sexta-feira, 30 de novembro de 2012

POR ONDE ANDA, LUCÉLIA SANTOS?



Lucélia Santos é lembrada até hoje por seu papel na novela Escrava Isaura. Mas a atriz, que é também diretora e produtora, destaca que é muito mais que isso. Para falar sobre sua carreira e seus novos projetos, a atriz concedeu uma entrevista a Marcia Peltier, que foi ao ar na última terça-feira (24/11) pelo canal CNT.

“As pessoas sempre se lembram de mim como Isaura. Foi uma história pessoal muito bonita, a novela foi vista por bilhões de pessoas no mundo, mas de lá pra cá ‘a fila andou’ e já fiz muitas outras coisas”, disse Lucélia.

Ela contou que deu uma virada em sua carreira nos anos 80 e encarnou no cinema vários personagens da obra de Nelson Rodrigues: “Só me davam papéis de ‘heroína romântica’, mas fazer filmes baseados em obras do Nelson ajudou a mostrar que eu sou uma atriz e faço qualquer papel”.

Ela fez Bonitinha Mas Ordinária, Albúm de Família e Engraçadinha, pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Brasília em 1981.

“O Nelson me ligava durante as gravações dos filmes e me dizia: Lucélia você é atriz, tem que representar, tem que subir no último trampolim e saltar de olhos vendados”, revelou.

Lucélia também se diz uma atriz engajada em causas sociais. Foi amiga e trabalhou com o líder seringueiro Chico Mendes, produziu e dirigiu um documentário sobre a China e outro sobre o Timor Leste. Este último, Timor Lorosae mostra o massacre do povo do Timor pelo exército indonesiano e por milícias pró-Indonésia.

“O Timor é uma pequena ilha de 900 mil habitantes, que foi invadida pela Indonésia e teve 300 mil mortos na guerra. Ou seja, um terço da população do país foi dizimada”, afirmou a atriz.

Lucélia ainda adiantou sobre seus novos projetos: uma série de ficção filmada no Brasil e na China e a peça As Traças da Paixão.

Ela ainda falou sobre a relação com o filho, o também ator Pedro Neschiling: “ O Pedro é meu grande companheiro nessa vida”.


Fonte: Portal RD1 Audiência

HUMOR...RIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO! TRANQUILIZANDO O PAI DA NOIVA!


Barragem Boqueirão Recebe Estação Meteorológica Para Pesquisas da UFRN





A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – implantou próximo à Barragem Boqueirão, no município de Parelhas, uma estação meteorológica para pesquisas do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Básico.

Alunos de Mestrado em Meio Ambiente e áreas afins agora investem em temas para pesquisa que envolvem as condições climáticas do semiárido potiguar, com a supervisão do Professor Arthur Matos, que é Coordenador do Projeto. Cinco grandes reservatórios do RN foram escolhidos para receber estes equipamentos, e o Boqueirão foi um deles. A estação meteorológica fica na Colônia de Pescadores.

O projeto da Universidade tem cinco anos de duração e o investimento é de quase 1,5 milhões de Reais. O equipamento permite análises em onze parâmetros como radiação solar, umidade do ar, temperatura, temperatura do solo em três níveis de profundidade e inclusive a qualidade da água do reservatório que abastece o município.

Os resultados são recolhidos de uma a duas vezes por mês. A CAERN e a Prefeitura Municipal de Parelhas receberão relatórios encaminhados pelos pesquisadores da UFRN com os resultados dos estudos feitos na região. Eduardo de Paiva é responsável pela coleta de dados e adianta: “Com estas análises em mãos as autoridades do município terão dados mais concretos para apresentar a órgãos superiores no momento que houver necessidade de reivindicar melhorias na qualidade da água por exemplo”.

Em crise política, Natal (RN) vive colapso em saúde, educação e coleta de lixo


Às vésperas do início da temporada de verão, Natal está em colapso: o lixo se acumula nas ruas, a saúde está em estado de calamidade pública e o ano letivo será suspenso em escolas municipais.

O cenário ocorre em meio ao afastamento da prefeita Micarla de Sousa (PV), que deixou o cargo há um mês por decisão da Justiça, após denúncias de desvios de recursos dos cofres da cidade.

Há acúmulo de lixo em todos os bairros, situação que vem se agravando no decorrer do ano. Na praia de Ponta Negra, onde fica o morro do Careca, um dos cartões-postais da capital potiguar, o lixo permanece amontoado na areia.

As empresas contratadas para fazer a coleta pararam ou reduziram o serviço por atraso no pagamento. A Companhia de Serviços Urbanos de Natal, ligada à administração municipal, tem só neste ano R$ 19,4 milhões em dívidas por gastos de manutenção e limpeza.

SEM AULAS

A rede municipal de educação decidiu interromper suas atividades por tempo indeterminado. Os 15 mil estudantes do sistema devem ficar sem aulas a partir de segunda-feira.
Editoria de Arte/Folhapress

A decisão foi tomada nesta semana pelos diretores das escolas. Entre os problemas apontados estão desde o atraso de três meses no pagamento a servidores até a falta de merenda e de gás de cozinha.

A presidente do sindicato da categoria no Estado, Fátima Cardoso, diz que professores chegam a fazer "vaquinha" para que merendeiras, vigilantes e outros servidores possam pagar o transporte.

A mãe de uma estudante da Escola Municipal Luíz Maranhão Filho, no bairro de

Cidade Nova, está inconformada com a situação.

"Isso prejudica o futuro das crianças, já que o aprendizado fica comprometido", diz Rosângela Carvalho, 44.

Ontem, a 2ª Vara da Infância e da Juventude determinou que a prefeitura repasse R$ 12,7 milhões à Secretaria de Educação do município, para pagamento dos funcionários.

Se a metade não for depositada em 48 horas, todo o valor será bloqueado do caixa geral da prefeitura.

SEM MÉDICOS

Além de problemas na educação, o vice-prefeito Paulinho Freire (PP), que assumiu a prefeitura após o afastamento de Micarla, decretou nesta semana estado de calamidade pública na saúde. A decisão ocorre por causa da falta de profissionais para atendimento em unidades locais.

A dona de casa Lourdes da Silva, 54, que procurava atendimento na manhã de ontem no posto de saúde do bairro Mãe Luiza, disse à reportagem que "a falta de médicos é comum". "Todos já se acostumaram com isso."

FONTE: Folha de São Paulo

DO BLOG: Taí o resultado de um voto errado! E não se enganem, isso se arrastará, por pelo menos 12 anos,os próximos prefeitos terão muito trabalho pela frente, para consertar os efeitos de uma gestão desmantelada.É LAMENTÁVEL VER A NOSSA CAPITAL,TENDO ESSE TIPO DE DESTAQUE NO BRASIL E NO MUNDO, POR CAUSA DA ESCOLHA QUE VOCÊ NATALENSE,FEZ!

Veja dicas para aplicar o seu 13º salário

A primeira parcela do 13º salário é paga nesta sexta-feira (30). Se, depois de reduzir ou quitar dívidas e guardar dinheiro para as despesas dos próximos meses (presentes, festas, matrícula escolar, IPVA e IPTU), ainda sobrar uma parte do 13º salário, o poupador tem várias opções de investimento.

Para aplicações de curto prazo, que podem sofrer saques num período de um ano, o conselho básico dos especialistas é aplicar na poupança.

A aplicação mais popular do país tem a vantagem de ser livre de impostos e taxas de administração, como outros produtos oferecidos por bancos.

“Dependendo da taxa de administração dos fundos de investimento, a poupança é melhor que muitos deles disponíveis nos bancos. Se não for inferior a 1% ou 1,5%, é melhor ir para a poupança mesmo”, diz o administrador de investimentos Fábio Colombo.

Produtos como CDBs ou fundos DIs, como regra geral, são mais indicados para o investidor que tiver a intenção de deixar o dinheiro guardado por mais de 12 meses, pelo menos. O mesmo vale para os títulos do programa Tesouro Direto.
Ver em tamanho maior


SAIA DO VERMELHO. O destino primordial do décimo-terceiro salário deve ser o pagamento de dívidas, aconselham especialistas. A dica vale principalmente para os mais endividados que estão inadimplentes. "O peso dos juros é nocivo para o orçamento doméstico", diz a planejadora financeira Maria Angela Nunes Thinkstock

Quanto maior o tempo da aplicação, mais suave vai ser a mordida do Imposto de Renda, cobrado no saque.

Outra regra também vale para CDBs e fundos: quanto mais dinheiro o investidor tiver para aplicar, melhor tende a ser o retorno oferecido.

A razão é simples: bancos cobram taxas menores para aplicações mais “caras”, isto é, que exigem um investimento inicial maior.

“O investidor pode começar aplicando na poupança, acumular uma certa quantia, e depois, se quiser, pode migrar para produtos mais competitivos”, sugere Fábio Colombo.

Também por causa do Imposto de Renda, é desaconselhável que o investidor troque de aplicações a todo momento.

“Eu vejo muito isso: o investidor tentando perseguir o ganho da aplicação que rendeu mais no mês passado. Para mim, a mudança no meio do caminho é o que de pior pode acontecer”, diz o consultor de finanças Mauro Calil.

Produtos mais arriscados, como fundos de ações, dizem os especialistas, são indicados para poupadores de olho em prazos mais longos, de preferência, acima de dois ou cinco anos.

E mesmo assim, com cautela. “Investidores muito conservadores (que não suportam variações em seus ganhos) deveriam ficar totalmente afastados [da Bolsa de Valores]. E quem possui alguma resistência, deve destinar somente 20%, ou no máximo 30%, do total de seus investimentos”, diz Fábio Colombo (teste aqui seu perfil de investidor).
Como os juros podem influenciar seu investimento?

O governo manteve a taxa básica de juros do país em 7,25% ao ano, nesta quarta-feira. Essa taxa influencia diretamente o ganho das aplicações mais procuradas pelos investidores.

Quando essa taxa sobe, os fundos DI e os CDBs pós-fixados ganham mais. Quando essa taxa cai, os fundos de renda fixa e os CDBs pré-fixados rendem melhor. Em compensação, a poupança perde, por conta das novas regras.

Não há uma opinião unânime entre os especialistas se o governo vai manter, elevar ou reduzir os juros básicos em 2013.

A intenção oficial é reduzir os juros, porque essa medida ajuda a economia a crescer --o custo do dinheiro fica mais baixo, o que estimula empresas a investir, e os consumidores, a comprar.

“Em 2013, se realmente ocorrer uma queda dos juros, não vai ser do mesmo jeito que já vimos nos anos anteriores, quando chegou a cinco pontos percentuais”, diz o assessor econômico da Fecomercio-SP, Altamiro Carvalho, refletindo uma opinião corrente entre muitos economistas.

Há preocupações com um possível aumento da inflação, principalmente no final do ano que vem. Tudo somado, significa que o governo deve ser bem mais cauteloso na hora de mexer na taxa básica.

MAIS UMA VEZ PARELHAS GANHA O SELO UNICEF


Acaba de chegar a nossa redação, a notícia que o nosso município ganha mais uma vez o selo UNICEF.
Em solenidade que aconteceu ontem(29) em Brasília, Capital Federal, o município de Parelhas RN,desbanca outras cidades e é contemplada com o selo UNICEF 2009/2012.

DO BLOG: Parabéns ao prefeito Francisco e a todos que fazem parte do conselho.É mais uma vitória para nós parelhenses.

CHARGE DO DIA: SERÁ?


Paulo Davim assume PV com missão de reorganiza-lo em todo o Estado

O senador Paulo Davim assume a presidência do PV amanhã em substituição à ex-prefeita Micarla de Sousa, cujo mandato encerra-se nesta sexta-feira, dia 30. Para dar posse ao novo dirigente partidário estará em Natal o presidente nacional da legenda, deputado Luiz Penna. Na oportunidade, o novo presidente anunciará novos nomes que comporão os quadros do Partido Verde com o objetivo de promover a revitalização da legenda em todo o Estado, entre eles, o ex-secretário Jean Paul Prates, especialista em energia renovável, que participou da administração Wilma de Faria. Um empresário de renome no Estado também deverá assinar a ficha de filiação do PV.



De acordo com integrantes da legenda, inicia agora o ciclo Paulo Davim no Partido Verde. Segundo o presidente de honra do PV, Rivaldo Fernandes, o partido será reorganizado com vistas às eleições de 2014 quando poderá apresentar candidatura própria ao Governo do Estado e nomes para disputar a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa. O encontro do PV amanhã será na Associação Médica pela manhã, oportunidade em que o presidente nacional, Luiz Pena falará sobre os projetos do PV para 2014 e 2016. “Apesar dos problemas enfrentados pelo PV em função da administração da prefeita Micarla de Sousa, o Partido Verde considera positivo o saldo nas eleições deste ano”, observa.
Do Jornal de Hoje