sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Lula passa de 45% para 47% Bolsonaro segue com 33%, aponta Datafolha


A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22),  mostra que o candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial. Em segundo lugar ficou Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) teve 7% e Simone Tebet (MDB), 5%. O levantamento foi encomendado pela Globo e pela Folha de S.Paulo.

Na pesquisa anterior do Datafolha, de 15 de setembro, Lula tinha 45%. Bolsonaro se manteve com 33%. Ciro e Tebet continuaram com 7% e 5%, respectivamente. Soraya Thronicke (União Brasil) caiu de 2% para 1%.

Nos votos válidos, o ex-presidente conseguiu 50% (eram 48% na anterior).Foram entrevistados 6.754 eleitores em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro foi de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04180/2022.



Com apoio do vice-prefeito, vereador e demais lideranças, Francisco do PT faz campanha em Montanhas


O deputado estadual Francisco do PT pegou estrada nesta quinta-feira (22) para participar de atividades de campanha na região Agreste. 

Em Montanhas, o candidato à reeleição para deputado estadual caminhou ao lado do vereador Eduardo e do professor Jailson (liderança local). Após, visitou o vice-prefeito Toinho do PT, que o apoia.

Antes, Francisco do PT esteve em Nova Cruz participando de reunião com o PT e lideranças políticas regionais. Pela manhã, o petista prestou contas da atuação do seu mandato em evento para aposentados do SINTE/RN.



Concurso da Assembleia Legislativa: "Consulte o seu local de prova"


Está chegando o dia para a aplicação das provas do concurso público para se tornar servidor da Assembleia Legislativa do RN. Com o total de 47 vagas, o certame será realizado no próximo domingo (25) nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.

No total, serão 55 locais destinados à realização de provas, sendo 46 em Natal, quatro em Mossoró, três em Caicó e dois em Pau dos Ferros. Os candidatos inscritos podem consultar o local da prova no site do Instituto AOCP – https://www.institutoaocp.org.br/concurso.jsp?id=421.

De acordo com o edital, as vagas disponibilizadas no certame são as seguintes: Processo Legislativo (nível superior em qualquer área) – 10 vagas; Arquitetura (graduação na área) – 1 vaga; Contabilidade (graduação em Ciências Contábeis) – 3 vagas; Engenharia Civil (graduação) – 1 vaga; Engenharia Elétrica (graduação na referida área) – 1 vaga; Medicina (graduação em Medicina e especialização em Cardiologia) – 1 vaga; Administração (graduação na área) – 3 vagas; Tecnologia da Informação (graduação na área ou qualquer curso superior com pós-graduação em TI) – 4 vagas.

Os salários variam de acordo com os cargos, podendo chegar até R$ 8,3 mil, e há reserva de 20% das vagas para pessoas negras, seguindo recomendação para cumprimento da Lei Estadual 11.015/2021. O concurso tem validade de um ano, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.




Ganhador do prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez pede que ciro desista e apoie Lula: "O que está em jogo é o fascismo e a democracia"


Líderes da América Latina fizeram um apelo ao candidato à Presidência do PDT, Ciro Gomes, para que ele deixe a corrida ao Palácio do Planalto e apoie o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pedido foi feito em uma carta aberta assinada por nomes como o do ex-presidente do Equador, Rafael Correa, e pelo argentino Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do prêmio Nobel da Paz de 1980.

O pedetista está sendo pressionado, inclusive por colegas do partido, para que reconsidere sua postura na disputa presidencial e endosse o petista, seu ex-aliado e atual desafeto.

O texto, escrito em espanhol, é intitulado “Carta aberta a Ciro Gomes: o que precisa ser feito para deter Bolsonaro”. Direcionado diretamente ao pedetista, os líderes latino-americanos se dizem “perplexos” com a insistência em manter sua candidatura à Presidência em uma disputa que classificam como “ponto de virada histórico”.

O texto, que chama Ciro de “lutador pelas boas causas do povo brasileiro”, justifica o pedido a Ciro alegando que o pleito desde ano não se resume a uma disputa entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas sim “entre o fascismo e a democracia”.

Estagnado nas pesquisas eleitorais com 7% das intenções de voto, Ciro tem sido alvo de ofensivas para que repense sua candidatura à Presidência e apoie Lula contra Bolsonaro. Os apelos são feitos até mesmo dentro do próprio partido. Membros históricos do PDT, inclusive, pedem para que o ex-ministro cesse os ataques contra o petista, já que a postura tem sido vista por correligionários como uma ajuda a Bolsonaro.

Nesta semana, o ex-deputado e pedetista histórico Haroldo Ferreira pediu o afastamento do diretório nacional do PDT e da vice-presidência da Fundação Leonel Brizola por conta da postura de Ciro. Ferreira defende que o partido apoie, já no primeiro turno, Lula, quem classifica como o único candidato viável da oposição contra Bolsonaro.

O agora ex-dirigente nacional do PDT critica Ciro por fazer uma campanha “odiosa” contra o ex-presidente. Ele atribui a estratégia ao marqueteiro João Santana, que foi responsável pelas campanhas bem sucedidas de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Contratado pelo pedetista no ano passado, o marqueteiro tem sido criticado internamente por aliados de Ciro.

— Nós aprovamos Ciro Gomes para ser candidato a presidente. Porém, a partir de um determinado ponto, Ciro puxa o João Santana para ser seu marqueteiro, e aí começam as surpresas. Essa não é uma campanha baseada na história e legado do PDT, mas na desconstrução de Lula, com ataques pessoas, familiares — diz Ferreira, que completa: — É uma campanha odiosa. A estratégia é ruim e a tática é suicida.

O Globo




Ex-governadora Rosalba Ciarlini declara apoio a governadora Fátima Bezerra

 


Na reta final do período de campanha eleitoral, uma das maiores lideranças de Mossoró e do estado, a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP), anunciou, nesta quinta-feira (22), o seu apoio à candidatura de Fátima Bezerra na disputa pelo Governo do Estado do RN.

O apoio foi celebrado nas redes sociais pela candidata à reeleição, que através das redes sociais agradeceu a parceria de Rosalba, que além de governadora já foi senadora e prefeita de Mossoró.

“Quero agradecer à ex-governadora, ex-senadora e ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, por nos apoiar nesta eleição”, disse Fátima Bezerra, que completou: “Este posicionamento expressa o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para manter o RN no rumo certo e avançarmos cada vez mais! Obrigada!”.

Na cidade de Mossoró, Rosalba tem como principal adversário político atualmente o prefeito da cidade, Allyson Bezerra (SDD), que apoia o candidato do próprio partido, Fábio Dantas.

Novo Notícias