quarta-feira, 16 de outubro de 2019

POLÍTICA: "Rompimento político em cidade do Seridó"

Do Blog do Roberto Flávio
Como o Blog já tinha adiantado, em São José do Seridó, o rompimento político entre a prefeita Miúda e o ex-prefeito Jackson Dantas, estava por um fio de cabelo.
Agora já é oficial.
A prefeito Miúda e Jackson romperam de vez.  A própria prefeita já anunciou a vereadores do sistema que está saindo do grupo o qual tem Jackson como líder.
Novo caminho
O novo caminho político de Miúda ainda é incerto, pelo menos para a população. Ainda se a mesma vai concorrer a reeleição ainda não existe nada de oficial, mas, na bonita rumores dizem que sim.

Parelhas entre as cidades que receberão casas populares do governo do estado

A Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB) divulgou, a pedido do Agora RN, a lista das 60 cidades do Rio Grande do Norte onde serão construídas 1.000 casas populares(veja abaixo).

O convênio Pró-Moradia/Viver Melhor, para a construção das moradias, foi assinado nesta segunda, 14, pelo Governo do Estado. 

Cerca de 4 mil famílias em situação de risco social serão beneficiadas.
O programa conta com financiamento e acompanhamento dos projetos da Caixa Econômica Federal. 

O investimento total para a construção das moradias ultrapassa o montante de R$ 55 milhões.


Confira a lista:

– Arez
– Almino Afonso
–  Apodi
– Baía Formosa
–  Bom Jesus
– Carnaubais
– Campo Grande
– Caiçara do norte
– Caraúbas
– Currais novos
– Cruzeta
– Doutor Severiano
– Encanto
– Elói de Souza
– Espírito Santo
– Extremoz
– Fernando Pedrosa
– Frutuoso Gomes
– Goianinha
– Governador Dix-Sept Rosado
– Jandaíra
– Janduís
– Jucurutu
– Lagoa Salgada
– Lagoa de Pedras
– Macaíba
– Marcelino Vieira
– Maxaranguape
– Messias Targino
– Montanhas
– Monte Alegre
– Monte das Gameleiras
– Natal
– Nísia Floresta
– Nova Cruz
– Parelhas
– Passagem
– Patu
– Pedro Avelino
– Pendências
– Portalegre
– Riachuelo
– Santana do Matos
– Santo Antônio do Salto da Onça
– São Bento do Norte
– São Bento do Trairi
– São Gonçalo do Amarante
– São José do Campestre
– São José de Mipibu
– São Rafael
– Serra de São Bento
– Serrinha
– Severiano Melo
– Tangará
– Tenente Laurentino Cruz
– Triunfo Potiguar
– Umarizal
– Upanema
– Viçosa


Cidadão sugere dá "surra" na polícia de trânsito


Resposta do major Brilhante...

"O nosso trabalho é fundamentado na lei e no direito e tem como principal objetivo preservar vidas. E repito, já estamos tomando todas as medidas que são fundamentais, para as acusações destas postagens", concluiu Major Brilhante.

O cidadão é da cidade de Porta Alegre no interior do estado, a Serra a que se refere, é a que dá acesso a cidade.

As informações são do Blog do João Marcolino


INVASÃO DE PRIVACIDADE: "Governo Bolsonaro monitora cidadão brasileiros"

Decretos 10.046 e 10.047, aprovados no apagar das luzes, criam o maior estado de vigilância jamais concebido sobre cidadãos brasileiros. A canetada de Bolsonaro cria uma ferramenta de vigilância estatal gigantesca, que transcende dados como CPF, filiação, data de nascimento. Ela inclui também todas as informações laborais e biométricas.
A reportagem do site The Intercept Brasil destaca que “o governo deixou claro que pretende reunir “características biológicas e comportamentais mensuráveis” que “podem ser coletadas para reconhecimento automatizado” – palma das mãos, digitais, retina, íris, rosto, voz e maneira de andar.”
A jornalista Tatiana Dias introduz o tema, explicando os protocolos de armazenamento de dados da população pelos governos: “a lei geral de proteção de dados, principal lei sobre privacidade no Brasil, demorou oito anos para ser sancionada. Antes de ser assinada por Michel Temer em 2018, ela passou por consultas públicas, debates com a sociedade civil e uma longa tramitação no Congresso, em um processo que atravessou três governos. Já os decretos 10.046 e 10.047, que podem ter um impacto catastrófico na nossa privacidade, foram aprovados do dia para a noite. Sem consulta e sem debate, Jair Bolsonaro deu a canetada que criou, de forma arbitrária, uma megabase de dados com praticamente todas as informações sobre você, disponíveis livremente para o governo.”
Dias prossegue: “os decretos, publicados no mesmo dia, em 9 de outubro, dão origem ao Cadastro Base do Cidadão e o Comitê Central de Governança de Dados. O discurso oficial é que a medida facilitará o acesso dos brasileiros a serviços governamentais. “O objetivo é que o Cadastro Base do Cidadão se consolide como a única referência de informações dos cidadãos para o governo”, declarou Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital do Ministério da Economia.”
Além das informações tradicionais, laborais e biométricas, “o governo deixou claro que pretende reunir “características biológicas e comportamentais mensuráveis” que “podem ser coletadas para reconhecimento automatizado” – palma das mãos, digitais, retina, íris, rosto, voz e maneira de andar.”
A matéria do The Intercept ainda detalha: “e não é só isso. No decreto 10.047, o governo detalha as bases de dados que serão replicadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais, o CNIS, – são mais de 50. Elas também incluem registros de veículos, informações educacionais (dados do ProUni, Fies e Sisu), frequência escolar e até informações de saúde, como cadastro de gestantes e os sistemas de informação de câncer de colo do útero e de mama. Tudo atrelado ao seu CPF e a suas informações biométricas.”
Blog do Barbosa

Com plenário lotado, Francisco do PT homenageia professores em Sessão Solene

A professora Maria Madalena, da cidade de Parelhas, foi a escolhida pelo deputado Francisco do PT para ser a sua homenageada na sessão solene em alusão ao 15 de outubro, data em que é celebrado o Dia Nacional do Professor e da Professora.
A sessão foi uma propositura do deputado Francisco, que também é professor. A solenidade foi realizada em parceria com o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira e todos os parlamentares puderam homenagear educadores e educadoras, como maneira de simbolizar toda a categoria.
Formada em história pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Madalena é professora aposentada, com mais de 40 anos dedicados a educação, em escolas públicas de Parelhas. Na época e que estava em sala de aula, costumava realizar campanhas de apoio para estudantes de baixa renda. Um desses estudantes foi Francisco Assis de Medeiros, hoje conhecido como deputado Francisco do PT.
“A professora Madalena teve uma importância muito grande na minha vida e me ajudou a ser quem sou hoje. Quando passei no vestibular, ela realizou uma campanha para arrecadar doações para mim, já que tive que ir morar em Caicó. Por diversas vezes tive o apoio dela naquele período. Como eu tinha que escolher apenas uma pessoa para representar a categoria, eu não poderia escolher alguém mais simbólico”, destacou o deputado Francisco.
O parlamentar também falou da importância de valorizar esses homens e mulheres, que dedicam suas vidas ao ensino. “Hoje é dia de homenagear professores e professoras. Mesmo diante das adversidades e de uma conjuntura nacional perversa que tem como alvo a destruição da educação e seus profissionais, temos motivos para comemorar: suas lutas, conquistas e ousadia em enfrentar os desafios diários de uma profissão que na prática tem sido pouco valorizada”, ressaltou Francisco do PT.
Para o parlamentar, a realidade brasileira impõe a esses profissionais um cotidiano permeado por greves, marchas, manifestações, atos e diversas outras formas de luta para obterem condições dignas do exercício da profissão e uma educação de qualidade. “Isso não os afasta do compromisso de oportunizar a produção do conhecimento, a pesquisa e a consequente contribuição para a conquista de uma sociedade desenvolvida, livre, solidária e justa”, pontuou.
O deputado Francisco do PT, professor de Geografia, que tem mais de 20 anos de sala de aula, ressaltou ainda que “professores e professoras precisam e merecem ser valorizados/as na prática, através de políticas públicas de incentivo e respeito aos seus direitos e conquistas. Parabéns aos bravos companheiros e bravas companheiras de luta que contribuem para que possamos viver num país sem tantas desigualdades. Cito aqui nosso mestre Paulo Freire – Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda -. Um abraço a cada um e cada uma e contem sempre comigo para fortalecer a luta”.