sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Greve: Fátima cobra do governo diálogo com as categorias

Na tribuna da Câmara dos deputados, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) disse, hoje (22), que recebeu em seu gabinete os representantes da Associação dos Policiais Militares e Bombeiros do Rio Grande do Norte. Fátima informou que reiterou seu apoio às PECs 300, 102 e 63, e que os policiais e bombeiros farão um grande Ato Público amanhã, em Natal, com o objetivo de cobrar do governo do Estado medidas que valorizem os profissionais de segurança pública. A deputada destacou também que as atividades essenciais para a população, como saúde, segurança e educação, estão paralisadas. “ O quadro é grave. O presidente da OAB no Estado tomou a iniciativa de constituir uma comissão com representantes de diversos segmentos para mediar com o Governo os problemas das categorias”, disse. “O Caminho para resolver o impasse é o diálogo, com negociações e propostas. Os servidores e a sociedade aguardam uma resposta do Estado. Tanto os servidores, quando a sociedade merecem respeito!”, completou Fátima Bezerra.

FONTE: Robson Pires

ATÉ TÚ BRUTUS?: PSOL é condenado por receber dinheiro sem origem declarada e por gastos escusos

PSol foi condenado a devolver R$ 17.023,36 aos cofres públicos do Fundo Partidário, por receber dinheiro de origem não identificada.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) também condenou a ressarcir aos cofres públicos R$ 10.618,40 (com acréscimo de juros e correção monetária), por não comprovar várias despesas, como serviços de locação, manutenção, conservação e reparos. Além disso, foram suspensos os repasses ao partido pelo prazo de seis meses.

A decisão foi unânime pela desaprovação das contas. 

Segundo o relator do processo, juiz Costa Wagner, a prestação de contas da agremiação apresenta várias irregularidades: não comprova adequadamente créditos de origem não identificada e deixa de comprovar tanto recursos recebidos, como diversas despesas. Ainda cabe recurso ao TSE.

Depois do Mais Médicos, MEC quer criar Programa Mais Professores

O Ministério da Educação (MEC) quer levar professores a escolas onde faltam docentes em ação semelhante ao Mais Médicos. O Mais Professores faz parte do Compromisso Nacional pelo Ensino Médio, apresentado hoje (21) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na Câmara dos Deputados. A criação do programa já havia sido comentada antes pelo ministro, mas é a primeira vez que é apresentado em detalhes.
Segundo Mercadante, o compromisso ainda está em fase de desenvolvimento e depende do Orçamento disponível. Entre as ações do programa, está a proposta de levar professores a escolas de municípios com índices de desenvolvimento humano baixos ou muito baixos e que tenham um baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – índice calculado a partir do fluxo escolar e o desempenhos dos estudantes em avaliações nacionais.
A intenção é que, mediante o pagamento de uma bolsa, professores se disponham a reforçar o quadro dessas escolas. Para as escolas com baixo rendimento, a pasta quer atrair bons professores para melhorar o ambiente acadêmico. Caso não haja professores disponíveis na rede, o MEC cogita a participação de professores aposentados que queiram voltar às salas de aula.

FONTE: Roberto Flávio

É O GOVERNO DO PT TRABALHANDO MAIS POR VOCÊ.

A Prefeitura Municipal continua a revitalização da Rua Monsenhor Amâncio Ramalho, que liga o bairro São Sebastião aos demais bairros da cidade.  O Prefeito, Professor Francisco Medeiros, enalteceu a importância desta obra, uma vez que esta ação liga definitivamente o bairro São Sebastião aos demais bairros da cidade, além do embelezamento no que diz respeito à Passarela, ruas que já foram pavimentadas no bairro e diversas outras ações que valorizam ainda mais o bairro São Sebastião.

PASSARELA DO SÍTIO MIRADOR DE PARELHAS ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO

O Sítio Arqueológico Mirador de Parelhas, já teve as suas obras de conservação da arte rupestre iniciadas. A empresa W. Lage Arqueologia é a responsável pela realização de serviços técnicos de conservação da arte rupestre. Já a segunda empresa, Construtora Monte Neto, vencedora da licitação está implantando uma estrutura de visitação turística, melhorando a locomoção e o acesso ao sítio. A Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Turismo, da Cultura e do Esporte e o IPHAN-RN, reconhecem que a obra é de fundamental importância para o município e vai colocar Parelhas nos principais roteiros turísticos envolvendo arqueologia.  "Nós já esperávamos por isso. Parelhas tem um potencial turístico ainda pouco explorado. Mas com esta obra feita com recursos federais, vamos receber melhor os turistas", afirmou Francisco Medeiros, Prefeito de Parelhas. O Sítio Mirador está com sua passarela em fase de conclusão, e em breve inaugurada e aberta à visitação do público.

AÉCIO NEVES NÃO QUER MÉDICOS NO INTERIOR.

Deputados e senadores tucanos, com Plano de Saúde de luxo pago com dinheiro publico, tentam sabotar a contratação de médicos do SUS para atender cidades do interior, bairros e comunidades da periferia sem médicos.

Apesar da tentativa demotucana de atrapalhar a ida de médicos para atender a população, os médicos já vão começar a atender em setembro.

O Ministério da Saúde ofereceu vagas a médicos brasileiros primeiro. Os brasileiros que se candidataram e escolheram uma cidade foram contratados. Uma parte de médicos que se formaram no estrangeiro, também se inscreveram e foram contratados. Desde o dia 19, está aberta uma segunda chamada, e médicos brasileiros podem se inscrever até o dia 30.

Outra parte das vagas serão supridas por acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Pelo acordo, fica definida a vinda de 4 mil médicos de Cuba para as vagas que não foram escolhidas por brasileiros e estrangeiros na seleção individual. São médicos muito bem preparados, experientes, que já trabalharam em países de língua portuguesa e com especialização em saúde da família.

Na primeira etapa da parceria, serão 400 médicos que chegam ao país já neste fim de semana e começam a atuar nas Unidades Básicas de Saúde em 16 de setembro. Eles passarão por avaliação de três semanas juntamente com os demais médicos do programa com diploma do exterior – entre 26 de agosto e 13 de setembro. 

A distribuição desses médicos será direcionada para os 701 municípios que não despertaram interesse de nenhum médico brasileiro. 

A maioria destes municípios apresentam baixo IDH e 84% estão em regiões de extrema pobreza do Norte e Nordeste. 

Vivem nessas cidades 11 milhões de pessoas, sendo 5 milhões em áreas rurais. O índice de mortalidade infantil neste conjunto é 1,5 vezes maior que a média nacional. Enquanto no Brasil a média são 16 mortes por mil nascidos vivos, nessas cidades o número salta para 26. A presença do médico de família vai mudar esse quadro. 

Mesmo assim a turma do Aécio, Alckmin e Serra querem atrapalhar essa população carente a ter direito ao atendimento de saúde. (Com informação do Portal da Saúde)