terça-feira, 17 de maio de 2022

Em defesa da causa animal, projeto de Francisco do PT proíbe que animais sejam cobaias em experimentos cosméticos e de higiene


Aprovado em todas as comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, projeto de autoria do deputado estadual Francisco do PT proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes no RN. Matéria está pronta para ser votada no plenário da Casa.

Segundo o autor, o projeto é consequência de uma ampla discussão com pessoas e organizações ligadas à causa animal. Francisco do PT argumentou que já existem métodos de testagem de produtos que dispensam o uso de animais.

"É preciso dá um basta a essa que é uma prática atrasada, que prejudica a saúde e bem-estar dos animais. Chega de tanta dor, sofrimento e crueldade”, justificou o parlamentar.



PARELHAS: "Ezequiel poderá trazer Dr. Tiago para o palanque de Fátima Bezerra"


Com o possível apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira ao projeto de reeleição da governadora Fátima Bezerra, quem poderá desembarcar também no grupo de apoio a Fátima é o prefeito de Parelhas Dr. Tiago Almeida.

Sempre quando é perguntado, sobre sua posição política visando as eleições de Outubro, o chefe do executivo parelhense, responde que segue a orientação do deputado Ezequiel e que portanto, espera o desfecho final das negociações para definir seu apoio.

Ezequiel por sua vez, não sinaliza em nenhum momento que pode deixar a base do governo e, assim sendo deverá apoiar seu projeto de reeleição.

Como o prefeito de Parelhas, não esconde de ninguém que é liderado do presidente da Assembleia, deverá seguir a orientação dele, e apoiar  a reeleição da atual  governadora.

Assim sendo, Parelhas poderá ter candidatura única para governo do estado, a depender da posição de Ezequiel.

Vale lembrar que, a sogra do prefeito parelhense é o braço direito da governadora, desde os primórdios e esse fato poderá facilitar o apoio do Dr. a irmã de Tetê Bezerra.




 


Inflação pesa mais entre mais pobres e vai a 12,7% em 12 meses


As famílias de renda mais baixa foram as que mais sentiram o aumento nos preços da economia em abril. A alta de preços foi de 1,06%, ante um resultado de 1,00% na faixa de renda mais alta, informou nesta segunda-feira, 16, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 “Enquanto a elevação dos preços dos alimentos no domicílio foi o principal fator de pressão inflacionária para as três classes de renda mais baixa no mês, para os outros três segmentos de renda os aumentos do grupo ‘transportes’ foram os que tiveram maior impacto”, apontou a técnica Maria Andreia Parente Lameiras, autora da Carta de Conjuntura do Ipea.

 Entre as famílias de renda muito baixa, houve pressão em abril especialmente dos aumentos de preços no arroz (2,2%), feijão (7,1%), macarrão (3,5%), batata (18,3%), leite (10,3%), frango (2,4%), ovos (2,2%), pão francês (4,5%) e óleo de soja (8,2%), assim como do encarecimento de 6,1% dos medicamentos.

 No grupo de renda mais elevada, o maior impacto partiu do grupo transportes, devido aos reajustes das passagens aéreas (9,5%), transporte por aplicativo (4,1%), gasolina (2,5%), etanol (8,4%) e diesel (4,5%).

 No acumulado em 12 meses, a inflação percebida pelo grupo de renda muito baixa foi 17,6% maior do que a sentida pela alta renda, segundo o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda. No grupo de renda muito baixa, a inflação acumulada nos 12 meses terminados em abril foi de 12,7%, enquanto que entre as famílias de renda alta essa variação foi de 10,8%.

 “Os dados desagregados revelam que, para as famílias de renda mais baixa, as maiores pressões inflacionárias nos últimos doze meses residem nos grupos de alimentos e bebidas e de habitação. No primeiro caso, as altas dos alimentos in natura – cenoura (178,1%), tomate (103,3%) e batata (63,4%) -, das proteínas – frango (21,7%), ovos (17,7%) e leite (23,4%) -, dos farináceos – farinha de trigo (23,2%) e pão francês (13,1%) – e dos óleos e gorduras – óleo de soja (31,5%) e margarina (22,2%) – explicam boa parte do impacto inflacionário no período. No caso da habitação, as principais influências altistas vieram dos reajustes do gás de botijão (32,3%) e da energia elétrica (20,5%). Já para as famílias de renda mais alta, os pontos de pressão estão, sobretudo, no grupo transportes, refletindo os aumentos dos combustíveis – gasolina (31,2%), etanol (42,1%) e gás veicular (45,2%) -, além da alta no transporte por aplicativo (67,2%), no táxi (11,5%) e nas passagens aéreas (14,3%)”, escreveu Lameiras, na Carta de Conjuntura.

 O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e usado pelo Ipea para fazer o cálculo da inflação por faixa de renda, foi de 1,06% no mês de abril e de 12,13% em 12 meses.

 O indicador do Ipea separa por seis faixas de renda familiar as variações de preços medidas pelo IPCA. Os grupos vão desde uma renda familiar menor que R$ 1.726,01 por mês, no caso da faixa com renda muito baixa, até uma renda mensal familiar acima de R$ 17.260,14, no caso da renda mais alta.

Fonte: Estadão Conteúdo



Vereador Messias cobra agilidade na tramitação de meio milhão da Deputada Natália para o Hospital de Parelhas


O Vereador Messias Medeiros esteve na prefeitura de Parelhas, hoje dia 17 de maio cobrando agilidade nos trâmites de duas emendas parlamentares da Deputada Federal Natália Bonavides no valor de 250 mil cada uma. 

Os recursos serão destinados para a reforma das enfermarias e da parte elétrica do Hospital Dr. José Augusto Dantas.

O nobre parlamentar, destacou a importância de dar celeridade nos trâmites “Como sabemos que esse ano é de eleição, as ordens de serviços de obras provenientes de emendas só podem ser dadas até junho. Quanto mais rápido forem feitos os serviços no hospital melhor para a nossa população". destacou o Vereador.



CARA DE PAU: "Ao lado de Collor e Valdemar da Costa Neto, Bolsonaro diz que ‘liberta o país da velha política"


O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o senador Fernando Collor (PTB-AL) trocaram elogios na manhã desta terça-feira (17), durante entrega de obras federais na cidade de Propriá, em Sergipe.

Ao lado do alagoano e de aliados do centrão, Bolsonaro disse que tem libertado o país da “velha política”, e prometeu construir um “Brasil diferente”.

“O ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello é um grande aliado nosso no Parlamento brasileiro”, declarou. “Viemos cada vez mais se libertando da velha política brasileira e temos como fazer juntos um Brasil diferente”.

Bolsonaro voltou a criticar as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos durante a pandemia, dizendo que o governo federal “não fechou uma loja de comércio sequer”, e atacou os governos Lula e Dilma (PT) pela “demora” na entrega das obras de transposição do Rio São Francisco.

Collor, por sua vez, não poupou declarações de apoio a Bolsonaro, exaltando feitos como o Auxílio Brasil, o auxílio emergencial e a compra de vacinas pela União.

Vossa Excelência tem demonstrado a sua sensibilidade, o seu tino de administrador, o seu tino de captar o sentimento da população (…) O Nordeste haverá de dar uma resposta positiva, afirmativa, dizendo: ‘Bolsonaro, continue no nosso governo’, para bem-estar dos brasileiros”, disse o ex-presidente.

Fonte: Veja



FOGO AMIGO: "João Maia estimula candidaturas de Bolsonaristas para “diluir” os votos de Girão"


Aliados do deputado General Girão acusam o presidente do PL, deputado João Maia, de estimular candidaturas de bolsonaristas na nominata do partido à Câmara Federal. 

A estratégia é diminuir a quantidade de votos que poderia ser dada ao deputado federal, General Girão, um dos políticos mais identificados com o presidente da República no RN.

O surgimento de outras candidaturas, como a da médica Roberta Larcerda e do Coronel Hélio, podem diluir os votos dos bolsonaristas e ajudar a João Maia a ser o primeiro colocado na legenda, o que garantiria a reeleição.

Roberto Flávio