quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

PARELHAS: "Começa nesta quinta-feira(16) o "Programa Mandato Popular" uma prestação de contas do vereador Ildécio Oliveira"


Passada as eleições, o Programa Mandato Popular de responsabilidade do vereador Ildécio Oliveira, começa uma nova edição nesta quinta-feira dia 16 de Fevereiro.

O Programa tem como foco prestar contas das ações do mandato do parlamentar, bem como, interagir com a população, acatando sugestões e ideias para melhorar a vidada do povo parelhense.

Fique ligado nesta quinta-feira á partir do meio dia, pela Rádio  Rural AM Parelhas.




QUEM É O "JESUS" DESSE POVO? "Pastor André Valadão diz que afogaria Lula em Batismo"


O pastor evangélico André Valadão afirmou que deixaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “30 segundos debaixo d’água” em batismo para “limpar com força”. A declaração foi dada em resposta a uma pergunta feita por um usuário no Instagram na segunda-feira (13).

‘O senhor batizaria o Lula?’ Batizaria, mas deixava uns 30 segundos debaixo d´água para dar uma limpada”, comentou Valadão em vídeo.

Valadão é apoiador da política conservadora e é seguido por Jair Bolsonaro e sua família no Instagram, rede na qual acumula mais de 5 milhões de seguidores.

Depois do pleito eleitoral, André disse estar decepcionado com o silêncio de Bolsonaro pós-derrota.

Quem será o "jesus" desse povo? O da bíblia não é!



Casos de dengue crescem 151% no RN em 2023


O número de casos de dengue mais que dobrou no início deste ano no Rio Grande do Norte, em comparação com o mesmo período de 2022. Casos confirmados saltaram de 31 para 78 nas cinco primeiras semanas epidemiológicas. Além disso, as notificações tiveram crescimento de 48% no período. Os números estão no mais recente Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde Pública do RN (Sesap).

Foram notificados 657 casos de dengue no estado, até a semana epidemiológica 5 (mês de janeiro e primeira semana de fevereiro). Além destes, 274 casos de Chikungunya foram notificados, sendo 18 casos confirmados e 256 considerados prováveis. A Zika é a doença com menor número de notificações (62) no mesmo período, uma confirmação e 59 casos prováveis.

Em 2022, segundo o boletim epidemiológico que compreende todas as semanas do ano divulgado pela Sesap, no período de janeiro a dezembro, o maior número de casos prováreis das três viroses citadas era em mulheres. Sendo mais de 23 mil para dengue, cerca de 11 mil para chikungunya e pouco mais de 2 mil para zika. O que significa que os pacientes tiveram sintomas da doença, que podem ter sido confirmados ou descartados posteriormente.

Em Natal, os casos prováveis de arboviroses – chikungunya, dengue e zika – também apresentaram aumento. “Obtivemos aumento de 500% de casos de arboviroses em relação a quarta semana de 2022”, informa o boletim.

Tribuna do Norte



Abono salarial PIS/Pasep começa a ser pago nesta semana; confira todo o calendário


Os trabalhadores brasileiros começarão a receber o abono salarial PIS/Pasep de 2023 a partir de quarta-feira (15). Mais de 23,6 milhões de pessoas terão direito ao benefício, que soma cerca de R$ 24,4 bilhões.

Poderão receber o abono profissionais com carteira assinada e servidores públicos que recebem mensalmente até dois salários-mínimos durante 2021.

O calendário de pagamento do PIS utiliza o mês de nascimento do beneficiário como referência enquanto o Pasep utiliza o dígito final do número de inscrição.

Os trabalhadores cadastrados no PIS receberão o abono salarial pela Caixa, enquanto os do Pasep pelo Banco do Brasil. O valor a ser pago depende da quantidade de meses trabalhados e pode chegar até um salário mínimo, considerando o reajuste do valor para 2023.

Para ser elegível ao benefício, é preciso: estar cadastrado no programa há pelo menos 5 anos, ter trabalhado para empregadores que contribuem para um dos programas, ter recebido até 2 salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado, ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2021) e ter os dados informados pelo empregador corretamente na Rais ou no eSocial.

Empregados domésticos, trabalhadores rurais empregados por pessoa física, trabalhadores urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica não tem direito ao benefício.

Confira o calendário completo:



Fome é tema da Campanha da Fraternidade 2023


Na quarta-feira de cinzas, que será celebrada dia 22 de fevereiro, a Igreja Católica, no Brasil, abre mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF). Neste ano, a CF tem como tema: “Fraternidade e Fome” e como lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16). Essa é a terceira vez em que a Igreja aborda a questão da fome, durante a Campanha. Em 1975, o tema foi “Fraternidade é repartir” e, em 1985, “Pão para quem tem fome”.

O Brasil voltou ao Mapa da Fome, segundo a Organização das Nações Unidas. O percentual de brasileiros que não têm certeza de quando vão fazer a próxima refeição está acima da média mundial. De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, publicado no ano passado, 33 milhões de pessoas passam fome no País. Aproximadamente 125 milhões de brasileiros convivem com algum nível de insegurança alimentar.

CF na Arquidiocese de Natal

Em âmbito arquidiocesano, a abertura da Campanha da Fraternidade 2023 acontecerá no dia 26 deste mês, na Catedral Metropolitana, às 11 horas, durante missa, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha.

No dia 23 de março, será realizado um seminário para discutir a temática da fome, no Centro Pastoral Dom Jaime Vieira Rocha, no bairro Ribeira. Em breve, serão abertas as inscrições para o evento.

Como gesto concreto da CF, a coordenação arquidiocesana mobilizará as paróquias para fortalecerem as “Bodegas Solidárias”, que são espaços que trabalham com a promoção ao direito humano à alimentação adequada e saudável. O projeto das Bodegas, coordenado pelo Serviço de Assistência Rural e Urbano (SAR), da Arquidiocese de Natal, teve início em 2020 e surgiu como uma alternativa de enfrentamento à fome.  Atualmente, há 12 Bodegas Solidárias, que funcionam nos municípios de Ceará-Mirim, São Tomé, João Câmara, Nísia Floresta, Macau, Lagoa Salgada, São José de Mipibu, Pedro Velho, Montanhas e Natal.


Blog do FM