quarta-feira, 6 de agosto de 2014

NÃO SE CANSA: "Fátima luta por mais unidade do IFRN no estado"

A deputada federal Fátima Bezerra apresentou, nesta terça-feira (5/08), no Plenário da Câmara, requerimento de indicação ao ministro da Educação, José Henrique Paim, solicitando a inclusão de mais uma unidade do IFRN no estado, com sede no município de São José de Mipibu, dentro da fase 3 do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Na proposição, Fátima Bezerra declara que “a instalação da unidade de educação técnica nesse município possibilitará o acesso de mais pessoas das camadas menos favorecidas à educação profissional pública, gratuita e de qualidade, oferecendo-lhes uma base de conhecimento técnico-científico ao cidadão, indispensável para sua inserção no mercado de trabalho ou para o desenvolvimento de empreendimentos pessoais e coletivos, o que representará um divisor de largo apelo social capaz de colaborar decisivamente para a transformação da condição econômica das microrregiões estaduais”.
Fátima disse ainda que a expansão da educação profissional é uma das ações mais vitoriosas dos 12 anos de Governo do Partido dos Trabalhadores. “O Rio Grande do Norte é um dos Estados mais bem contemplados no plano de expansão da educação profissional do Governo Lula e, agora, do Governo Dilma. Há 100 anos eram apenas duas unidades do IFRN no RN, até 2005. De 2005 para cá já temos 19 unidades inauguradas e duas em construção (Parelhas e Lajes).
Esta iniciativa da deputada visa dar continuidade a luta por mais campus do IFRN no Estado. Em 2012, a deputada Fátima Bezerra apresentou requerimento de indicação ao ministro da Educação, na época Aloízio Mercadante, solicitando a construção de novas unidades nos municípios de Umarizal, Alexandria, São Miguel, Touros, Jucurutu e mais uma nova em Mossoró.
Votação
Ainda no plenário, Fátima reafirmou seu apoio e exigiu aprovação imediata do Projeto de Lei 2295/2000, que estabelece a jornada máxima de 30 horas semanais para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.