quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Vereador Ildécio agradece pessoalmente ao deputado Benes Leocádio a aquisição de poços tubulares


O vereador Ildécio Oliveira, esteve na noite de ontem(08), na cidade de Caicó para uma conversa com o deputado federal Benes Leocádio. Na oportunidade, agradeceu ao mesmo pelo seu esforço em trazer para Parelhas, perfuração e instalação de poços tubulares.

De acordo com Ildécio, a parceria com o deputa, tem dado muitos frutos em favor do povo do parelhense.

"Não poderia deixar passar essa oportunidade, onde o deputado esteve na cidade de Caicó para agradece-lo pessoalmente por tudo que o mesmo tem feito por nossa Parelhas. Agradeço por tudo, inclusive pela aquisição de poços tubulares para zonara rural, que vai beneficiar o homem e a mulher do campo." Disse o vereador



Francisco do PT: “Bolsonaro tenta se salvar nas águas do São Francisco”

 


Líder do governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Francisco do PT, disse, em artigo repercutido nacionalmente, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está no Estado, numa tentativa desesperada de recuperar a popularidade do seu governo às custas das águas da transposição do São Francisco.

“A data escolhida é para aproveitar a correnteza das chuvas que aconteceram neste momento no rio Piranhas para fakear o volume real da água realmente emitida pelo Velho Chico. Dizer que é uma obra dele será fake. Dizer que a obra está concluída também é fake. Então vamos aos fatos sobre o projeto bicentenário e seus verdadeiros protagonistas”, afirmou.

Francisco do PT contou com detalhes que a Biblioteca Nacional assegura a existência de documentos de 1810, no final do Brasil Colônia, como primeira referência à transposição do São Francisco. No entanto, a ideia foi levada a cabo no período do Império, quando D. Pedro II, em 1847, ouviu a proposta de uma equipe de especialistas que ele havia indicado com o objetivo de apontar uma solução para a seca do semiárido nordestino.

O imperador brasileiro foi taxativo ao afirmar que “gastaria até a última joia da coroa, mas realizaria o encanamento’’ (este era o termo utilizado à época) que levaria água do rio São Francisco até o Ceará. Acabou o reinado de D. Pedro II e ele não gastou nenhuma das joias reais e muito menos fez sequer um milímetro de transposição. O deputado petista relembrou que foi só no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que a obra se concretizou.

“Passaram 34 presidentes e quase 200 anos até que a primeira escavação fosse feita e construídos centenas de quilômetros de canais da transposição do São Francisco. O 35º presidente da República que tirou o projeto do papel. Ironicamente, um nordestino retirante da seca. O Nordeste sabe que a transposição deixou de ser conversa e se tornou realidade no governo Lula . O governo do PT fez mais de 90% de uma obra gigantesca que, nos dias atuais, conta com 477 km de canais em dois eixos (leste e norte), contendo quatro túneis de 23 km de extensão, 14 aquedutos, 27 reservatórios, nove estações de bombeamento, nove subestações de 230 kv, 270 km de linhas de transmissão e seis ramais interligados”, explicou.

Francisco do PT afirmou ainda que Bolsonaro falta com a verdade. “Diante deste banho de mais de 400 km de água fria nos planos de apropriação do mérito por Bolsonaro, é necessário alertá-lo que até fake news tem limites. Negar esta história é desafiar a inteligência do povo nordestino. O que Bolsonaro tenta fazer neste momento é o mesmo que Temer quis realizar em 2017, quando inaugurou uma obra incompleta e sem nenhuma grandeza política, tentando convencer que a transposição do São Francisco era mérito de menos de um ano de seu mandato golpista. Nem era dele e nem estava completa”, recordou.

“Bolsonaro é seca e o povo está querendo inverno”

Francisco do PT, que também é presidente da Frente Parlamentar das Águas, informou que sempre participa de visitas técnicas às obras do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), promovemos debates, integramos a Frente Parlamentar das Assembleias Legislativas dos estados receptores das águas do rio e articulamos a II Caravana das Águas, cobrando a conclusão da obra e a garantia da inclusão do ramal do Apodi.

“Tudo isso com o único propósito de não deixar a transposição cair no esquecimento. Chega o presidente Bolsonaro querendo convencer o Nordeste que este antecedente não é importante. Se a obra da transposição fosse comparada a um consórcio, poderíamos dizer que Bolsonaro estaria reclamando o recebimento do bem depois que outro pagou mais de 90% das parcelas”, frisou.

O petista ainda alertou que a obra não está concluída. “O projeto original da transposição do São Francisco prevê a entrada de água no Rio Grande do Norte por dois acessos. A primeira é pelo Seridó, através do rio Piranhas. E a segunda descarga da água do Velho Chico no Estado será pelo Alto Oeste, por meio do canal do Apodi. Daí uma pergunta de mais de 100 km é aqui colocada: Cadê o ramal do Apodi? Como dar por concluída uma obra que está incompleta?”, questionou, argumentando que não se deve aceitar menos do que 100% daquilo que o Rio Grande do Norte merece.

Francisco do PT, que é professor de Geografia, ainda em seu artigo, disse que após saída da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), foi necessário a intervenção da sociedade civil organizada, como foi o caso da I Caravana das Águas, promovida pelos bispos do Nordeste com as participações dos comitês das bacias hidrográficas e a Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal, que era presidida pela então senadora Fátima Bezerra, para que se concluísse a obra.

“Relembro episódios importantes, a começar pela memorável inauguração popular feita por Lula e o povo de todo Nordeste, na cidade de Monteiro/PB. Quis Deus que este professor de Geografia e neste momento deputado estivesse naquele ato histórico”, escreveu.

AgoraRN



É grave o estado de saúde do Ex-governador Geraldo Melo


Foto: Alex Régis – Arquivo/Tribuna do Norte

O ex-governador Geraldo Melo encontra-se em grave estado de saúde, recebendo cuidados paliativos junto aos seus familiares em sua residência, em Natal. Em 2020, Melo, hoje com 85 anos, foi diagnosticado com câncer na cabeça, doença que se transformou em metástase, atingindo inclusive o pulmão.

Na época em que a enfermidade foi diagnosticada, o ex-governador e ex-senador do Rio Grande do Norte passou por uma bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês.

Ao retornar para Natal, ele chegou ainda a se internar no Hospital São Lucas.

O estado clínico do político potiguar, que é considerado um dos mais notáveis oradores do estado, é extremamente delicado, diante de um quadro de saúde complicado.

Geraldo Melo tem 85 anos e foi governador do Rio Grande do Norte (entre os anos de 1987 e 1991) e senador (entre 1995 e 2003).

No início de novembro de 2021, foi eleito novo imortal da Academia Norte-riograndense de Letras (ANL), para a cadeira número 32.

Blog do Flávio Marinho



Jean Paul decide ficar quieto e acata prioridade do PT: reeleger Fátima


O senador Jean Paul Prates usou as redes sociais para declarar apoio à decisão do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT). Através de uma resolução executiva, editada após reunião da executiva estadual na noite desta segunda-feira (7), o PT fechou diretrizes que dão a possibilidade da sigla construir alianças em favor do seu objetivo primário que é a reeleição da governadora Fátima Bezerra.

No documento o partido diz que “a tática eleitoral a ser adotada deverá ser a construção de uma frente que seja capaz de atrair outros atores para o campo democrático e para o projeto de transformação que está em curso no Rio Grande do Norte”, ampliando as possibilidades de nomes alheios ao partido serem agregados ao projeto, como o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que apesar de ter deixado a entender que já havia um pré-acordo, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, terminou sendo desmentido pelo secretário-chefe do Gabinete Civil do RN, Raimundo Alves, ao dizer, em conversa com o NOVO, que “não existe chapa fechada”.

Jair Sampaio



Chapa Lula/Alckmim praticamente fechada, garante senador


O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) garantiu que a chapa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (sem partido) está “praticamente resolvida” e, no momento, eles “não cogitam” outro nome para disputar as eleições ao lado do petista.

Em entrevista ao Estadão Broadcast, o parlamentar defendeu que Lula apresente “uma coalização ampla de forças” a fim de vencer o presidente Jair Bolsonaro (PL) no pleito deste ano. Para Randolfe, Alckmin tem a capacidade de ajudar nessa articulação.

“Nós não cogitamos outro nome ainda. Eu acho que a candidatura do governador Alckmin como vice é algo praticamente resolvido. Não há debate alternativo. Acho que Lula deveria apresentar uma coalizão ampla e eu acho que o Alckmin pode cumprir esse papel”, declarou o senador.

Em janeiro, Randolfe Rodrigues admitiu que foi convidado por Lula para participar da equipe de campanha dele à Presidência — filiado à Rede, o parlamentar pode fazer a interlocução com Marina Silva em um possível apoio ao petista, embora a ex-presidenciável seja cotada como vice na chapa com o ex-ministro e pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT).

Randolfe Rodrigues é cotado como pré-candidato ao governo do Amapá, mas até o momento não formalizou a candidatura.

UOL






Prefeito de Passa e Fica critica governo Fátima sobre programa do leite: "Estou cansado de receber desculpas, o povo ta sofrendo!"


Foi nas redes sociais dele que o prefeito do município de Passa e Fica, Flaviano Lisboa, não economizou nas críticas feitas à gestão do Programa do Leite no Governo Fátima Bezerra.

De acordo com o gestor municipal o descaso do Governo do RN com o município de Passa e Fica não vem acontecendo apenas no Programa do Leite, Flaviano Lisboa enfatiza que durante os três anos do mandato da governadora Fátima Bezerra, o governo não realizou nenhuma ação concreta em benefício da população. Em sua crítica no instagram o prefeito cobra: “Passa e Fica merece respeito!”.

“Toda semana temos o questionamento: “Vai ter leite?” E só recebemos desculpas! O Programa do Leite é de responsabilidade do Governo do Estado e não é só Passa e Fica que vem sofrendo esse descaso na distribuição desse alimento tão importante para a mesa de várias famílias.” enfatiza o prefeito.

Daltro Emerenciano


 

Idoso de 121 anos comemora aniversario com bolo temático: "O Terror do INSS"


O aposentado Andrelino Vieira da Silva completou 121 anos e ganhou um bolo temático em Aparecida de Goiânia, Goiás. Uma das netas dele, a supervisora contábil Janaina Lemes de Souza, de 36 anos, escolheu a frase “O Terror do INSS” para enfeitar o doce e comemorar da data ao lado do avô centenário. As informações são do portal G1.

A celebração da nova idade aconteceu na última quinta-feira (3), e o tema da festa foi sugestão de um amigo.

“Todo ano mando fazer um bolo para ele e nesse ano um amigo viu na internet uma pessoa que fez um bolo dessa forma e me mandou dizendo: ‘É a cara do seu avô’”, disse a neta Janaina.

O evento de Andrelino Vieira reuniu apenas os familiares que vivem próximo ao aniversariante, pois ele e os demais moradores do local estão infectados com Covid-19.

“Como estamos todos com Covid-19, fizemos apenas um bolinho para não deixar passar em branco, só nós, mesmo. Mas ele está super bem, apenas com sintomas leves. Ele tomou as três doses da vacina”, esclareceu.

Em outubro do ano passado, uma comemoração do 96º aniversário de um idoso viralizou nas redes sociais, após a família escolher o mesmo tema. Aposentado há 45 anos, Elizeu Nicácio também decorou o bolo com a frase “Terror do INSS”.

Família Grande 

Nascido em 3 de fevereiro de 1901, em Anicuns, na região central do estado, Andrelino Vieira já foi casado e teve sete filhos, sendo que cinco ainda estão vivos. Ele ainda tem 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto.

“É um privilégio muito grande ter uma pessoa dessa idade na família para poder compartilhar histórias com a gente. Minha filha teve a oportunidade de ter um bisavô. Eu não tive. A gente valoriza todos os momentos. Ele viaja, vai a barzinhos, faz de tudo” disse Janaina Lemes à publicação.

A neta informou que, apesar da idade avançada, Andrelino Vieira é lúcido e saudável. Segundo ela, a família vive em casas separadas, mas dividem o mesmo terreno: enquanto ela, o marido e a filha vivem em um imóvel, a mãe, o pai e o irmão moram em outro e o avô vive sozinho em outra residência.

“Ele é lucido, ativo, faz a comidinha dele, cuida das coisinhas dele. Ele leva uma vida normal. Ele adora forró e ia sempre dançar”, revelou.  Com informações do Diário do Nordeste.

Daltro Emerenciano



Em nota PT diz que reeleição da governadora e prioridade


O PT do Rio Grande do Norte  divulgou resolução da legenda, definida em reunião na noite desta segunda-feira.

Para o partido, ficou concluído que a prioridade será a reeleição da governadora Fátima Bezerra e a aliança com novos “atores”, sem definir que atores são estes.

Na pauta das discussões de ontem, constaram a parceria com o MDB e a possível, mas não fechada, candidatura de Carlos Eduardo Alves ao Senado.

Eis o que o PT publica, além do que foi discutido e não pode ser vazado, mas acaba sendo….

Thaisa Galvão