terça-feira, 11 de julho de 2023

Francisco do PT repudia discurso “preconceituoso” de deputado federal que comparou professores a traficantes


Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa, o deputado Francisco do PT repercutiu o discurso do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), durante evento no último domingo, em Brasília. O líder do governo na Casa repudiou as falas do parlamentar e defendeu providências pelo Conselho de Ética da Câmara Federal.

“Na condição não apenas de deputado, mas também de professor, repudio veementemente a fala irresponsável, desqualificada e inconsequente do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que em um evento pró-armas comparou professores doutrinadores a traficantes”, disse Francisco reproduzindo em seguida o discurso do deputado federal. 

De acordo com o petista, é inaceitável a comparação feita por Eduardo Bolsonaro que, segundo ele, “faz um discurso proposital com o objetivo de perseguir professores, incentivar a violência contra a categoria e incitar o ódio, desqualificando a educação como instrumento de transformação social”, afirmou.

Na oportunidade, Francisco do PT disse esperar que medidas sejam adotadas pelos entes competentes. “Qual a métrica que este deputado utiliza para estabelecer o que é um professor doutrinador? Qual o conceito para esse tipo de comparação? Espero que o Conselho de Ética da Câmara Federal possa avaliar esse tipo de fala preconceituosa”, questionou.



Câmara Municipal cumpre papel importante ao mediar situação da Maternidade


Em liminar favorável à intervenção do Estado do Rio Grande do Norte e do Município de Parelhas junto a maternidade Dr. Graciliano Lordão, o juiz da Vara Única da Comarca de Parelhas, Sr. Silmar Lima Carvalho, endossou a importância da audiência pública realizada pelo Poder Legislativo para chegar a uma decisão no processo que tratou da Ação de Tutela Antecedente de Urgência ajuizada pelo Município de Parelhas/RN em face do Estado do Rio Grande do Norte e da APAMI-Maternidade Dr. Graciliano Lordão.

O magistrado cita que: "durante a audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Parelhas, cada fala de esperança na manutenção da maternidade era recebida com entusiasmo" e "embora não sejam o aspecto definidor dos destinos da maternidade, devem, sim, merecer alguma consideração.".

Para o presidente do Legislativo, Dr. Alyson Wagner de Oliveira: "A Câmara cumpriu com maestria seu papel de representação popular ao mediar uma audiência pública tão importante para os destinos da maternidade Dr. Graciliano Lordão.".



PARELHAS: "Juiz determina intervenção judicial na APAMI e que estado garanta funcionamento da Maternidade"


O juiz Silmar Lima Carvalho determinou a intervenção judicial integral na APAMI – Maternidade Dr. Graciliano Lordão, por um prazo de 180 dias, prorrogável por igual período.


A Maternidade passará a ser comandada por uma Junta Interventora, com cinco membros, sendo dois servidores da saúde estadual, lotados na 4ªURSAP, dois servidores da saúde municipal e um representante da maternidade, preferencialmente da área da saúde; retirando-se da administração atual todos os seus poderes gerenciais, repassando-os para a Junta Interventora.

Caberá a Junta Interventora:

1 - promover a adoção de providências para a reestruturação e readequação do atendimento médico-hospitalar na unidade, assegurando a mais eficaz e adequada aplicação dos recursos públicos sanitários que atualmente são canalizados para o serviço obstétrico, enviando relatório circunstanciado a este Juízo a cada 30 dias das atividades de gestão desenvolvidas;

2 - Proceder levantamento da situação administrativa, financeira e patrimonial da entidade, entregando relatório circunstanciado a este Juízo no prazo de até 60 dias;

3 - Garantir a continuidade da prestação do serviço atualmente prestados pela maternidade.

Na decisão o juiz ainda determinou que o Estado do Rio Grande do Norte indique no prazo de 05 (cinco) dias, dois servidores estaduais da saúde, lotados na 4ª. URSAP, como membros da Junta Interventora e oferte à Junta Interventora todas as informações necessárias, inseridas nos bancos de dados do Ministério da Saúde e da Secretária estadual de Saúde para o bom desempenho da equipe gestora; e assegure os recursos financeiros suficientes para a manutenção do serviço, bem como recursos extras necessários (utilizando-se do remanejamento de dotações orçamentárias e recursos financeiros) para fazer frente a equipe de recursos humanos, para assegurar o devido atendimento, conforme o quadro de médicos (anestesista, obstetra, cirurgião geral e pediatra), solicitado pela SESAP, em relatório, constante no Inquérito Civil em anexo.

Com informações do Blog do Marcos Dantas



ELEIÇÕES 2024: "Vereador Felisberto ganha força no grupo da situação e poderá ser indicado vice de Dr. Tiago"


Quem vem ganhando força no grupo da situação é o vereador do PRTB, Felisberto do Nascimento.

Vereador em seu primeiro mandato, Felisberto tem acompanhado de perto as ações da atual gestão em prol do município de Parelhas e tem se destacado na defesa do mandatário parelhense.

Conhecido por seu posicionamentos firmes, o nobre parlamentar tem conseguido agradar a grande maioria dos "Bicudos" de Parelhas e deverá ser indicado vice-prefeito na chapa encabeçada por Dr. Tiago Almeida nas eleições do ano que vem.

Há quem garanta que mesmo não estando na majoritária o atual vice-prefeito Humberto Gondin, não seria empecilho para formação da chapa.

Vale lembrar que Humberto já declarou ao Blog que será candidato em 2024,  ao que Dr. Tiago quiser.

Portanto...





PARELHAS: "Dinho Soares deverá ser uma das aposta do PT para o legislativo em 2024"


O nome do agente de cultura, Dinho Soares, vem sendo trabalhado nos bastidores para disputar uma cadeira no Palácio Hélio Clóvis de Medeiros  nas eleições do ano que vem.

Irmão da figura mais ilustre do Partido dos Trabalhadores aqui da cidade de Parelhas, Inácio de Loyola Azevedo, Dinho tem sido citado em reuniões do partido como nome forte na disputa.

Apesar de ainda não encarar a possibilidade de colocar seu nome ao crivo dos eleitores parelhenses, o nome de Dinho agrada tanto a ala petista da aliança, quanto a ala Bacurau.

Além disso, aqueles que fazem a cultura acontecer em Parelhas, veem no nome de Dinho Soares um representante legítimo para representar a classe na Câmara Municipal.

A medida em que vão se aproximando as eleições, os nomes vão sendo colocados á mesa, tanto para majoritária, quanto para proporcional.

2024, já começou!



Deputado Francisco do PT participa de assinatura da ordem de serviço para construção da policlínica de Canguaretama


O deputado estadual Francisco do PT esteve na manhã desta segunda-feira (10) em Canguaretama, onde participou da assinatura da ordem de serviço para a construção da Policlínica, que vai atender cerca de 20 município da região, em diferentes especialidades.

A obra vai custar quase 4 milhões de reais e conta com emendas da deputada federal Natália Bonavides, do então senador Jean Paul Prates e do mandato do deputado estadual Francisco do PT, que celebrou o emprenho do Governo do Estado para a realização da obra.

“Apesar de todas as adversidades, a governadora nunca desistiu dessa iniciativa e agora é possível comemorar o início dessa obra que vai contribuir bastante para a vida dos moradores e moradoras de toda a região”, disse o deputado Francisco.



Grupo do deputado João Maia de malas prontas para o MDB


De malas prontas para sair do PL, o deputado federal João Maia tem como provável destino o MDB.

Partido presidido pelo vice-governador Walter Alves intensifica tratativa para atrair não só João Maia, mas seu grupo político.

Se for, não vai sozinho.

Leva diversos políticos com mandatos, como o prefeito de Macaíba Emídio Júnior (PL) e o deputado estadual Neilton Diógenes (PL). Este último já afirmou que vai para onde João Maia, seu líder político, for.

Ex-presidente estadual do PL, João Maia sairá do partido após o senador Rogério Marinho (PL) ter sido empossado à frente da sigla.

Saulo Vale