quarta-feira, 28 de novembro de 2012

POR ONDE ANDA, O FOFÃO?


O Fofão, boneco que ganhou a simpatia de crianças e adultos na década de 80, surgiu através do programa Balão Mágico, na Globo. Este personagem fez tanto sucesso na época que chegou a vender cerca de 4 milhões de bonecos.

Orival Pessini, o homem por trás do personagem, também é conhecido por personagens como o Patropi, da “Escolinha do Professor Raimundo” e “A Praça é Nossa”.Seu trabalho mais recente conhecido foi em “Uma Escolinha Muito Louca” da Band, onde fazia Ranulpho, o sexólogo aposentado. Infelizmente em maio de 2010 o programa foi cancelado pela emissora.

Mas voltando ao Fofão, o ser alienígena oriundo de um planeta "Fofolândia", fez sua primeira aparição em 1983 no Balão Mágico. Inicialmente ele não falava, apenas emitia sons que eram interpretados por Simony (de quem falaremos mais abaixo).

Em 1986, após o fim do Balão Mágico, Fofão ganhou seu programa diário, o TV Fofão, na Rede Bandeirantes (hoje apenas “Band”), no qual apresentava quadros humorísticos e desenhos animados. O programa ficou no ar de 1986 a 1989 e depois voltou de 1994 a 1995.

O vereador Hugo Manso (PT) conversou esta semana com blogue. Seguem trechos da entrevista:




O PT elegeu dois vereadores para CMN, você e Fernando Lucena. A bancada petista vai atuar em conjunto ou será cada macaco no seu galho?
Hugo Manso: Nos grandes temas, no debate estratégico sobre a cidade pretendemos ter uma atuação partidária, com discussões não apenas entre os dois vereadores, mas envolvendo o Diretório Municipal do PT, ouvindo os nossos suplentes e dirigentes estaduais e nacionais.
Na questões do dia a dia na câmara vamos procurar estar o mais proximos possível. O PT tem uma tradição de intervenção colegiada e será desta forma que vou nortear minha presença na Câmara Municipal

Qual vai ser o foco da sua atuação parlamentar?
A cidade e sua região metropolitana. Quero mobilizar setores sociais, como a juventude, para o debate sobre Natal e seu ambiente; a mobilidade, o transito e o transporte; o Plano Diretor e o Código de Obras, sempre buscando uma articulação metropolitana.

Existe a possibilidade do PT integrar a base parlamentar de Carlos Eduardo ou o partido vai fazer oposição pragmática ao prefeito?
Teremos uma atuação independente. Não faremos parte de uma base orgânica do Governo Municipal, nem seremos oposição por oposição. Estamos debatendo a cidade, compreendendo a crise profunda em que a Prefeitura se encontra e não teremos dificuldades em buscar contribuir com ideías e projetos para buscar os meios de superar a crise. Nossa relação partidária no plano do Governo Federal será bastante útil a nova gestão da Prefeitura de Natal.

Quais são os atributos que deve ter o próximo presidente da CMN?
Independência perante o executivo, iniciativas e capacidade de aglutinação dos parlamentares. Capacidade de diálogo.

O senhor já tem candidato a presidente da CMN?
O vereador Fernando Lucena apresentou-se como candidato ainda no mês de outubro. Estamos com ele e a direção da PT em Natal articulando apoios entre os eleitos para construir uma chapa a ser vitoriosa no dia da posse, 01 de janeiro de 2013

O senhor é a favor que o PT tenha candidato próprio ao governo em 2014 numa dobradinha com o PMDB que indicaria o senador?
Em nenhum debate interno no PT esta hipótese foi levantada. Estamos com reunião do diretório estadual marcada para 1 de dezembro onde vamos produzir uma avaliação sobre as eleições de 2012 e apontar caminhos para 2014 e 16. Acredito sim que podemos apresentar chapa própria ao Governo e ao Senado, porém não vamos faze-lo sem antes analisar as possibilidades de coligações, dado ao peso das eleições “casadas” (tanto para o governo federal como para o estadual).

Como o senhor avalia a administração Rosalba Ciarlini?
Como a maioria dos moradores de Natal: péssimo.

Partido Verde: Saiu Micarla de Sousa entra Paulo Davim



O senador Paulo Davim assumirá sábado (1) a direção do Partido Verde no Rio Grande do Norte.

A ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa já tinha sido afastada do cargo de presidente da legenda no Estado.

Fátima quer PMDB de Garibaldi e PV de Davim no bloco de oposição a Rosalba


O Jornal de Hoje lembra que a deputada federal Fátima Bezerra (PT), uma das líderes da oposição no Rio Grande do Norte, defendeu nesta terça-feira a presença do PMDB e do PV no bloco de partidos que combatem a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Provável candidata ao Senado, a petista afirmou que o PMDB, que no plano federal participa da base de apoio à presidente Dilma Rousseff (PT), nunca deixou de ser um potencial aliado do PT no Rio Grande do Norte.

“Acho que seria muito bom para o Rio Grande do Norte que em 2014, junto com a reeleição da presidenta Dilma, nós pudéssemos apresentar um projeto aliado para os governos federal e estadual”, afirmou a parlamentar. O convite surge em meio às sinalizações de rompimento do PMDB em relação ao governo Rosalba Ciarlini.

Jardim do Seridó, Parelhas, Cruzeta e Caicó na lista dos municípios com risco de surto de dengue



Oito municípios do Rio Grande do Norte estão com risco de surto da dengue, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde. Campo Redondo, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Jardim do Seridó, Mossoró, Parelhas, Brejinho e Pau dos Ferros apresentaram o índice de infestação maior que 3,9, o que representa um risco de surto. Campo Redondo é o município com o maior risco de dengue do Estado, com um índice de 12,1.

Além desses municípios, o Ministério da Saúde ainda mostrou Jaçanã, Cruzeta, Ceará-Mirim e Caicó como em alerta para casos de dengue. O índice de infestação desses municípios variou entre 1 e 3,9. A pesquisa foi realizada em 1.239 municípios para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. Os municípios classificados como de risco apresentaram larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis apresentados. Com base na pesquisa, o Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 173,3 bilhões para os municípios investirem em ações de vigilância, prevenção e controle da dengue.

SAMU Natal fechará as portas e quem liga para o 192 é comunicado de que não é possível realizar o atendimento


Deu na Tribuna do Norte, crise na saúde municipal. A greve dos médicos ligados à Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed/RN) está afetando serviços básicos e emergenciais. Desde as primeiras horas desta terça-feira (27), os natalenses não podem contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Natal). Sem médicos, não há atendimento através do 192. A sede do serviço será fechada.
De acordo com o coordenador médico do Samu Natal, Ariano Oliveira, o Conselho Regional de Medicinado RN (Cremern) já foi comunicado sobre o fato. A secretaria Municipal de Saúde (SMS) também foi alertada da possibilidade do serviço parar, no entanto, nenhuma providência foi tomada.  As ambulâncias estão paradas e quem liga para o 192 é comunicado de que não é possível realizar o atendimento. A suspensão do serviço, segundo o coordenador médico, é por tempo indeterminado.