quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Graças ao Proedi, Café Ouro Branco retoma atividades em Currais Novos

O secretário adjunto de desenvolvimento econômico Silvio Torquato recebeu na manhã de hoje (13) o prefeito de Currais Novos Odon Júnior e um grupo de representantes do Grupo Atacadão Vicunha. Em pauta, a retomada da produção do Café Ouro Branco, no município de Currais Novos.
A reunião foi acompanhada pelo coordenador de desenvolvimento industrial (SEDEC) Téo Tomaz, que recebeu dos empresários a requisição de enquadramento no novo Programa de Estimulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi), essencial para a reabertura da empresa. A marca Café Ouro Branco possui 70 anos de existência. Segundo os representantes, a empresa vinha passando por um período de dificuldades que teve início há 10 anos e se agravou nos últimos 5 anos.
Com a reativação, o Grupo Vicunha irá gerar 30 empregos imediatos, podendo chegar a 90 o número de empregos diretos gerados nos próximos meses graças ao enquadramento no Proedi. Segundo o secretário adjunto Silvio Torquato, o Programa beneficia a interiorização da indústria e concede, neste caso, entre 80% e 85% de abatimento no ICMS.
Participaram também da reunião o secretário chefe de gabiente de Currais Novos Rodolfo Barros de Lucena, e os representantes do grupo Atacadão Vicunha: Francisco Severiano, Ronaldo de Souza, Gileno Cortez e Isaac Cunha.
O presidente do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café (Sindicafe/RN) Eider Dantas comentou a notícia: “Foi com imensa alegria e satisfação que recebemos a informação de que Francisco Severiano, grande empresário de Currais Novos, adquiriu o controle da fábrica do Café Ouro Branco” declarou. Eider parabenizou o trabalho da governadora Prof. Fátima Bezerra e do secretário Jaime Calado, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pela implementação do Proedi, responsável por garantir novamente a competitividade do produto no mercado. “Vale ressaltar a importância desse incentivo, sem o qual essa empresa não teria condições de competitividade no mercado”, disse.
Blog do BG

Francisco do PT apresenta moção de Pesar na AL pelo falecimento de Seu Santo


O Deputado Estadual Francisco do PT, vai apresentar na Sessão de hoje na Assembleia Legislativa, uma Moção de Pesar pelo falecimento de Francisco Odilon de Farias, conhecido popularmente por Seu Santo, que faleceu ontem(13).


Seu Santo” foi um dos primeiros Oficiais de Justiça da Comarca de Parelhas. Deixa um exemplo de um homem educado e fiel cumpridor dos seus deveres. Tratava muito bem as partes, os advogados e era admirado pelos Juízes de Direito que passavam pela Comarca. Um homem educado, inteligente, conselheiro, religioso, e possuidor de muitos outros adjetivos. Cumpriu sua missão e, com certeza, foi para o bom lugar que Deus reserva para os homens justos." Destacou o Deputado Francisco


PARELHAS: "Humberto Gondim vai lançar filha para vereadora em 2020"

O vereador e presidente da Câmara, Humberto Alves Gondim, disse agora a pouco ao Blog, que sua filha Darcy Dayana, conhecida carinhosamente como Fifi, será candidata a vereadora em 2020.

Fifi, que é a atual presidente do PSB, já tem mostrado jeito para a política e deverá aceitar o convite do pai.

De acordo com Humberto, a pré-candidatura da jovem presidente são favas contadas.

"Pode publicar, Fifi será candidata a vereadora nas eleições do próximo ano". Disse

Perguntado se com a pré-candidatura de sua filha ele iria para a chapa majoritária, o mesmo respondeu que não tinha nada certo.

"Não sei, o que sei é que Fifi será candidata a vereadora, isso é certo!". Destacou Humberto


Como não conseguiu tomar o PSL, Bolsonaro vai criar um novo ARENA

O fascínio do presidente Jair Bolsonaro pela ditadura é notório. Ao fundar seu próprio partido, Aliança pelo Brasil, é possível perceber que o nome escolhido remete diretamente à Aliança Renovadora Nacional (Arena), responsável pela sustentação do regime.
Contudo, tudo indica que as semelhanças terminam por aí, como explica Bernardo Mello Franco em sua coluna no jornal O Globo. Após a imposição do bipartidarismo pela ditadura na década de 60, a Arena teve ampla maioria no Congresso, nos governos estaduais e nas prefeituras. Sem lembrar que Arena chegou a se autoproclamar “o maior partido do Ocidente” em um período onde a criação de outros partidos estava proibida.
Já a Aliança pelo Brasil nasce com porte médio, em um ambiente fragmentado partidariamente. Os aliados do presidente projetam atrair até 30 deputados para a nova sigla – caso isso seja confirmado, o partido será a sétima bancada na Câmara, detendo menos de 6% das cadeiras, o que é pouco para um governo sem base estável entre deputados e senadores.
“Como não conseguiu tomar o PSL de Luciano Bivar, (Bolsonaro) resolveu fundar outra sigla do zero”, diz o Mello Franco. “Disso deve surgir uma legenda altamente personalista, organizada em torno das vontades do grande líder”.
Para o articulista, a nova sigla deve enfrentar alguns desafios. Além da tendência personalista em favor do clã Bolsonaro, os parlamentares que migrarem para a nova sigla não terão acesso ao dinheiro do fundo partidário e nem acesso ao tempo de TV – o que vai exigir uma nova onda bolsonarista para as eleições de 2022.
Blog do Barbosa

SANTANA DO SERIDÓ: "Os parabéns de hoje vão para Gabrielzinho"

Quem está soprando as velinhas nesta quinta-feira(14), é o nosso amigo Gabriel, da cidade de Santana do Seridó.

Gabrielzinho, como é carinhosamente chamado por todos, é filho do vereador Ivan Dantas e conta com a simpatia de toda sociedade santanense. 

É um jovem muito querido na cidade.

O Blog não poderia deixar de parabenizar nosso amigo Gabrielzinho, pela passagem de seu aniversário. 

Que Deus conceda  ao nosso amigo, muito anos de vida, com muita paz saúde e felicidade!

Parabéns e feliz aniversário!


Francisco do PT vai debater a questão habitacional no RN em audiência pública

Por proposição do deputado estadual Francisco do PT, a Assembleia Legislativa do RN vai realizar, nesta quinta-feira (14), às 14h, uma audiência pública para debater “A questão habitacional no RN”.
“Apesar dos avanços alcançados com os programas habitacionais implantados nos governos Lula e Dilma, no período de 2003 a 2015, o Brasil e o RN ainda têm um déficit habitacional preocupante. Após 2016, esse problema foi agravado com os cortes de recursos no Programa “Minha Casa, Minha Vida”, que em alguns estados levou praticamente a paralização desse e de outros projetos habitacionais que vinham sendo executados pelo Governo federal”, alertou o deputado propositor, Francisco do PT.
Segundo o parlamentar, o anúncio do corte de 45% nos recursos do Orçamento da União para habitação em 2020 agrava o problema, ainda mais se considerar que a crise econômica e o crescimento do desemprego têm levado as famílias mais pobres a não dispor de nenhuma condição de pagar locação de imóveis.
“Diante disso, urge discutir essa questão para que busquemos alternativas para esse grave e crescente problema. Afinal, estamos falando do direito de seres humanos a terem um lugar para viver e que está consagrado na Constituição Federal e na Declaração Universal dos Direitos Humanos”, acrescentou Francisco do PT.

SEM ALARDE: "BB está sendo preparado para ser vendido a estrangeiros"

Aos poucos, sem alarde, o Banco do Brasil está sendo preparado para a privatização. Mas, no que depender do governo, o BB cairá no colo de uma instituição estrangeira.
Não é segredo para ninguém que, mesmo com as negativas do presidente Jair Bolsonaro — ele sempre diz que o BB é intocável —, os planos de privatização do BB seguem a passos largos.
A estrutura da maior instituição financeira pública vem sendo enxugada para, quando chegar a hora, a venda ocorra mesmo sob protestos.
Roberto Flávio

TRF-4 anula sentença parecida com processo contra Lula no caso do sítio

O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) anulou, nesta quarta-feira (13), uma sentença de um caso da operação Lava Jato.
A decisão derrubada é da juíza Gabriela Hardt, que substituiu temporariamente o juiz Sérgio Moro, na 13ª Vara Federal de Curitiba, no Paraná.
Segundo a decisão dos desembargadores do Tribunal, a juíza teria copiado os argumentos do Ministério Público Federal das alegações finais sem, ao menos, explicar porque concordava com eles.
Para os desembargadores, a juíza teria se apropriado do texto e dos argumentos do MPF, sem citar ou dar o crédito aos promotores, como se fossem seus.
“Apropriou-se ipsis litteris dos fundamentos constantes nas alegações finais do MPF (ev. 544 – item 2.4.), sem fazer qualquer referência de que os estava adotando como razões de decidir, trazendo como se fossem seus os argumentos, o que não se pode admitir”, diz a ata da sessão de julgamento.
“Reproduzir, como seus, argumentos de terceiro, copiando peça processual sem indicação da fonte, não é admissível”, reforçaram os desembargadores.
O desembargador Leandro Paulsen especificou servirá como exemplo para próximas decisões. “Constato a nulidade também da sentença e faço o destaque para que, adiante, não se reproduza o mesmo vício”, finalizou.
Caso Lula
A defesa do ex-presidente Lula, no caso do sítio de Atibaia, possui uma ação semelhante, que com esta recente decisão também poderá ser anulada pelo TRF-4. De acordo com a defesa, a sentença da condenação do ex-presidente também teria sido copiada das alegações finais do MPF.
Atualmente, o cargo de juiz da Lava Jato em Curitiba é ocupado por Luiz Antônio Bonat, que foi aprovado para assumir o posto em fevereiro, após Moro assumir o Ministério da Justiça do governo Bolsonaro.
R7