terça-feira, 28 de novembro de 2023

ELEIÇÕES 2024: "Roberto de Chico Tripa confirma ao Blog pré-candidatura a vereador: "Se Leo não for candidato, eu serei"


O Secretário de Agricultura do Município de Parelhas, Roberto Santos, conhecido como Roberto de Chico Tripa, confirmou ao Blog que pretende disputar uma cadeira no Palácio Hélio Clóvis de Medeiros nas eleições do ano que vem.

Perguntado se o mesmo seria candidato em 2024, o secretário foi categórico:

"Se o Secretário Leo de Edgar não for candidato a vereador, eu serei."

Do Blog: "Roberto sempre foi amigo pessoal do secretário de esporte Leo de Edgar e sua resposta ao Blog, mostra que existe um parceria entre os dois, ou seja, se Leo for candidato a vereador, terá o apoio do secretário de Agricultura, e a recíproca com toda certeza é verdadeira"






Deputado Francisco recebe medalha de mérito do Corpo de Bombeiros


O deputado Francisco (PT) recebeu na noite desta segunda-feira (27), das mãos da governadora Fátima Bezerra, a medalha de mérito Major José Osias da Silva, do Corpo de Bombeiros do RN, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados ao Estado e à instituição. 

A entrega da honraria aconteceu no Centro de Convenções de Natal, como uma das atividades do aniversário dos 106 anos do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. 

“Fico bastante honrado com essa homenagem dessa instituição tão importante e que está em expansão no nosso Estado. Um exemplo disso foi a criação do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Currais Novos, criado pela governadora Fátima Bezerra, atendendo a um requerimento de nosso mandato”, disse o deputado Francisco.





Seminário Eleitoral para capacitação de pré-candidatos acontecerá sábado (2) em Natal


O MDB Natal vai promover, no sábado (2) na capital, o Seminário Eleitoral Capacitação Pré-Candidatos, com importantes palestras totalmente gratuitas e abertas para todos os partidos políticos do Estado. 

O evento acontecerá das 14h às 16h30, no edifício Executive Park, Sala Candelária, na Av. Senador Salgado Filho, 1515, Tirol. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente através do WhatsApp (84) 99431 0917.

O encontro proporcionará um espaço fundamental para a capacitação de indivíduos específicos em se manifestar de maneira eficaz, além de fornecer informações cruciais sobre as normas eleitorais que serão aplicadas no pleito de 2024.

Convite 

Capacitação pré-candidatos. 

Inscrição gratuita. 

Vagas limitadas. 

Informação ☎ 99431-0917.

Sábado dia 02/12 às 14h.



PARELHAS: "Vereador Felisberto participa do torneio da comunidade Tapera"


O vereador Felisberto esteve presente no torneio da comunidade Tapera por trás da serra, em Parelhas, neste último domingo, 26 de novembro. 

O evento esportivo contou com a participação de várias equipes de futebol da região, que disputaram um troféu e uma premiação. 

O parlamentar foi o patrocinador oficial do torneio, que já é uma tradição na comunidade. Ele afirmou que apoia o esporte como uma forma de lazer, saúde e integração social, elogiou os organizadores do evento, Luis e Luan e parabenizou os vencedores.

O torneio da comunidade Tapera por trás da serra é realizado anualmente, sempre em novembro. A iniciativa visa promover a prática esportiva e a confraternização entre os moradores da localidade e das áreas vizinhas. 

O evento também conta com a presença de autoridades, os secretários Municipais de Parelhas, Leandro, Roberto e Edgar.




Profissionais de saúde alertam para ressurgimento do tipo 3 da dengue


Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em maio deste ano, já mostrava o ressurgimento desse sorotipo e, na última semana, foram confirmados quatro casos na cidade de Votuporanga, no interior paulista. O primeiro caso, detectado em uma mulher de 34 anos, chamou a atenção por causa da intensidade dos sintomas clássicos da doença, como febre, vômito, dor e manchas vermelhas pelo corpo, além de sangramento nasal e pela urina.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga, ações de bloqueio, que incluem a identificação da circulação do sorotipo, mais sete casos foram considerados suspeitos. O resultado das amostras colhidas indicou que, dos sete, três eram do tipo 3 da dengue, sendo todos do sexo feminino, com 5, 31 e 46 anos. Todos os casos ocorreram na mesma região, em um bairro da zona sul da cidade. Os quatro pacientes estão em casa e passam bem.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que não há registro deste tipo da doença em outros municípios do estado de São Paulo, nem óbitos. Em nota, o governo estadual disse que monitora o cenário epidemiológico com plano de contingência, que é feito todos os anos, independente da linhagem.

De acordo com a Fiocruz, a dengue tem quatro sorotipos, e a infecção por um deles cria imunidade contra o mesmo sorotipo, mas o indivíduo pode contrair dengue se tiver contato com um sorotipo diferente. Como poucas pessoas contraíram o tipo 3, há risco de epidemia porque há baixa imunidade contra esse sorotipo.

“O problema é que os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos do tipo 1 e 2. Como muitas pessoas já tiveram os tipos 1 e 2, ao ter o tipo 3, podem desenvolver uma forma grave da doença, o que pode gerar superlotação das unidades de pronto atendimento e hospitais”, diz o infectologista Kleber Luz, coordenador do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia. Por isso, alerta o infectologista, é preciso ter maior vigilância sobre as formas graves da doença. “Do ponto de vista clínico, não há diferença, mas o que chama mais a atenção é a gravidade do caso, por ser uma infecção sequencial. No México e na América Central, por exemplo, a doença tem causado mais mortes”, acrescenta Kleber Luz.

Entre os sintomas de alerta da doença, estão: febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor abdominal, vômito persistente, acompanhados também de sangramento na gengiva, no nariz ou na urina. Ao perceber qualquer sintoma, a pessoa deve procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. As formas de prevenção são as já conhecidas pela população: limpeza dos quintais para evitar água empoçada, que é criadouro do inseto, e receber os agentes de saúde para fazer a vistoria em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

FONTE: opotiguar.com.br