quarta-feira, 22 de abril de 2020

ATUAÇÃO: "Deputado Francisco do PT solicita que recursos do Programa Nota Potiguar sejam utilizados no combate ao Corona Vírus"

O deputado estadual Francisco do PT apresentou, nesta quarta-feira (22), um requerimento onde solicita que o Governo do Estado direcione recursos do programa Nota Potiguar, para as ações de combate ao coronavírus.

   O documento direcionado à governadora Fátima Bezerra, ao secretário de Planejamento e Finanças, José Aldemir Freire e ao secretário da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, argumenta que a grave da pandemia necessita da utilização de recursos variados e esta seria uma fonte importante.

   “Caso o nosso requerimento seja atendido pelo governo, acredito que os potiguares ganharam um motivo a mais para pedir o CPF na nota, na hora de suas compras”, afirmou o deputado Francisco do PT.

PARELHAS: "Vereador Frank Professor agradece ao prefeito Alexandre e a secretária Mocinha por atender seu ofício que pediu a distribuição da merenda escolar"

A prefeitura municipal de Parelhas está fazendo a entrega de kits de alimentação aos alunos da rede pública municipal.

A ação é fruto de um ofício dirigido a atua gestão, através da Secretaria Municipal de Educação, pelo Vereador Frank Professor, do Partido dos Trabalhadores.

Serão beneficiados mais de dois mil alunos, que estejam matriculados em escolas da rede municipal de ensino.

O vereador Frank Professor agradeceu a secretária por atender seu ofício e parabenizou o prefeito Alexandre Petronilo pela ação.

"Fico muito feliz por a prefeitura está atendendo um pedido nosso, esse é meu papel como vereador, cuidar para que em tempos de crise, o poder público possa chegar as pessoas que mais precisam. E aqui quero deixar o meu agradecimento ao prefeito Alexandre e a secretária Mocinha, por atender o nosso pedido. Muitas vezes a merenda escolar é o único alimento que alguns estudantes dispõem." Destacou o vereador Frank, autor do Ofício 067/2020

LEI DA MORDAÇA: "Desde que tomou posse, Nelson Teich não deu entrevista e suspendeu coletiva sobre Covid-19"

Desde que tomou posse, na sexta-feira (17), o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, não deu nenhuma entrevista e suspendeu, também, as coletivas diárias com informações técnicas sobre a atuação do governo. Essas entrevistas são importantes para que os brasileiros, o país possa acompanhar a situação da Covid-19, as providências que estão sendo tomadas para enfrentá-la e os problemas que precisam ser ultrapassados.
O novo ministro da Saúde não apareceu em público nesta segunda. Nelson Teich foi visto em uma rápida imagem, feita pelo repórter cinematográfico Fernando Rodrigues, saindo da garagem do ministério. Ele foi para uma reunião no Palácio do Planalto onde, segundo fontes do governo, conversou sobre um possível substituto para o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo. Dentro do ministério, os técnicos ainda não sabem o que acontecerá com a equipe.
Blog do Seridó

PARELHAS: "Emenda de R$ 250.000,00 do Senador Jean Paul(PT), é autorizada e será investida na saúde"



Na última sexta-feira(17), a bancada do Partido dos Trabalhadores de Parelhas, recebeu um ofício do gabinete do senador da república Jean Paul Prates(PT), onde comunica que a emenda de R$ 250.000,00(Duzentos e cinquenta mil reais), articulada pelo deputado Francisco do PT, juntamente com o vereador Frank Professor, Messias Medeiros e a vice prefeita Nazilda Tavares, foi autorizada para pagamento.

Sendo assim, esse dinheiro destinado a saúde de Parelhas, deverá ser usado no combate ao Corona Vírus, ajudando a gestão nesse momento crítico em que se encontra o sistema de saúde brasileiro.

O comunicado foi feito pelo Vereador Frank em suas redes sociais.




NÃO É TÃO LIXO ASSIM: "Globo ignora furos jornalísticos da CNN"


No programa desta semana, o colunista de TV Ricardo Feltrin comenta a atitude da Globo e da GloboNews, que "esconderam" dois furos jornalísticos da CNN Brasil: 

A gravação da trama de Osmar Terra e Onyx Lorenzoni para derrubar Luiz Henrique Mandeta do Ministério da Saúde e o ataque de Bolsonaro a Rodrigo Maia. 

Para que isso? 

Veja o vídeo:



Defendida por Trump e Bolsonaro, cloroquina não funciona para coronavírus, diz estudo do EUA

Um medicamento antimalárico que o presidente Donald Trump anuncia como tratamento para o novo coronavírus não demonstrou funcionar contra a COVID-19, de acordo com uma extensa análise de seu uso em hospitais de veteranos nos EUA.
Segundo os pesquisadores, houve mais mortes entre aqueles que receberam hidroxicloroquina do que aqueles que receberam tratamento padrão.
O estudo norte-americano não foi um experimento rigoroso, mas com 338 pacientes é a análise mais extensa até o momento da hidroxicloroquina acompanhada ou não do antibiótico azitromicina contra a COVID-19, a pandemia que até terça-feira havia matado mais de 171 mil pessoas em todo o mundo.
O estudo foi publicado em um site para pesquisadores e foi submetido ao New England Journal of Medicine, mas não foi revisado por outros cientistas. O estudo foi financiado por doações dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e da Universidade da Virgínia.
Os pesquisadores analisaram registros médicos de 368 veteranos do sexo masculino hospitalizados com coronavírus confirmados nos centros médicos da Veterans Health Administration que morreram ou receberam alta até 11 de abril.
Aproximadamente 28% dos que receberam hidroxicloroquina além dos cuidados habituais morreram, contra 11% daqueles que receberam apenas cuidados de rotina. Aproximadamente 22% dos que receberam o medicamento além da azitromicina também morreram, mas a diferença com esse grupo e atendimento padrão não foi considerada ampla o suficiente para descartar outros fatores que podem ter afetado a sobrevida.
A hidroxicloroquina também não fez diferença na necessidade de um respirador artificial.
Os pesquisadores não monitoraram os efeitos colaterais, mas observaram que a hidroxicloroquina pode ter danificado outros órgãos. Há muito que se sabe que a droga tem efeitos colaterais potencialmente graves, incluindo a alteração dos batimentos cardíacos de maneira a causar morte súbita.
No início deste mês, cientistas no Brasil interromperam parte de um estudo com hidroxicloroquina após o desenvolvimento de problemas no ritmo cardíaco em um quarto das pessoas que receberam mais do que as duas doses de teste. Assim como Trump, o presidente Jair Bolsonaro também é um entusiasta do medicamento.
Brasil 247

GRIPEZINHA: "Prefeito de Manaus chora e pede ajuda: "O Amazonas pede socorro"

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM​), diz que a capital do Amazonas já não vive uma emergência, mas um estado de calamidade. A cidade tem, até o momento, 1.809 casos de contaminação pelo coronavírus, além de 163 óbitos. O estado tem taxa de ocupação de 91% de seus leitos de UTI, cálculo que Virgílio considera exageradamente otimista.
O tucano revela ao Painel uma outra conta com a qual ele afirma ter ficado assombrado: no domingo (19), 17% (ao menos 20 indivíduos) das 122 pessoas enterradas em Manaus morreram em suas casas. Na segunda (20), a taxa subiu para 36,5% (ao menos 38 pessoas) dos 106 mortos. “São números que mostram o colapso. Estamos chegando no ponto muito doloroso, ao qual não precisaríamos ter chegado se tivéssemos praticado a horizontalidade da quarentena, no qual o médico terá que se fazer a pergunta: salvo o jovem ou o velho? “, diz. “Estamos em ponto de barbárie.”
Nem todos os casos de mortos citados pelo prefeito receberam até o momento a confirmação de terem relação com o coronavírus. No entanto, Virgílio afirma acreditar que, sim, a contaminação pelo Covid-19 seria o motivo.
Virgílio reuniu-se nesta segunda-feira (20) com o vice-presidente, Hamilton Mourão, para apresentar as demandas da cidade na pandemia. Pediu aparelhos de tomografia, profissionais treinados, equipamentos de proteção individual e remédios. “O Tamiflu (nome comercial do oseltamivir) estamos dando contado”, diz.
“O Amazonas pede socorro. SOS Amazonas. Aceitamos voluntários, médicos, aparelhos que estejam em bom funcionamento ou novos”, completa. Ele afirma que escreverá uma carta aos líderes do G20 solicitando ajuda.
Virgílio diz ter aproveitado o encontro para desabafar contra Jair Bolsonaro. Ele, cujo pai, o senador Arthur Virgílio Filho, teve o mandato cassado pela ditadura militar, revoltou-se com a presença do presidente no ato pró-golpe militar de domingo (19).
“Não podia deixar de condenar o presidente participar de um comício, aglomerando, e ainda por cima tecendo loas a essa coisa absurda que foi o AI-5. Cassou meu pai, cassou Mário Covas, pessoas acima de quaisquer suspeitas, e que serviam o país”, diz.
“É de extremo mau gosto o presidente participar de um comício, insistentemente contrariando a Organização Mundial da Saúde e os esforços que fazem governadores e prefeitos”, afirma Virgílio. “Bolsonaro toca diariamente nas minhas feridas.”
Segundo Virgílio, Mourão ouviu calado.
Horas depois do desabafo, Bolsonaro voltaria a incomodar o prefeito ao dizer que não é coveiro após ter sido perguntado pela Folha sobre o número aceitável de mortes por coronavírus.
“Queria dizer para ele que tenho muitos coveiros adoecidos. Alguns em estado grave. Tenho muito respeito pelos coveiros. Não sei se ele serviria para ser coveiro. Talvez não servisse. Tomara que ele assuma as funções de verdadeiro presidente da República. Uma delas é respeitar os coveiros”, afirma Virgílio. Ao falar sobre esses funcionários, começou a chorar.
“Não fui criado sob essa lógica do ‘homem não chora’. Nessa crise tem acontecido isso. Às vezes, consigo controlar. Não que precisasse controlar. Muitas vezes, não consigo”, afirma.
Sobre as valas que têm sido abertas pela prefeitura para comportar o aumento do número de corpos, o prefeito diz que estão sendo usadas retroescavadeiras para dar conta do serviço.
“Tem ali o retrato da família, põe o retrato da pessoa para poder ser homenageada em 2 de novembro [dia de finados], para não ficar aquela coisa que me lembra a ditadura militar, em que a família sabe que morreu mas não sabe onde está o corpo. É um trabalho incessante para evitar o caos funerário”, diz Virgílio.
Segundo ele, os caixões serão colocados próximos uns aos outros, “bem juntos”, mas ressalta que haverá separação entre as valas.
PAINEL / FOLHAPRESS

TOMA LÁ, DÁ CÁ: "Após fechar com PP, Republicanos, PSD e PL, Bolsonaro vai conversar com MDB e DEM nesta quarta e quinta"

Jair Bolsonaro chamou para conversar os presidentes do DEM, ACM Neto, e do MDB, Baleia Rossi, registra a imprensa nacional.
O encontro do presidente com Baleia está marcado para esta quarta (22), e a reunião com o prefeito de Salvador, para quinta (23).
Por ora, os dois partidos estão fora das negociações por cargos de segundo escalão.
Já o PP, Republicanos, PSD e PL fecharam com o presidente indicações para cargos de segundo escalão e se comprometeram com uma fidelidade maior nas votações e trabalhar diretamente com a coordenação política do planalto.
BG