terça-feira, 14 de maio de 2024

Pré-candidatura da oposição tem tirado o sonho de prefeito da região do Seridó


Uma pré-candidatura a prefeitura de uma pequena cidade da região do Seridó, tem causado insônia ao atual prefeito, que quer porque quer fazer sua sucessão.

De acordo com informações, a oposição vem crescendo assustadoramente, e o mandatário já está de pé inchado de tanto andar, tentando reverter o quadro.

Denúncias de abandono das principais comunidades rurais da cidade batem diariamente a porta do prefeito, que quanto mais fala, mas a população desacredita.

A pré-candidatura da gestão até que é boa, mas vem derretendo dia após dia, enquando que a da oposição ocupa cada vez mais espaço, ganhando a simpatia e a confiança dos eleitores.

Faltando pouco mais de 5 meses para as eleições, o cenário começa a dá sinais de mudanças.

Quem tem ouvidos pra ouvir, ouça...




Lula tenta unir o país enquanto os perversos sabotam seus esforços


Critica-se Lula por não ter promovido até agora a união nacional, deixando de lado as diferenças com seus adversários. Ora, é o que ele mais tem se esforçado por fazer desde que montou seu governo com ministros de variadas tendências políticas. Tem de tudo ali.

Lula convive com um Congresso hostil de maioria conservadora. É impossível dizer que ele não conviva bem. No Congresso, seu maior desafeto é Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, que, na prática, opera como se fosse uma espécie de primeiro-ministro.

Lira disse outro dia que o Brasil vive hoje um regime semipresidencialista. Só não disse, por modéstia que não tem, mas esperteza que lhe sobra, que no atual regime semipresidencialista o primeiro-ministro é ele. Deixará de ser em fevereiro próximo.

Em cerimônia na semana passada, em Alagoas, que contou também com a presença de Lula e do senador Renan Calheiros (MDB-AL), Lira foi vaiado estrepitosamente. É um aliado de Calheiros que governa Alagoas. Um filho de Calheiros é ministro de Lula.

Lula reprovou as vaias a Lira, passou um carão na multidão, e disse que Lira e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, o têm ajudado muito. Disse que os dois cumprem muito bem os seus papéis, e que é obrigação do governo procurar entender-se com o Congresso.

Isso não prova que Lula, a seu modo, empenha-se em promover o que chamamos de união nacional? Quando nada porque ele está em minoria no Congresso. Mas se fosse um incendiário, iria para o confronto, apelando diretamente aos brasileiros.

A tragédia no Rio Grande do Sul, pelo que se vê, uniu o país em torno de uma grande causa – o socorro às vítimas e a reconstrução do estado quando as águas voltarem ao seu leito natural. Quando, no passado, se viu um governo, como este, atuar com tanta presteza?

Na contramão do país, uma minoria, que Lula definiu como “perversa”, torpedeia a união recém-conquistada. O provável é que a união se desfaça mais adiante, mas não por culpa de Lula. Enquanto não se desfaz, está sendo boa para o país.

À extrema-direita – você sabe de quem falo -, não interessa união, nem em uma hora grave como esta. Daí o festival de notícias falsas que ela produz e dissemina. O fascismo é um animal tinhoso. Pode perder, mas sempre sobrevive e quer voltar.

Contra ele, não se pode baixar a guarda em momento algum. De resto, o fascismo está em alta em grande parte do planeta, dos Estados Unidos à Europa, da Ásia ao Oriente Médio, onde a única democracia que existe por lá está em processo avançado de decadência.

Blog do Noblat




Governadora discute investimentos em transição energética em Amsterdã


A presidente do Consórcio Nordeste, governadora Fátima Bezerra, participou neste domingo (12) em Amsterdã, Holanda, de reunião preparatória da II Missão Internacional do Consórcio Nordeste junto às delegações dos demais estados, além de SUDENE, APEXBRASIL, BNDES e Itamaraty. Os governadores Jerônimo Rodrigues (BA), Elmano Freitas (CE), Paulo Dantas (AL), Fábio Mitidieri (SE) e o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, participaram desse primeiro encontro.

A missão oficial para Europa visa atrair novos investimentos e tem como foco a transição energética com a inserção de novas fontes renováveis, com destaque para o hidrogênio verde e implementação do fundo caatinga.

Na oportunidade, cada ente apresentou os caminhos traçados para as apresentações que acontecerão entre os dias 12 e 18 de maio, na II Missão Internacional, que passará, além de Holanda, por  Bélgica é Alemanha.

“Vamos juntos posicionar estrategicamente o Rio Grande do Norte e o Nordeste nesse novo mercado mundial. Será um espaço de abertura de caminhos e diálogos”, disse a governadora Fátima Bezerra e presidenta do Consórcio Nordeste.

A Missão será liderada por governadores e secretários de Estado do Nordeste, representantes do Consórcio Nordeste e da Apex Brasil, Sudene, BNDES, Itamaraty e suas respectivas equipes.

“Será uma excelente oportunidade para o Estado do Rio Grande do Norte apresentar

seus projetos e diferenciais competitivos voltados ao desenvolvimento da infraestrutura para produção, armazenamento, transporte e comercialização de hidrogênio e amônia verde”, ressaltou o secretário adjunto da Sedec Hugo Fonseca.

Missão oficial

Durante a missão oficial na Europa, os representantes do Consórcio Nordeste iniciarão a jornada participando da World Hydrogen Summit, na cidade de Roterdã, na Holanda. O evento é considerado o maior e mais sênior encontro global sobre hidrogênio e sua cadeia de valor. Há ainda agendas em Amsterdã, capital do País.

De lá, as delegações seguirão para Bruxelas e Berlim, onde se reunirão com membros da Comissão da União Europeia, incluindo o vice-presidente-executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič, para debater pautas ambientais de relevância para o Nordeste e o Brasil.

O foco das discussões ambientais durante toda a missão na Europa serão projetos de energia renovável e hidrogênio verde e o Fundo Caatinga.

Participaram da reunião pela delegação do Governo do RN a diretora-presidente da Potigás, Marina Melo, o diretor-presidente da Caern, Roberto Sérgio, e o secretário-adjunto da SEDEC, Hugo Fonseca.



SEM TRÉGUA: "Chuva intensa no RS destrói rua de Gramado"


As enchentes não dão trégua no Rio Grande do Sul. A Rua Henrique Bertoluci, no bairro Piratini, município de Gramado ficou destruída depois que a chuva atingiu a cidade.

A prefeitura informou que desmoronamento ocorreu em consequência de uma infiltração causada pela água. Com isso, o asfalto cedeu.

Ainda de acordo com a administração municipal, a Defesa Civil havia avisado do risco e os moradores tinham sido evacuadosQuase mil pessoas, de seis bairros da cidade, tiveram de deixar suas residências por causa das chuvas. Dessas, 751 estão em casas de familiares e amigos e 223 estão desabrigadas.

O alerta para evacuação atingiu 16 pontos do município, quatro estão em monitoramento permanente: Bairro Três Pinheiros, bairro Piratini, loteamento Orlandi e condomínio Alphaville.

Gramado já registrou sete mortes até o momento. Uma família foi vítima de soterramento: Kaique Andriel Ludvig Santos, 13, o padrastro Silvio Antônio Pellicioli, 47, e a mãe Nitiele Ludvig, 36 anos. Além deles, Noeli da Rosa Duarte, 56, Rudimar Branchine, 62, Matilde Verônica Zimmermann, 47, e Jocemar Zimmermann Branchine, 17 morreram.



UTILIDADE PÚBLICA: "Enem 2024 será em 3 e 10 de novembro; saiba quando se inscrever e veja todas as datas"


Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado em 3 e 10 de novembro. O cronograma completo foi divulgado no edital da prova, na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União.

Os candidatos deverão se inscrever entre 27 de maio e 7 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Abaixo, confira as principais informações do exame:

Em que site fazer a inscrição? É só entrar na Página do Participante, em enem.inep.gov.br/participante.

Qual é o valor da taxa de inscrição? Ela custa R$ 85 e deverá ser quitada de 27 de maio a 12 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada.

Quais as formas de pagamento? A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.

Quem está isento da taxa precisa se inscrever no Enem? SIM! Mesmo quem conseguiu a isenção (como os alunos da rede pública) precisa se inscrever. Somente quem concluir a etapa de inscrição poderá fazer a prova.

Para que serve o EnemEle é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.

Quando as provas serão aplicadas? Em 3 e 10 de novembro.

Dados necessários e etapas da inscrição

Os principais passos para realizar a inscrição no Enem são:

  • Informe seus dados pessoais: Durante a inscrição, você deverá informar o número do CPF e a data de nascimento.
  • Preencha seus dados de contato: Forneça um endereço de e-mail único e válido, assim como um número de telefone fixo e/ou celular válido. O Inep poderá utilizar o e-mail cadastrado para enviar informações sobre o exame.
  • Escolha onde quer fazer a prova: Indique o estado e município onde deseja realizar o exame.
  • Língua estrangeira: Selecione a língua estrangeira (inglês ou espanhol) na qual realizará a prova.
  • Crie seu cadastro e senha: Utilize o endereço https://sso.acesso.gov.br/ para criar um cadastro e senha de acesso que irá utilizar na Página do Participante.
  • Anote a senha em um local seguro, pois você precisará dela para: gerar o boleto com a taxa, que o Inep chama de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança); realizar alterações nos dados cadastrais; acompanhar a inscrição e obter resultados e outras funcionalidades.
  • Verifique seus dados e anexe sua foto: Certifique-se de preencher corretamente todas as informações solicitadas, incluindo o Questionário Socioeconômico. Você também terá a opção de anexar uma foto atual, nítida e individual, seguindo as orientações fornecidas.
  • Confirme os dados e acompanhe a situação da inscrição: Após concluir a inscrição, verifique se todos os dados estão corretos.

Disciplinas e horários

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.

1º domingo: 3 de novembro

O candidato deverá fazer:

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas;
  • redação.

2º domingo: 10 de novembro

A prova trará:

  • 45 questões de matemática;
  • 45 questões de ciências da natureza.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

Cronograma completo

  • Inscrições: de 27/5 a 7/6/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 27/5 a 12/6/2024
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/5 a 7/6/2024
  • Solicitação de atendimento especializado: de 27/5 a 7/6/2024
  • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/6/2024
  • Recurso para pedidos negados: de 17/6 a 21/6/2024
  • Resultado do recurso: 27/6/2024
  • Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
  • Aplicação do Enem3 e 10/11/2024
  • Divulgação do gabarito: 20/11/2024
  • Divulgação do resultado: 13/1/2025

Fonte: G1