quarta-feira, 4 de março de 2020

PARELHAS: "Secretaria de Transporte realiza manutenção das estradas"

A Prefeitura de Parelhas, através da Secretaria de Transportes, tem intensificado os serviços de revitalização das estradas vicinais nos locais mais críticos do município. Os trabalhos serão realizados em todas as localidades, dentro de um cronograma de serviços. De acordo com o Secretario Serginho, nesse primeiro momento os pontos mais afetados pelas últimas chuvas estão sendo priorizados. "Nós pedimos paciência à população, que estamos mapeando alguns locais, teve comunidade que choveu mais cem milímetros, estamos mapeando e com calma vamos resolver todos os problemas que venham a surgir com a chegada da chuva." afirmou o Secretário. 
Essa semana a manutenção começou na estrada que dá acesso à Comunidade Sussuarana, e seguirá  atendendo toda demanda, de acordo com o cronograma da Secretaria de Transportes. 

Francisco do PT quer mediar reajuste do piso do magistério entre SINTE e governo

O reajuste no Piso Salarial do Magistério no Rio Grande do Norte foi tema de debate durante sessão ordinária desta terça-feira (04) na Assembleia Legislativa do RN por parte do deputado estadual Francisco do PT. O deputado sugeriu que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Casa Legislativa passe a intermediar as negociações entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), para implementação do reajuste do piso do magistério.

“Nós reconhecemos que a categoria está no seu legítimo direito de lutar. Por outro lado, temos a certeza que a governadora, juntamente com sua equipe técnica, está fazendo todo o esforço necessário para cumprir o compromisso com a finalidade de continuar com a política de valorização dos profissionais da Educação, garantindo desta forma a normalidade do período letivo 2020, dando resposta aos usuários da escola pública cuja qualidade do funcionamento é responsabilidade de todos”, discursou Francisco, presidente da Comissão de Educação.

Francisco do PT destacou que o RN é um dos estados do Brasil que implementa o piso do magistério respeitando o plano de cargos, carreira e salários. “A nossa luta é em defesa do Fundeb e que este seja complementado com recursos do Governo Federal, isso porque a maioria dos municípios e dos estados não consegue, através dos recursos do Fundeb, garantir o pagamento do Piso dos professores e professoras. Sem o Fundeb entendemos que a conquista do Piso do Magistério está profundamente ameaçada”, preocupou-se.

O parlamentar salientou que na condição de deputado estadual, mas antes disso, na condição de professor da rede estadual de ensino, na condição atual de presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RN, ele propõe a mediação numa tentativa de solução para que se possa ter o reajuste do piso do magistério garantido e pago em 2020, dentro de um entendimento, e que não precise se chegar a um movimento de greve.

Por: Ascom ALRN




Bolsonaro quer cobrar imposto do seguro desemprego

O governo prevê regulamentar nas próximas semanas a cobrança de alíquota previdenciária sobre as parcelas do seguro-desemprego. 

Só depois desse decreto é que os trabalhadores dispensados e que recebem o benefício passarão a pagar a contribuição, que poderá ser de 7,5% a 9%, de acordo com o valor da parcela. 

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, o governo precisa especificar a modalidade de enquadramento do recebedor do seguro-desemprego como segurado da Previdência Social. 

Essa medida é necessária para fixar qual será a alíquota paga.

Uol economia


BEM VINDOS AO NOVO BRASIL: "Governo Bolsonaro mantém decisão de não fazer concursos públicos e aposta em servidores temporários"

O serviço público brasileiro está à beira de um colapso, com a decisão do ministro da Economia Paulo Guedes de não abrir novos concursos. 
A válvula de escape é a contratação de servidores temporários. 
A Medida Provisória apresentada pelo governo na última segunda-feira (2) aumenta o número de atividades cobertas por servidores temporários, em prazo de 6 meses a 4 anos. 
O governo crê que com esse tipo de contratação poderá evitar a paralisia do serviço público até o fim do mandato de Jair Bolsonaro, informa o Painel da Folha de S.Paulo. 
  

CARMEM LÚCIA: "Estímulos de desarmonia entre os poderes é inconstitucional"

Numa entrevista à jornalista Miriam Leitão, com uma pauta voltada ao Dia Internacional da Mulher, que se celebra no próximo dia 8, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, aproveitou para mandar um recado a Jair Bolsonaro e deixou claro que ele corre risco de impeachment se continuar a atacar os demais Poderes: “A Constituição brasileira estabelece expressamente que os poderes são independentes e harmônicos entre si. Os agentes públicos que ocupam cargo nos órgãos de cúpula de todos os poderes têm o dever constitucional de não contribuir para a desarmonia. Se a Constituição determina harmonia, a desarmonia é inconstitucional. Simples assim”.
A ministra fez uma defesa enfática do direito das mulheres à vida e à proteção contra a violência machista: “Uma sociedade que bate em mulher, mata a mulher, não é uma sociedade do bem-estar”. Ela falou também sobre as recentes agressões de Jair Bolsonaro contra mulheres jornalistas: “A agressão à imprensa é um mal que é feito a toda a sociedade, porque isso corrói a democracia. No caso de uma jornalista criticada dessa forma desrespeitosa, quando isso acontece é como se todas as mulheres em todas as profissões ficassem mais vulneráveis”.
Blog do Barbosa

Protesto lembra morte da estudante Zaira Cruz

A uma semana do Dia Internacional da Mulher, o Rio Grande do Norte teve dois dias com três casos de feminicídio em diferentes cidades do estado. Um deles aconteceu no sábado (29) e dois neste domingo (1º). 
Na última segunda-feira (2), a comunidade de Currais Novos, no Seridó potiguar, se reuniu em um protesto pelo fim da violência contra as mulheres, em alusão à data de um ano do assassinato de estudante Zaira Cruz, cujo ex-namorado, o PM Pedro Inácio, é o principal suspeito.
De acordo com a Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal (Coine) da Secretaria de Segurança, entre janeiro e este início de março de 2020 seis mulheres foram vítimas de feminicídio no RN. Os crimes aconteceram em seis cidades: Natal, Taipu, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Tabuleiro Grande e Francisco Dantas.
Blog do Seridó


Brasil registra 488 casos suspeitos de coronavírus

Nesta terça-feira (3), o subsecretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, anunciou que o Brasil registra 488 casos suspeitos do novo coronavírus. Também disse que 240 casos foram descartados. Até o momento, o Brasil confirmou dois casos do novo coronavírus. Os pacientes moram em São Paulo e contraíram a doença durante visita recente à Itália.
O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado ontem (2), mostra que o Covid-19 está presente em 64 países e a taxa de letalidade é de 3,4%.
O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que novos países serão incluídos na lista para definir suspeitos de coronavírus, entre eles os Estados Unidos. A lista de 16 países subiu para 27. Acredita-se que nos próximos dias, aumente muito o número de casos suspeitos no Brasil já que os Estados Unidos é um país bastante visitado por brasileiros.
O secretário explicou que não há necessidade das pessoas que apresentam tosse ou febre leve corram para as unidades de saúde. Ele recomenda que se o cidadão apresenta alguns dos sintomas, pode ligar para o 136 para tirar dúvidas.
Agência Brasil
Via BG

Guru de Bolsonaro provoca Regina Duarte a desistir do cargo no governo

O escritor Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo, criticou a atriz Regina Duarte, nomeada pelo presidente Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial de Cultura, em suas redes sociais nesta segunda-feira (02).

A crítica aconteceu após Carvalho saber sobre rumores, divulgados pela revista Veja e pelo site Antagonista, de que Regina já estaria com sua equipe formada para assumir o cargo de secretária da pasta, mas sem a presença de profissionais que fossem seus seguidores.
"Se a Regina Duarte quer mesmo se livrar de indicados do Olavo de Carvalho, a pessoa principal que ela teria de botar para fora do ministério seria ela mesma", escreveu ele.
Pouco tempo depois da repercussão das críticas feitas à atriz, Carvalho postou uma publicação feita pela youtuber e ex-feminista Sara Winter que desmentiria as informações divulgadas pelos veículos e criticou os rumores. "Anta é, por definição, um bicho idiota", disse o escritor fazendo uma crítica ao Antagonista.
"Depois a versão que a Veja publica da minha nota sobre a Regina Duarte é coisa de vigarista analfabeto. Em vez de descrever, inventam e interpretam. Isso é o que hoje se vende como jornalismo no Brasil. Estelionato puro", escreveu ele sobre uma notícia divulgada pela Veja sobre suas críticas à Regina.

João Marcolino