sábado, 2 de julho de 2022

Deputado Francisco do PT visita municípios do Seridó beneficiados por ações de seu mandato



O "sextou" do deputado Francisco do PT(1) foi de visitas à 6 municípios do Seridó beneficiados por ações de seu mandato. A agenda foi iniciada pela manhã em Carnaúba dos Dantas, onde está sendo feito o recapeamento da RN 288, que faz divisa com a Paraíba. "Tenho solicitado ao Governo a recuperado desta estrada desde que iniciei o mandato, em 2019, mas sabemos as condições em que a governadora recebeu este Estado. Infelizmente a situação financeira não permitia a realização da obra antes. Mas depois de arrumar a casa, com muito esforço, o Governo começa a ter os recursos para esses investimentos e atendeu ao nosso pedido", disse o deputado Francisco, líder do Governo na Assembleia. 

A cidade seguinte visitada foi Acari, onde Francisco esteve no hospital maternidade. A instituição recebeu do parlamentar uma emenda de 50 mil reais, que foram utilizados para equipar o Centro Cirúrgico. 

Situação semelhante a de Lagoa Nova e Florânia, que também foram contemplados com emendas destinadas por Francisco e compraram equipamentos para a saúde. "Compramos equipamentos como monitor cardíaco, bomba de infusão e respirador. Ainda vamos comprar mais dois monitores cardíacos e aspirador portátil, para o transporte de pacientes. Então nosso povo só tem a agradecer", disse a secretária de saúde de Florânia, Sâmara Aysle. 

Em Currais Novos, ao lado do prefeito Odon Jr e dos vereadores Jorian, Mattson, Leilza e João Gustavo, o deputado esteve na sede do grupamento do Corpo de Bombeiros, que foi conquistado junto ao Governo do Estado, através de uma luta do deputado Francisco. 

O grupo também esteve na rua João Dutra, que será asfaltada através de um convênio de 1 milhão de reais. Também conquista do parlamentar junto ao Governo. 

Já em Tenente Laurentino, a emenda de 50 mil foi para compra de uma grade agrícola, utilizada para preparar a terra para o plantio.



Sobe para 37Total de casos de varíola dos macacos no Brasil


O número de casos de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil chega a 37, segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. A secretaria confirmou ontem o sexto caso no estado. Agora, são cinco ocorrências na capital e uma na cidade de Maricá, no Grande Rio.

Já Minas Gerais confirmou o seu primeiro caso, um homem com 33 anos, que esteve na Europa no período entre 11 e 26 deste mês. Segundo a Secretaria de Saúde mineira, trata-se de um caso importado.

“O paciente está estável, em isolamento domiciliar. Os contactantes estão sendo monitorados e, até o momento, não houve identificação de caso secundário”, informa a nota.

Jair Sampaio



Cantor tem show cancelado em festival católico após revelar ser gay


As passagens aéreas do cantor carioca Bruno Camurati, de 41 anos, já estavam compradas para desembarcar em Fortaleza e se apresentar no festival Halleluya, no dia 23 de julho. O show dele, porém, foi cancelado dias após ele se assumir gay em publicação nas redes sociais.

No dia 10 de junho, mês marcado pelo Orgulho LGBTI+, Bruno expressou em texto o “orgulho de ser”, e reforçou que as músicas que canta e que compõe sobre Deus são possíveis por ele ser “exatamente quem é”.

“Alguns podem estar hoje cancelando, outros celebrando. Eu, desse jeito, coloquei tudo de mim pra fora, de mãos dadas com o Espírito Santo. E você ouviu, te tocou. Você pode ter encontrado a Deus através de uma pessoa gay. Te incomoda?”, escreveu.

Dias depois da publicação, contudo, o cantor recebeu um contato da organização do Halleluya informando que o show dele não aconteceria mais. “Canto no festival há 10 anos. Cancelaram há cerca de 3 semanas, mas não informaram o motivo exato”, disse o cantor em entrevista ao Diário do Nordeste.

Jair Sampaio



PSDB Mulher lança nome de Dra Júlia Ferreira para deputada federal na próxima terça-feira dia 05


O segmento do PSDB Mulher Potiguar reunirá suas prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, ex-prefeitas e militantes na próxima terça-feira (5), às 14h30 na Sede do partido Estadual, que fica no bairro Tirol. 

O foco da reunião extraordinária será apresentar a chapa feminina que concorrerá as vagas na Câmara dos Deputados e também na Assembleia Legislativa. Com o tema: “A Força da Mulher Potiguar”, o partido que mais cresce no Rio Grande do Norte focará em um lema: “Vote em mulheres”.

“Estamos buscando visibilidade às pré-candidatas do PSDB, que construiu a maior nominata e irá apresentar na Convenção Estadual, que deve acontecer até o fim deste mês. No PSDB do RN não haverá candidaturas fictícias de mulheres, apenas para cumprir a cota mínima de 30% determinadas por lei. Vamos ter três nomes que concorrerão a deputada federal e também estamos viabilizando cerca de sete mulheres para concorrer a Assembleia Legislativa”, informa Isa Carneiro, que assumiu recentemente o segmento do PSDB Mulher Potiguar, e também integra a Comissão da Federação PSDB/Cidadania, composta por 11 membros dos dois partidos.

Nas inserções partidárias do PSDB no mês passado, o partido abriu espaços para todas as pré-candidatas da sigla que vão concorrer nas Eleições 2022. O movimento pretende se expandir e unir candidaturas femininas tucanas e também somando com o Cidadania. “Reverter a baixa participação da mulher nos espaços da política e de decisão é um processo que o PSDB apoia e vai unir nomes fortes e de conceito para apresentar ao eleitorado”, defende Isa Carneiro, que já foi vereadora e vice-prefeita de Cruzeta, na região do Seridó.

No Rio Grande do Norte, 53% do eleitorado é feminino. “Estatísticas oficiais do TRE/RN comprovam que por falta de opção em 2018, mais de 350 mil eleitores votaram branco e anularam o voto para deputado federal no Rio Grande do Norte. Só isso elegeria dois representantes em Brasília, das oito vagas que o nosso Estado tem direito. Para a Assembleia Legislativa, 208 mil pessoas foram para a fila votar, mas não escolheram nenhum nome para deputado estadual. Elegeria três cadeiras. Então a ideia de defender ‘Vote em Mulheres’ é uma estratégia de furar a bolha, tendo em vista esse contexto de baixa representatividade feminina”, afirmou a representante do PSDB Mulher. Ela alertou, ainda, para o crescimento da violência política de gênero, o que demanda mais ações coletivas como reposta.

“A política é feita de disputas de narrativas e isso está sendo demonstrado no cotidiano. O PSDB vai apresentar mulheres que são profissionais de saúde, como a médica Dra. Júlia Ferreira e Engracia Alves, da Cooperativa de Médicos Ortopedistas do Rio Grande do Norte. Também temos a influencer digital, Leila Maia, que foi idealizadora do projeto social Ponte da Vida, combatendo o suicídio. Com a bandeira da educação e evangélica, a professora Thaysa Barbosa. Temos ainda a advogada que atua em um dos segmentos da OAB/RN, Dra. Karina Pereira. Vereadoras atuantes Delkiza Cavalcante (Vale do Açu) e Wanderleya Firmino (Litoral Norte). Além da vice-prefeita Juliana Dantas de São Bento do Trairi e a Subetente Luciene da Companhia Feminina, que faz um grande trabalho na Patrulha Maria da Penha, acompanhando mulheres em situação de violência doméstica e familiar”, finaliza Isa Carneiro.