quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Novo Bolsa Família de 600 reais vai exigir vacinação em dia, inclusive contra Covid


Em 2023, o Auxílio Brasil – programa de transferência de renda pago pelo governo federal, deve voltar a se chamar Bolsa Família, conforme já antecipado pela equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.


A mudança, entretanto, tem gerado dúvidas em muitos beneficiários, que estão com medo de deixar de receber o auxílio ou não sabem se será preciso realizar um novo cadastro.

O Auxílio Brasil, que foi implantado no lugar do Bolsa Família pelo presidente Jair Bolsonaro, atende atualmente cerca de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Tudo indica que, assim como aconteceu na migração do Bolsa Família para Auxílio Brasil, o retorno para o programa original não exigirá um novo cadastramento por parte dos beneficiários.

Apesar de não necessitar o recadastramento, pode ser que algumas famílias que ganham o Auxílio Brasil deixem de receber a ajuda após a migração para o Bolsa Família. Isto porque, segundo a equipe de Lula, o programa deve incorporar algumas regras a mais. Confira a seguir:

Exigência da atualização da carteira de vacinação;(inclusive Covid)

Exigência do comprovante de matrícula escolar (no caso de famílias com crianças);

Acompanhamento pré-natal para gestantes;

Acompanhamento de ações socioeducativas para crianças em situação de trabalho infantil;

Acompanhamento de mães que realizam a amamentação
Cadastro Único

Um dos atuais requisitos para a participação no programa, o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), deve ser mantido como porta de entrada para o Bolsa Família em 2023.

O CadÚnico é um banco de dados que reúne informações da população de baixa renda do Brasil e já está disponível em formato digital através de site ou aplicativo.



PARELHAS: "Chapa da situação deverá sair desta foto"


Se por um lado, a oposição ainda bate cabeça para saber se tem ou não candidato a prefeito, nas eleições e 2024, o grupo de situação nada de braçada quando o assunto é candidatura a majoritária.

Nesta foto por exemplo, poderá está a chapa que disputará as eleições daqui a dois.

Dificilmente a chapa Dr. Tiago e Humberto se repetirá, uma vez que, o desejo do atual vice prefeito é voltar ao legislativo.

Nesse sentido, a chapa da situação poderá ser formada por dois doutores, Dr. Tiago e Dr. Alyson, ou por uma Médica pediatra e um fisioterapeuta.

De qualquer maneira, a chapa da situação comandada pelo Prefeito Dr. Tiago e pelo vice prefeito Humberto Gondin, é considerada hoje imbatível, seja qual for a composição, haja vista o trabalho que vem sendo realizado pelo grupo que comanda a cidade.

Façam suas apostas...




JARDIM DO SERIDÓ: "Nome do blogueiro Josimário Nunes ganha força para disputar prefeitura em 2024"


Passadas as Eleições de outubro deste ano e com 2023 batendo as portas é inevitável que o processo de discursão e articulação política nos municípios do Estado, sobre o futuro pleito eleitoral da campanha de prefeito e vereadores em 2024 não estejam na pauta deste fim de ano. 

Nesse sentido, já começaram a serem especulados alguns nomes como pré-candidatos para disputar a Prefeitura de Jardim do Seridó.

Pelo sistema da situação que tem como liderança o prefeito Amazan Silva, em seu segundo mandato, por isso, não poderá concorrer à reeleição, é aonde se tem mais nomes ventilados e a disputa para receber o apoio de Amazan é grande. São eles: Ronaltty Neri (vereador), Dra. Aninha Vilar (vice-prefeita), Ronaldo Medeiros (ex-vereador) e Fágner Azevedo (secretário de Educação).

Na oposição um nome que é dado como certo é o do ex-candidato a prefeito e ex-vereador de Jardim do Seridó, Iron Júnior, líder desse grupo político. Também tem seu nome citado como pré-candidato, o médico Dr. Gabriel, inclusive, esse com o apoio do ex-prefeito da cidade por dois mandatos, Padre Jocimar Dantas.

Por uma eventual terceira via, o nome quem tem ganhado força nos últimos dias é o do blogueiro e estudante de Direito, Josimário Nunes. Ele tem recebido o incentivo de alguns advogados, comunicadores e das pessoas mais simples de Jardim do Seridó. Josimário está empolgado e já declarou que se viabilizar o projeto oficializará no momento oportuno, o seu nome como pré-candidato a prefeito.



Em Carnaúba dos Dantas já se discutem nomes para disputa eleitoral de 2024


2023 chegando e na terra da música, no âmbito político, alguns nomes são ventilados nas ruas da cidade para a disputa do Poder Executivo de Carnaúba dos Dantas/RN.

Fabiano Pacômio, ex-vereador, filiado ao PT,  já foi Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, atualmente exerce a função de Coordenador de Meio Ambiente e Proteção de Defesa Civil do município de Currais Novos/RN. Não faz parte da base da atual gestão e é um dos nomes que vêm crescendo;

Rubia Dantas, professora efetiva da rede municipal e estadual, filiada ao MDB, atualmente Secretaria de Educação de Carnaúba dos Dantas. Conforme relatos de populares, seria a favorita do prefeito Gilson Dantas (MDB) para substituir o gestor;

Elenusca Elizangela, (sem partido) é empresária e nas últimas campanhas, apoiou Gilson para prefeito, tudo indica que tem intenção de disponibilizar o seu nome para a disputa da majoritária;

Dué, vereador (MDB) em exercício, com 05 (cinco) mandatos, busca fortalecer o seu nome para o pleito do executivo municipal;

Araidson Simões, Empresário, ex-vice prefeito no primeiro ciclo do governo Gilson, atualmente sem mandato, compõe a base da oposição.

Outros nomes como Nana Medeiros e Chico de Queca surgem na boca do povo, porém, Nana Medeiros já deixou bem claro que "não tem intenção de disputar as eleições de 2024", e para Chico de Queca, a decisão dependeria da família.

A menos de 02 (dois) anos das eleições, até o momento, esses são os nomes com mais evidências.

2024 é logo alí...



Simone Tebet assumirá Ministério do Planejamento no governo Lula


Lula e Simone Tebet acabam de acertar os ponteiros. A senadora do MDB aceitou convite para ser ministra do Planejamento no futuro governo, com a inclusão do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) na pasta.

O acordo finalmente foi selado após idas e vindas. No início, Simone Tebet pleiteou o comando do Ministério do Desenvolvimento, que, contudo, foi entregue por Lula ao petista Wellington Dias.

Depois disso, como antecipou a coluna na sexta-feira (23/12), o Ministério do Planejamento passou a ser a pasta mais provável para Tebet, mas ela resistiu a aceitar o convite. Avaliava que o ministério tinha “pouca ação política”. A emedebista chegou a flertar com o Meio Ambiente, mas Marina Silva bateu o pé e ficou com o comando da pasta.

Com a transferência do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) para o Planejamento, definida hoje, o ministério se tornou mais atrativo para Tebet.

Metrópoles




UTILIDADE PÚBLICA: "Detran-RN publica calendário de pagamento do licenciamento de veículos em 2023"


De acordo com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), os vencimentos da taxa de renovação de licenciamento ocorrem em datas diferentes, de acordo com o número final das placas dos veículos.

Segundo o órgão, a taxa não teve reajuste e será mantida em R$ 90.

O pagamento começa em fevereiro, para os carros com placas de final 1 e 2, e segue até junho, sendo concluído com o vencimento da taxa para carros com placas de final 9 e 0.

O governo não divulgou até a publicação desta matéria o calendário para pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA). A previsão é de que o calendário seja publicado ainda nesta semana.

Como pagar
Para emissão dos boletos de pagamento do licenciamento, os usuários podem acessar o site do Detran. Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Veículos”. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e Renavam do veículo a ser consultado.

Na página, ficam disponíveis os boletos referentes as taxas de licenciamento, IPVA, Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado.

O proprietário pode pagar as taxas no banco de sua escolha. Se o cidadão preferir, ainda pode quitar as taxas utilizando o Pix.

Calendário de pagamento do Licenciamento Anual de Veículos 2023 no RN.

Número final da placa Vencimento da taxa Validade do CLRV 2022
1 9/2/2023 Até setembro
2 10/2/2023 Até setembro
3 9/3/2023 Até outubro
4 10/3/2023 Até outubro
5 10/4/2023 Até outubro
6 11/4/2023 Até novembro
7 11/5/2023 Até novembro
8 12/5/2023 Até novembro
9 8/6/2023 Até dezembro
0 9/6/2023 Até dezembro

Fonte: Detran/RN

Segundo o Detran, o Rio Grande Norte tem uma frota de 1.485.398 veículos. Desse total, mais de 1,4 milhão são particulares – dos quais estão excluídos veículos do poder público, de aluguel e de aprendizarem.

Somente a capital potiguar, Natal, em 439.645 veículos registrados. Segunda maior cidade do estado, Mossoró tem 189.602 veículos. Parnamirim, na região metropolitana, possui 123.552 carros, motos e outros tipos de meio de transporte rodoviário.

g1