quarta-feira, 1 de junho de 2022

PARELHAS: "Câmara Municipal esclarece FAKE NEWS envolvendo o nome do vereador Josivan Alves"


A Câmara Municipal de Parelhas, emitiu uma nota na tarde desta quarta-feira(01), onde esclarece uma notícia que circula nas redes sociais, com o intuito de denegrir a imagem do vereador Josivan Alves, acusando-o de querer acabar com a atividade de vaquejadas no município de Parelhas. 

Tal notícia, é falsa e considerada uma FAKE NEWS, o que é crime, passivo de punição, tanto para quem noticiou, como para quem compartilha.

Confira a nota:

CONSIDERANDO que tramita nesta Casa o Projeto de Lei do Legislativo nº 011/2022, de Autoria do Nobre Vereador Josivan Alves Pereira, que visa dispor sobre a obrigatoriedade do agressor a reparar o custo de tratamento do animal vítima de maus-tratos no âmbito do município de Parelhas.


CONSIDERANDO que no corpo do referido Projeto de Lei foi inserida a informação de que:

Art. 1º (...)

Parágrafo único. Entende-se como práticas de maus tratos aos animais, além da violência, as seguintes, nos termos da Lei Federal nº 9.605/98:

(...)

IX - Utilizar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse.


CONSIDERANDO que há diversos tipos de espetáculo a nível nacional que expõem animais a pânico e estresse, a exemplo de números circenses, rinhas de galo, e etc.


CONSIDERANDO, ainda, que no seio da sociedade parelhense originou-se Fake News em desfavor do Vereador Josivan Alves Pereira, disseminando erroneamente que o referido Edil desejava proibir a realização de vaquejadas e eventos similares no âmbito do Município de Parelhas;

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parelhas, com escopo no artigo 56, § 1º, do Regimento Interno desta Casa Legislativa, tem a expor e esclarecer o seguinte:

1. A falsa informação de que o Vereador Josivan Alves Pereira pretende a proibição, em âmbito municipal, da realização de vaquejadas e eventos afins, não possui nenhum tipo de respaldo;

2. Tal notícia falsa é fruto de interpretação errônea do Projeto de Lei do Legislativo nº 011/2022, haja vista o fato de ele tão somente haver refutado que se considera maus-tratos o ato de “Utilizar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse”.

3. Ainda em relação ao erro de interpretação do referido Projeto, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parelhas, com base nas orientações expendidas por sua Assessoria Jurídica, possui o entendimento de que mesmo que venha a ser aprovado, bem como posteriormente sancionado, o Projeto de Lei do Legislativo nº 011/2022 não terá o condão de proibir a realização de vaquejadas e eventos afins, já que não há posicionamento favorável, a nível nacional, pela declaração de inconstitucionalidade ou ilegalidade de tal prática esportiva. A bem da verdade, tal assunto encontra-se aguardando posicionamento definitivo por parte do Supremo Tribunal Federal;

4. Outrossim, salientamos que a prática de Fake News, no presente caso, pode ser considerada crime de difamação, punível com pena de detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano (aumentada de um terço, se difundida por meio que facilite a divulgação) e multa, nos termos dos artigos 139, caput, e 141, inciso III, ambos do Código Penal.

5. Por fim, solidarizamo-nos ao Nobre Vereador Josivan Alves Pereira neste momento em que a sua imagem vem sendo tristemente veiculada à notícia falsa acima referida, ao tempo em que aguardamos seja o ocorrido prontamente resolvido nas searas policial e judicial.


Parelhas/RN, 1º de junho de 2022.



CREDIBILIDADE: "Como foi noticiado pelo Blog, Léo de Edgar assume Secretaria de Assistência Social"


Há um mês, o Blog publicou uma matéria, onde noticiava que Leandro José(Léo de Edgar) iria assumir a Secretaria de Assistência Social do município de Parelhas.

Durante o mês de maio quem respondeu pela pasta, interinamente, foi a suplente de vereadora Juciara Bezerra, que a partir de hoje(01), não responde mais pela secretaria.

Houve quem duvidasse e até apostasse, que, o que o Blog publicou era uma notícia falsa, um famoso FAKE NEWS, porém, como nunca trabalhei com esse tipo de notícia, me mantive calado esperando a concretização dos fatos, o que aconteceu no dia de hoje.

Como foi noticiado pelo Blog, Léo de Edgar é novo Secretário de Assistência Social!

O Blog pode até, como alguns pensam, não ter muito acesso, mas a inverdade aqui não se cria.

Se está aqui, se você leu aqui, pode ter certeza que é  verdade!

Credibilidade é a nossa maior marca!






SANTANA DO SERIDÓ: "Vereador Flávio Azevedo solicita da CEHAB a regulamentação fundiária do Conjunto Sebastião Justino de Medeiros"

 


Em parceria com o também vereador Bruno Augusto, o vereador Flávio Azevedo, de entrada na última segunda-feira(30) no requerimento de nº 038/2022, que pede a Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento-CEHAB, que seja tomada as providências necessárias para a realização da regulamentação fundiária do Conjunto Habitacional Sebastião Justino de Medeiros.

De acordo com o nobre vereador, é um sonho dos moradores daquele conjunto ter os documentos das moradias em mãos e assim sendo serem proprietários de fato e de direito.

"O governo da professora Fátima Bezerra, está realizando o maior programa de regulamentação fundiária do país, o que nos faz solicitar que essa ação chegue atá o nosso município e proporcione essa alegria de forma gratuita ao povo santanense". Destacou o vereador



COMEÇOU A CAMPANHA: "Álvaro Dias exonera esposa de Carlos Eduardo da secretaria da mulher"


O Diário Oficial do Município de Natal publicou nesta quarta-feira (01) exoneração de Andréa Ramalho Alves do cargo de secretária da mulher. Andréa é esposa do ex-prefeito de Natal e pré-candidato a senador Carlos Eduardo.

Mesmo rompido com o Prefeito Álvaro Dias, Carlos Eduardo não entregava os cargos que tinha na gestão e não conta com o apoio de Álvaro Dias, que já tinha se comprometido com a pré-candidatura de Rogério Marinho (PL) a senador.

Assume o cargo Maria José Medeiros, atual Adjunta da Semtas que tem larga experiência no serviço público do Estado e da capital.

Blog Tangará Acontece




Aprovado projeto de Francisco do PT que cria o Programa de Crédito para Motoboys e Mototaxistas


Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte o projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco do PT que cria o Programa de Crédito Especial para motoboys e mototaxistas - CRED MOTO.

Francisco do PT ressalta que o CRED MOTO tem por objetivo a geração e manutenção de trabalho e renda para os profissionais atendidos pelo programa, valorização de um dos meios de transporte mais acessíveis à população, principalmente no interior do Estado, propiciar mais qualidade e segurança para os usuários dos serviços, a partir da renovação e regularização da frota de motocicletas, possibilitar o uso da motocicleta de forma regular, sob os aspectos, tributários e do registro dessa, fomento ao comércio de motocicletas e equipamentos relacionados a essas e a atividade. 

Segundo o autor, "os recursos do CRED MOTO poderão ser utilizados para aquisição de motocicletas, novas ou usadas, regularização fiscal e/ou da propriedade da motocicleta, adaptação da motocicleta e compra de equipamentos".



ACABOU A MAMATA: "Cargos comissionados para militares cresceram 193% no governo Bolsonaro"


Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que a presença de militares ocupando cargos civis praticamente triplicou no governo de Jair Bolsonaro, em comparação com 2013.

Os representantes das Forças Armadas estavam em 370 postos há nove anos, e passaram a ocupar 1.085 no ano passado, um aumento de 193%.

Dados mostram também que Bolsonaro distribuiu uma quantidade significativa de cargos para oficiais em ministérios estratégicos, como Saúde, Economia e Meio Ambiente.

Uma reportagem do Estadão, publicada no domingo, 29, informou também que as Forças Armadas tiveram o maior ganho salarial entre os servidores federais nos últimos 10 anos.

Segundo o Ipea, a maior ocupação de militares aparece nos cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) e Função Comissionada do Poder Executivo (FCPE). Os titulares desses postos gozam de poder e prestígio administrativo na burocracia governamental. Entre 2013 e 2018, a presença de militares nessas posições variou de 303 cargos para 381.

Com a chegada de Bolsonaro ao poder, o número praticamente dobrou em 2019, chegando a 623 cargos. Em 2021, eram 742. Nos cargos de Natureza Especial, considerados de “primeiro e segundo escalões”, a presença de militares passou de 6 para 14.

No Ministério da Economia, por exemplo, havia apenas um militar, em 2013. Em 2021, eram 84, um aumento de 8.300%. No Ministério da Saúde, os militares passaram de 7 para 40, um crescimento de 471%. No Meio Ambiente, de 1 para 21 – 2.000% a mais.

Há ainda uma alta de 650% nas funções comissionadas da Educação, com salto de 2 militares para 15. Na Defesa, no mesmo período, o crescimento foi de 33,5%, pois os militares eram 167 e passaram a ser 223.

Com informações da Tribuna do Norte via Blog do Túlio Lemos



BROXOU: "Bolsonaro diz que não vai participar dos debates no primeiro turno"


O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que só pretende participar de debates com os candidatos ao Palácio do Planalto em um eventual 2º turno das eleições. No 1º turno, segundo ele, os candidatos vão querer “dar pancada” e, por isso, será necessário pensar sobre ir ou não aos embates.

“Havendo o debate, eu vou participar. O segundo turno eu vou participar. Se eu for para o segundo turno, devo ir, né, eu vou participar. No primeiro turno a gente pensa. Porque se eu for, os 10 candidatos vão querer o tempo todo dar pancada em mim. E eu não vou ter tempo de responder para eles”, salientou o presidente em entrevista ao Programa do Ratinho, da Rede Massa.

“Aí vai fazer pergunta para outro, vão dar pancada em mim e depois pergunta para outro. Então nós vamos analisar isso daí, porque eu acho que debate teria que ser para ter perguntas pré acertadas com os encarregados de fazer os debates, para não baixar o nível”, concluiu.

Em 2018, quando disputou a cadeira presidencial, Bolsonaro foi duramente criticado por se ausentar dos debates com candidatos ao pleito. Durante o período eleitoral, o então candidato foi esfaqueado durante campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Metrópoles



COVARDIA: "Médica de 81 anos é morta por moradores de rua que ela ajudava"


A médica Delma Saud Salles, 81 anos, foi encontrada morta no próprio apartamento com uma blusa enrolada ao pescoço – com indícios de enforcamento – e sinais de agressão, em Uberaba (MG). A suspeita é de latrocínio, roubo seguido de morte. Duas pessoas em situação de rua são suspeitas de cometer o crime.

Segundo o boletim registrado na Polícia Militar, o taxista que costumava levar a médica ao trabalho ligou para a filha da vítima após não obter retorno de Delma nessa segunda-feira (30/5). Ao entrar na residência, a pedido da filha, o motorista encontrou o corpo da idosa.

A herdeira da médica informou à corporação que a mãe ajudava dois moradores de rua que pediam comida e dinheiro na porta do apartamento. Ainda conforme a PM, uma dessas pessoas foi ao local e ficou sozinha com a idosa enquanto a filha da vítima estava na padaria.

Os dois suspeitos, um homem de 42 e uma mulher de 40 anos, foram identificados pelas câmeras de segurança do prédio. Eles foram detidos e encaminhados à delegacia.

Metrópoles