quarta-feira, 3 de abril de 2019

ACREDITE SE QUISER: "Sérgio Moro defende redução do imposto do cigarro"

Reportagem de Daniel Gullino e Amanda Almeida no Globo informa que o ministro da Justiça, Sergio Moro, defendeu nesta quarta-feira o grupo de trabalho criado por ele para analisar a redução de impostos de cigarros fabricados no Brasil. De acordo com Moro, a intenção é reduzir a compra de cigarros contrabandeados no Brasil, mas desde que isso não leve a um aumento geral do consumo. Esse aumento, no entanto, é justamente a preocupação que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, expressou nesta quarta.
De acordo com a publicação, o objetivo do grupo, segundo portaria publicada na terça-feira no Diário Oficial da União, é “diminuir o consumo de cigarros estrangeiros de baixa qualidade, e o contrabando e os riscos à saúde dele decorrentes”. O grupo será formado por representantes da Polícia Federal, Secretaria Nacional do Consumidor, Assessoria Especial de Assuntos Legislativos, Ministério da Saúde e Ministério da Economia. Daqui a três meses, eles terão de apresentar a Moro um relatório com conclusões.


Moro foi questionado sobre o assunto nesta quarta, durante audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O ministro garantiu, contudo, que o foco é a saúde pública, e que a ideia é apenas substituir os cigarros contrabandeados por brasileiros, completa o Jornal O Globo.


Nenhum comentário: