezerra.
Mourão toma café com a chefe do executivo estadual e assesores. Na Sesed, o vice-presidente do Brasil conhecerá o plano de Segurança Pública do Estado.
Novo Jornalismo

ÁLVARO DIAS: "Bolsonaro retrocede no combate a corrupção"

A saída iminente do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, já é objeto de críticas de defensores da Operação Lava Jato. 
Líder do Podemos no Senado,  o paranaense Álvaro Dias é um dos políticos mais próximos do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e do relator dos processos da Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin. 
Segundo ele, Bolsonaro é um integrante do Centrão, grupo de partidos de centro que o presidente chamava de “velha política” e controla as votações no Congresso. Para o senador, o governo está cometendo “retrocessos imperdoáveis ” com o afastamento de Valeixo, além do ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra e do ex-presidente do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Fiscais) Roberto Leonel.
Dias também critica a nomeação de Augusto Aras para procurador-geral da República, escolhido fora da lista tríplice do Ministério Público Federal.
Seu partido já é a segunda maior bancada na Câmara, com chances de se tornar a maior nas próximas semanas. Se isto ocorrer, Dias será forte candidato a presidente do Senado.

FRANCISCO DO PT PELO RN: "Deputado visita Timbaúba dos Batistas"

Na tarde deste sábado (14), o deputado estadual Francisco do PT, esteve visitando o município de Timbaúba dos Batistas. 
A visita se deu através do convite de Maria José e Geranir, que fazem parte da Comissão provisória do PT no município.
Quem também foi convidado para participar deste encontro foi o ex-prefeito de Timbaúba, Ivanildo Filho, que levou seu grupo político, para participar deste bate papo com o deputado Francisco do PT e membros da comissão provisória do partido.
Em pauta, assuntos relacionados ao município. Francisco ouviu pleitos, para o município.

OITICICA: "Governo assegura retomada da obra de Nova Barra de Santana"

A Barragem de Oiticica é a maior obra de infraestrutura hídrica em andamento no RN e será o terceiro maior reservatório do Estado. Orçada em R$ 550 milhões, beneficiará aproximadamente 800 mil pessoas em 43 municípios do Rio Grande do Norte. Com capacidade para 556 milhões de metros cúbicos, a barragem vai receber águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e ofertar água para as regiões do Seridó, Vale do Açu e região Central.

O local para abrigar as mais de 200 famílias foi escolhido pela própria população após constantes diálogos e construções coletivas. Além de moradias, a Nova Barra de Santana conta com praças, escola, creche, réplica da igreja católica, lotes para desenvolvimento de atividades industriais e infraestrutura com água, energia, saneamento básico, pavimentação e acessibilidade.

As obras para a Nova Barra de Santana estão paralisadas por conta do distrato com a empresa que a executava, no caso o Consórcio Solo/Penascal. A Nova Barra de Santana, construída para abrigar os moradores do distrito que será alagado pela construção do reservatório, está com percentual de execução de quase 60%.No final de julho, a governadora Fátima Bezerra assegurou, junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), a liberação de R$ 56 milhões para obra de Oiticica. O aporte irá manter o ritmo das atividades na parede da barragem, que se encontra com 74% de execução.

A governadora enfatizou que até hoje todas as reivindicações do movimento dos atingidos pela barragem foram tratadas com muito respeito. “A presença da nossa equipe mostra por si só o zelo com que a nossa gestão trata as necessidades da população. No entanto, existem propostas apresentadas hoje que precisarão ser analisadas do ponto de vista técnico e jurídico. Garanto todo o empenho para solucionarmos tudo isso que foi exposto, porque eu sei o que é passar por dificuldades devido à seca. De ouvir da mãe que não se podia repetir o prato porque não iria sobrar para o irmão”, afirmou.

Para resolver este e outros problemas de ordem jurídica, a Procuradoria Geral do Estado constituiu um grupo trabalho com oito procuradores exclusivamente dedicados para as questões do Complexo Oiticica. 

O procurador-geral, Luís Antônio Marinho, e o adjunto, José Duarte Santana, estavam presentes à reunião e explicaram acerca dos pontos pendentes. “A PGE tem estado presente aqui na Barra de Santana, juntamente com o Idema, o DER, a Infraestrutura e a Semarh, para que os processos e procedimentos tenham a agilidade que a comunidade cobra e merece”, afirmou Marinho. O procurador adjunto, Santana, é quem ficou responsável por levar o acordo do distrato ao juiz federal e dar encaminhamentos a outras pendências. “Esta obra além de física é também social. E quando tem aspecto social, aumenta seu grau de importância porque tem o sonho de vocês. E nós garantimos que o calendário será cumprido até dezembro de 2020”, esclareceu, além de acrescentar que todas as reivindicações não contempladas anteriormente serão analis das pela PGE.

Inicialmente, a moradora Érica Gomes, uma das líderes do movimento, apresentou a pauta da reunião, que tratou da construção da Nova Barra de Santana e Cemitério e outras reivindicações como: implantação de agrovilas para família de agricultores sem terra; indenizações da atual Barra de Santana; construção da estrada de contorno; e supressão de 6 mil hectares de vegetação na bacia hidrográfica hidráulica da barragem de Oiticica.

A governadora Fátima Bezerra participou neste sábado (14) de uma reunião com a comunidade de Barra de Santana, município de Jucurutu, que deverá ser realocada para um local próximo ao atual distrito quando a área em que a população reside for alagada, conforme projeto original do Complexo Barragem de Oiticica. O encontro de hoje ocorreu na igreja local, onde a chefe do Executivo estadual e sua equipe foram recebidos por parte das 200 famílias, representadas pelo Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Barragem. “Eu quero parabenizar o grau de organização de vocês. Estou nessa luta desde o início. Não estou em falta com a comunidade de Barra de Santana e estou aqui para trazer respostas e resolver aquilo que está na alçada do Governo”, disse Fátima.