quarta-feira, 12 de junho de 2019

Francisco do PT entra na luta por garantia de direitos, para moradores de Macau

O deputado Francisco do PT participou nesta terça-feira (11), em Macau, de uma audiência pública, realizada pelo vereador Cláudio Gia (PT), para tratar de demandas da população do município, referentes à abastecimento e moradia.

A primeira cobrança dos moradores é a construção de uma adutora, para levar água da comunidade Santa Maria, em Afonso Bezerra, até a cidade de Pendências, onde já existe uma adutora que abastece Macau. Com a nova obra, o povo de Macau passaria a ter acesso a uma água de melhor qualidade e sem os problemas que enfrenta atualmente.

A adutora é um projeto antigo do governo federal, orçado em 68 milhões de reais e, segundo o vereador Cláudio Gia, resolveria os vários problemas enfrentados pela população de Macau, com relação ao abastecimento. Hoje a população depende exclusivamente da água da barragem Armando Ribeiro, captada diretamente no rio. 

O outro assunto tratado na audiência foi a respeito da desapropriação e regularização de moradias da Vila Alcanorte, que foi construída na década de 70, pelo governo militar, para os trabalhadores da empresa. A indústria seria para a fabricação de barrilhas, mas nunca chegou a funcionar.

No governo Collor, a Alcanorte foi privatizada e os compradores passaram a cobrar aluguel dos moradores, que nunca nem chegaram a trabalhar no empreendimento. Hoje, a vila que tem cerca de 200 famílias, enfrenta vários problemas de infraestrutura.

O deputado Francisco, que também é presidente da Frente Parlamentar das Águas, se comprometeu a se somar na luta dos dois pleitos, apresentados durante a audiência. “Já a partir desta quarta-feira, estarei não apenas apresentando requerimentos, que é o nosso papel, mas cobrando e articulando, para que possamos marcar, o mais rápido possível, uma audiência com a governadora e tratarmos sobre esses assuntos”, declarou o deputado Francisco do PT.


LULA: "Agora todo mundo está vendo que não era só discurso"

“Agora todo mundo está vendo que não era só discurso”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a interlocutores quando foi informado do teor das conversas atribuídas ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol divulgadas domingo pelo site The Intercept. Segundo pessoas que estiveram com Lula, a revelação dos diálogos deixou Lula mais confiante de que o fim do período na prisão pode estar próximo e também revoltado com os responsáveis pela Lava Jato.
Nesta terça-feira, Lula recebeu as visitas dos advogados Cristiano Zanin e José Roberto Battochio na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Segundo Zanin, Lula “ficou bastante impactado com o conteúdo do material”. Em entrevista coletiva na saída do prédio da PF, eles disseram esperar que o Supremo Tribunal Federal (STF) leve em conta as revelações ao analisar os pedidos de Habeas Corpus pendentes na corte.
“Temos a expectativa de que (o STF) julgue os HCs já pendentes e inclusive a falta de neutralidade do juiz Sérgio Moro em relação ao ex-presidente Lula”, disse Zanin. “São temas já apresentados ao Supremo e que ajudam no julgamento”, completou.
De acordo com o advogado, a defesa deve incluir formalmente no processo os diálogos revelados no domingo, mas ainda não definiu a forma e a data. Embora os novos dados não estejam nos autos, segundo Zanin sua essência é a base da argumentação da defesa desde o início do processo. “São coisas que nós já havíamos levantado desde o início. Esperamos que estes fatos novos ajudem a sensibilizar e mostrar ao Judiciário que o ex-presidente Lula não teve um julgamento justo, imparcial e independente”, afirmou.
Conforme Zanin, o material divulgado até agora já é suficiente para provar que Moro não agiu como juiz imparcial mas “como coordenador da acusação”.
Nesta terça-feira, o ex-presidente recebe a visita do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Na segunda-feira, 10, Lula esteve com o deputado Emídio de Souza, tesoureiro nacional do PT, e com o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh. Os três são advogados e integram formalmente a defesa do petista.

AgoraRN

PSDB vai fazer convenções em Julho

Os diretórios municipais do PSDB no Rio Grande do Norte que ainda não renovaram os mandatos de seus dirigentes, realizarão convenções extraordinárias entre os dias 1º e 7 de julho. O calendário foi aprovado pelo presidente estadual da legenda, deputado Ezequiel Ferreira.
Segundo a resolução assinada por Ezequiel, a prorrogação dos mandatos de alguns diretórios municipais atende a uma das diretrizes da nova Executiva Nacional do partido, “de fortalecimento da legenda” em todo o país. “Estamos dando sequência ao trabalho para fortalecer ainda mais o PSDB no Estado, contribuindo para que a legenda tenha forte atuação nos municípios potiguares e esteja representada nas próximas eleições na maior quantidade de cidades do RN”, disse o presidente da legenda.
Ainda conforme a resolução, “os diretórios municipais que, por qualquer motivo, deixarem de realizar sua convenção na data base fixada, restarão dissolvidos automativamente, oportunidade em que o Diretório Estadual designará uma Comissão Provisória”. Estão autorizados a participar das convenções, com direito a votar e ser votado, o filiado que tenha prazo mínimo de filiação de 30 dias do evento respectivo. 
Blog do Barreti