quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Vereador Felisberto acompanha visita técnica para instalação de bomba na Sussuarana I


O Vereador Felisberto esteve acompanhando a visita Técnica da equipe da Funasa, na Comunidade Sussuarana 1 em Parelhas.

Lá será instalado um sistema de bomba completa, com uma emenda do Deputado Federal General Girão, solicitado pelo grupo do Vereador Felisberto

O Deputado Federal General Girão já destinou mais de 3 milhões em emendas para Parelhas desde 2019.



SANTANA DO SERIDÓ: "Secretario de saúde voa em céu de brigadeiro e poderá ser indicado vice-prefeito"


Não é segredo pra ninguém que o atual secretário de saúde da simpática Santana do Seridó, vem se destacando a frente de uma das pastas mais importante da cidade.

Neilton Lima tem realizado um trabalho diferenciado, e isso tem feito com que a população santanense o cubra de elogios.

Meu cãozinho Luck deu uma passeado por lá e chegou me dizendo que o secretário tem sido aplaudido de pé por onde passa, devido o trabalho realizado a frente da pasta.

O jovem político, foi candidato a vereador na última eleição e quase chega lá, ficando na primeira suplência. Porém, comenta-se que o seu trabalho deve ser levado para outras esferas do município e que o melhor caminho, não será a câmara,  mas a sede do governo, como candidato a vice-prefeito em 2024.

"Competência ele tem de sobra. está provando isso como secretário de saúde" 

Foi o que meu cãozinho Luck ouviu de um morador da cidade.





ÓTIMA NOTÍCIA: "Parelhas ganhará agência da Caixa Econômica Federal"


O Blog do Marcos Dantas noticiou agora a pouco, que a cidade de Parelhas receberá uma agência da Caixa Econômica Federal.

O Blog desta ainda não se tratar apenas de um posto de atendimento, mas sim uma agencia completa, como as de Currais Novos e Caicó.

Além de Parelhas, Lagoa Nova também será beneficiada com uma agência!

Ótima notícia!



Pré-candidatura de Dr. Tiago a deputado federal tem chances reais de vitória


Caso o médico e prefeito de Parelhas Dr. Tiago Almeida se decida por ser candidato a deputado federal nas próximas eleições, terá chances reais de vitória, dentro da nominata que está sendo montada pelo seu partido, o PSDB.

Atualmente o PSDB não tem nenhum deputado federal com mandato o que torna a disputa igualitária por uma das 8 vagas ao congresso.

Com o peso eleitoral do partido em todo o estado, o PSDB fará com certeza um federal nas próximas eleições, e o nome deverá ser o do prefeito de Parelhas que vem se destacando a frente da gestão municipal e tem um vasto conhecimento em todo estado.

É aguardar o mês de Abril, data limite para quem for candidato deixarem seus cargos.

As informações são do Blog do Pássaro




PARELHAS: "Prefeitura segue cronograma e pagamento dos servidores começou hoje(26)"


Seguindo rigorosamente o cronograma estabelecido para 2022, o Município de Parelhas informa que dia 26/01, iniciou o pagamento da folha salarial dos servidores do Município.

Conforme estabelecido, nesta quarta-feira será realizado o pagamento dos servidores lotados na Saúde;
Dia 27/01 será todos os servidores das demais secretarias e do PAI, e dia 28/01 todos os servidores que estão lotados na secretaria de Educação.



PSDB articula chapa com até 12 candidatos a reeleição no RN


Os presidentes estaduais do PSDB e PL, o deputado estadual Ezequiel Ferreira e o deputado federal João Maia, respectivamente, retomam hoje o diálogo político para formação de um “chapão” para a disputa de cadeiras na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados nas eleições deste ano.

“O PSDB está iniciando uma série de conversas e os deputados pretendem sim formar uma grande nominata com 25 nomes e a ideia é aumentar a bancada na Assembleia”, diz Ezequil Ferreira.

Atualmente com uma bancada de cinco deputados – Gustavo Carvalho, José Dias, Raimundo Fernandes, Tomba Farias e o próprio Ezequiel Ferreira, que também preside a Assembleia, o PSDB tenta trazer para os seus quadros os três deputados do Partido Liberal – George Soares, Kleber Rodrigues e Ubaldo Fernandes, além de já ter como certa a filiação do deputado Albert Dickson (Pros).

“Com força no segmento evangélico, o deputado Albert Dickson, sempre é bem votado na capital e no interior e vai assinar a ficha de filiação dos tucanos”, reforçou Ferreira, a respeito da composição do chamado “chapão” com 17 candidatos a deputado e oito canditadas à deputada, garantido o mínimo exigido de 30% para mulheres pelas regras eleitorais.

Ezequiel Ferreira diz que o PSDB “também acredita no potencial e na capacidade das mulheres para contribuir em 2022. Ainda neste semestre, o partido vai realizar um evento para mulheres no Oeste Potiguar. A data e a cidade estão sendo definida”.

Segundo ele, o partido está conversando com deputados de outras legendas, especula-se que estão foco a deputada Eudiane Macedo, a única parlamentar do partido Republicanos na Assembleia e com pelo menos dois dos três deputados do PSD – Vivaldo Costa e Jacó Jácome.

Todas as conversas em torno das filiações, segundo o presidente do PSDB, levará em conta a chamada ‘janela partidária’, período entre 3 de março e 1º de abril, em que deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

O deputado João Maia já havia antecipado à TRIBUNA DO NORTE no dia 18, que estava aguardando apenas a recuperação do deputado Ezequiel Ferreira, que fora acometido de Covid-19 e Influenza e já há cinco dias estava recuperado  e despachando no gabinete da presidência da Assembleia, a fim de que ambos voltassem a conversar sobre a formação do chapa proporcional. “Na verdade nós temos um deadline (prazo final) pra isso, até 30 de março para concluir essa conversa”, dizia ele.

O presidente dos tucanos informou, ainda, que a presidente da União dos Vereadores e Vereadoras do Rio Grande do Norte (UVERN), Larissa Rosado deve concorrer a uma cadeira de deputada federal, enquanto sua mãe, a ex-deputada Sandra Rosado, “vem mostrando disposição em retornar à Assembleia Legislativa”. Para a Câmara Federal, a chapa contará com o reforço do vereador natalense Kleber Fernandes, que já insinuou sua pré-candidatura nas redes sociais.

Ezequiel Ferreira estimula a pré-candidatura das duas, considerando que Mossoró é o segundo maior colégio eleitoral do Estado – tinha 176.931 eleitores até dezembro de 2021, último número oficialmente divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Nomes novos como a influente digital Leila Maia, idealizadora dos projetos “RN Saudável” e “Ponte da Vida” também já acertou sua filiação. Ela tem hoje mais de 61 mil seguidores só no Instagram”, avisou.

Ele também citou a empresária Adriana Pessoa, que tem atuação no Agreste Potiguar e foi segundo lugar na eleição de Passa e Fica, “só com comícios virtuais poderá ser um nome”. A médica Tássia Veríssimo, que foi prefeita do PSD em João Dias no Alto Oeste Potiguar, assegurou Ferreira, “está vindo somar com o PSDB. Ela hoje atende como médica em Parnamirim e é esposa do ex-deputado Carlos Augusto Maia”.

Tribuna do Norte




Vacinação derruba em mais de 4x a taxa de letalidade da Covid-19

 


Levantamento do Comitê de Especialistas da Sesap aponta queda da letalidade pela doença com avanço da imunização

A vacinação vem se evidenciando cada vez mais importante no combate à Covid-19, a partir da análise dos dados da pandemia. Um estudo do Comitê de Especialistas para o Enfrentamento da Pandemia pela Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforça essa situação.

De acordo com a análise, a comparação entre as taxas de letalidade do atual momento da pandemia no Rio Grande do Norte e a primeira onda, em 2020, aponta para um índice 4,7 vezes menor nesta onda. Caso os índices fossem iguais, 505 vidas a mais teriam sido perdidas este ano para a Covid-19.

Segundo o levantamento feito pelo Comitê e a avaliação dos dados feita pelo professor Ângelo Roncalli, na atual onda (dez/2021 a jan/22) no RM foram registrados 21.956 casos de Covid-19 e 133 óbitos, com uma letalidade de 0,6. Importante salientar ainda a subnotificação de casos, diante da dificuldade para realização de testes, como apontam relatos públicos. Se a terceira onda tivesse ocorrido nas mesmas condições da primeira (maio a julho de 2020), quando não havia vacina disponível, o número de óbitos chegaria a 638.

O estudo concluiu também que se a terceira onda estivesse ocorrendo nas condições iguais às da segunda (março a julho de 2021), quando a campanha de vacinação estava em velocidade longe da ideal, o total de óbitos seria de 400, ou seja, 267 óbitos a mais.

“Os dados são muito claros em mostrar como a vacinação tem um papel fundamental. No momento atual, com a chegada da variante Ômicron, temos uma taxa de letalidade muito baixa quando comparada às taxas das outras ondas, apesar de vermos um quantitativo de infecções muito alto. Atribuímos esse quadro à vacinação, porque as pessoas que estão hoje sendo hospitalizadas com quadros graves não estão vacinadas ou estão com seu ciclo vacinal incompleto, faltando a segunda ou a terceira dose, que é muito importante para fazer um papel protetor contra a nova variante. Então fica o alerta para as pessoas se vacinarem e se protegerem, pois as pessoas vacinadas que contraem a covid estão desenvolvendo as formas leves da doença, sem necessidade de serem hospitalizadas”, explicou Janeusa Souto, professora titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN e integrante do Comitê de Especialistas.

A professora defende, ainda, a importância do passaporte vacinal como forma de incentivar a vacinação junto à população que ainda não tomou as doses ou não completou o esquema vacinal. “A cobrança do passaporte vacinal deve ser vista como uma política de saúde pública, no sentido de estimular a população não vacinada a buscar a vacinação e se proteger, é um direito coletivo à saúde e essencial ao controle da pandemia”, ressaltou.


Daltro Emerenciano




O "a gente engole depois cospe" travou aliança entre bacuraus e petistas


O diálogo entre os auxiliares mais próximos da Governadora Fátima Bezerra, é que as negociações em torno da formação da chapa governista com o MDB emperraram.

As últimas movimentações da oposição sinalizam em outra direção. É que os setores xiitas da esquerda não concordam com essa aliança como a deputada federal Natália Bonavides, o Senador Jean-Paul Prates e a deputada Estadual Isolda Dantas que foi autora do ataque mais feroz contra o MDB: “A gente engole, mas depois cospe”.

Robson Pires



Eles negam até a morte...



Tanto o Prefeito de Natal (RN) Álvaro Dias como o pré-candidato a deputado federal Henrique Eduardo negam que tenham participado de qualquer conversa em torno da formação de uma chapa de oposição a Fátima Bezerra:

Carlos Eduardo – Governador

Benes Leocádio – Vice

Rogério Marinho – Senador

Robson Pires