domingo, 27 de março de 2022

DIA DO FICO: "Semana decisiva na política de Parelhas"

 


Amanhã, segunda-feira, a cidade de Parelhas entra em uma semana decisiva com relação a política local.

O mês de Abril está chegando e com ele as decisões, que terão que  serem tomadas visando as eleições de 02 de Outubro.

Partidários do prefeito Dr. Tiago Almeida, esperam por uma decisão do mesmo, se fica na prefeitura ou se descompatibiliza, para disputar uma vaga de deputado, estadual ou federal.

A quem aposte em uma candidatura do Dr., que aliás tem chances de vitória, outros apostam suas fichas como o médico ortopedista fica a frente da prefeitura, para terminar o mandato e ser candidato a reeleição em 2024.

O "dia do Fico", ou não, está muito próximo!




Com 66%, Bolsonaro é o mais rejeitado entre pré-candidatos, aponta pesquisa


Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira (25) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem o maior índice de rejeição entre os pré-candidatos à Presidência da República, com 63%. Em segundo lugar está o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 58%.

Em seguida, aparecem o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 55%; Ciro Gomes (PDT), com 45%; e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — que vem liderando a corrida eleitoral segundo as últimas pesquisas — em quinto lugar, com 42%.

Mais atrás, aparecem o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 38%; André Janones (Avante) e Felipe D’Ávila (Novo) estão empatados, com 36%; e, por último, a senadora Simone Tebet (MDB), com 35%.

Ainda segundo os dados, quando os entrevistados foram questionados sobre quem eles votariam “com certeza”, Lula tem a maior aprovação, com 45%. Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 28%, seguido por Ciro Gomes e Sergio Moro, que empatam na terceira posição, com 11%.

Depois, aparecem João Doria (5%), Eduardo Leite (4%), Simone Tebet (3%), André Janones (3%) e Felipe D’Ávila (1%).

A pesquisa ouviu 1.000 brasileiros nos dias 21, 22 e 23 de março. O registro no TSE está sob o número BR-04222/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

Agora RN



ELEIÇÕES 2022: "Fátima Bezerra ainda aguarda reunião com Ezequiel para formar chapa"


A governadora Fátima Bezerra (PT) aguarda um sinal positivo do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), para conversar sobre as eleições majoritárias deste ano. A informação foi confirmada pelo secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Raimundo Alves, ao AGORA RN nesta sexta-feira 25.

“Estamos aguardando Ezequiel agendar a reunião. Ele está ciente de que a governadora e a cúpula do Partido dos Trabalhadores aguardam esse encontro”, disse o articulador político da gestora, afirmando que a expectativa é que, neste encontro, seja definida de vez a formação da chapa majoritária para outubro.

Embora ainda não tenha ainda uma data certa para acontecer, o encontro entre Fátima e Ezequiel é muito aguardado não apenas pelos petistas que circulam a governadora, mas também pela oposição. Isso porque as notícias que circularam nas últimas semanas sobre um “rompimento” entre ambos e o anúncio, no último fim de semana, da aliança entre Ezequiel e o deputado federal Walter Alves levantaram especulações de uma possível chapa majoritária contra a petista.

Em entrevista recente ao AGORA RN, Raimundo Alves admitiu que, mesmo Ezequiel Ferreira sendo o nome mais cotado pela oposição para vencer Fátima, este continua sendo um importante aliado da governadora. Além disso, este ainda não anunciou publicamente seu posicionamento político para as eleições e não encerrou o processo de negociação existente entre o PT e o PSDB.

Raimundo, articulador político do governo, afirmou ainda que as conversas e negociações com Walter Alves – presidente estadual do MDB -, e seu pai, o ex-senador Garibaldi Alves Filho, continuam firmes.

“Até o momento, não fomos comunicados pelos deputados Ezequiel Ferreira e Walter Alves, ambos presidentes dos seus respectivos partidos no Rio Grande do Norte, que eles formariam uma chapa da oposição à Fátima. Portanto, não fomos informados sobre a interrupção dos diálogos que estamos mantendo”, destacou.

E ressaltou que a governadora continua aberta aos diálogos e às negociações com os partidos aliados. “Estamos aguardando uma decisão por parte de Ezequiel e Walter. Eles precisam dizer se estão encerradas as nossas conversas. Até porque o respeito, sinceridade e franqueza são essenciais entre os interlocutores para que haja credibilidade no diálogo”, afirmou.

Agora RN



PARELHAS: "Vereador Messias Medeiros cobra agilidade no início das obras de alargamento da ponte dos caldeirões"


O Vereador Messias Medeiros em recente encontro com a governadora Fátima Bezerra e com o Secretário Estadual de Infraestrutura Gustavo Coelho cobrou agilidade para o início das obras da tão sonhada reforma da ponte dos caldeirões localizada na RN 086. 

Várias vidas foram ceifadas ali naquele trecho, vários motoristas já tiveram prejuízos financeiros em em graves acidentes. É uma obra muito esperada e agente agradece ao Deputado Estadual Francisco do PT pelo empenho e pela luta, agradecemos também a Governadora Fátima Bezerra pelo compromisso com a nossa região, destacou o edil.

Messias vem acompanhado essa obra desde a sua concepção e agora com a licitação já realizada o pleito está mais próximo de virar realidade.



PRECONCEITO: "Colégio Militar na Bahia expulsa aluna por ter o cabelo crespo"


Estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Municipal da Polícia Militar Dr. João Paim, no município de São Sebastião do Passé, na Bahia, alegaram ser vítimas de racismo por não estarem incluídas no código de vestimenta da instituição, que desconsidera cabelos crespos.

Na última segunda-feira (21/3), uma aluna de 13 anos foi impedida de participar da aula, pois seu cabelo, mesmo estando preso em um coque, não foi considerado “adequado às regras da escola”.

De acordo com a mãe da menina, Jaciara de Jesus Tavares, de 31 anos, a justificativa foi dada por um funcionário da escola, que é militar reformado.

No entanto, o caso aparentemente não é isolado. A mãe de Eloah afirmou ter ouvido outros relatos parecidos vindos de outras mães.

Para Jaciara, o pior de toda a situação foi a filha ter sido exposta. “Ele [o funcionário] não me comunicou que mandou ela para casa, não me avisou em momento nenhum. Ele colocou ela também numa situação de vulnerabilidade, sem contar o constrangimento”, pontua ela.

A mãe da vítima registrou boletim de ocorrência na Delegacia Territorial de São Sebastião do Passé, que vai apurar a denúncia. O Coletivo de Entidades Negras (CEN) também acompanha o caso.

Metrópoles.

98FM



No RN, disputa pelas 8 vagas de deputado federal terão 18 nomes com chances de vitória


O Rio Grande do Norte deve ter em 2020 uma disputa acirrada pelas 8 vagas de deputado federal nas eleições. Até agora, há pouco mais de 6 meses do pleito, são 18 os nomes colocados na disputa que podem ser considerados fortes ou com chances de vitória.

Da atual bancada, apenas um nome não estará na disputa pela reeleição: o deputado Walter Alves (MDB). Os outros 7 estão no jogo: general Girão (PL), João Maia (PL), Carla Dickson (ainda no Pros), Rafael Motta (PSB), Benes Leocádio (de saída do Republicanos), Beto Rosado (PP) e Natália Bonavides (PT).

No lugar de Walter, o MDB lançará a candidatura do ex-senador Garibaldi Filho para a Câmara dos Deputados. Vencedor no pleito passado, o ministro Fábio Faria (PP) não disputará a reeleição, mas também terá o seu candidato nas urnas, será o pai, o ex-governador Robinson Faria.

Além destes nomes já citados, ainda são considerados fortes concorrentes o ex-deputado estadual Fernando Mineiro e a ex-assessora da governadora Fátima Bezerra, Samanda Alves, ambos pelo PT. Já os ex-deputados federais Henrique Alves (MDB) e Antônio Jácome (PSD) trabalham para recuperar o mandato que deixaram para trás.

Entre os nomes novos, ainda há muitas apostas em torno de uma possível vitória para a Câmara Federal do deputado estadual Kelps Lima e do presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado (Pros), também tem colocado seu bloco na rua, assim como o presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire (de saída do PDT), este último apontado como super favorito na disputa. 

Um nome que pode surpreender é o do major Brilhante, bem quisto em diversos municípios do interior.

Jair Sampaio



TSE atende pedido do partido de Bolsonaro e proíbe manifestação política no Festival Lollapalooza

 


Pabblo Vittar exibiu bandeira de Lula durante show Foto: Reprodução/Multishow

O Tribunal Superior Eleitoral atendeu ao pedido do Partido Liberal(PL), partido do presidente Jair Bolsonaro, e proibiu manifestações políticas durante as apresentações do festival Lollapalooza.

A legenda entrou neste sábado (26) com uma representação no Tribunal contra o festival de música após artistas como Pabllo Vittar criticarem o presidente e exaltarem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal adversário de Bolsonaro na corrida eleitoral deste ano.

Na decisão o ministro Raul Araújo disse que “a manifestação exteriorizada pelos artistas durante a participação no evento, tal qual descrita na inicial, e retratada na documentada anexada, caracteriza propaganda político-eleitoral”.

De acordo com o despacho do magistrado, fica proibida “a realização ou manifestação de propaganda eleitoral ostensiva e extemporânea em favor de qualquer candidato ou partido político por parte dos músicos e grupos musicas que se apresentem no festival”, sob pena de multa de R$ 50.000,00 por ato de descumprimento.

A decisão de Araújo foi contra a ministros do TSE que foram ouvidos pela CNN Brasil na noite deste sábado (26). Em caráter reservado, os magistrados afirmaram que provavelmente o pedido seria negado.

– Não se pode proibir artistas de manifestarem sua opinião política, porque isso poderia configurar ameaça à liberdade de expressão, garantida na Constituição Federal. Além disso, segundo a jurisprudência do tribunal, a punição só poderia acontecer se ficasse comprovado que Lula tinha conhecimento e que organizou as manifestações dos artistas.

O Lollapalooza Brasil começou na sexta-feira (25) e terá seu encerramento na noite deste domingo (27). Com informações do Pleno News.


Daltro Emerenciano