quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Mais carboidratos no café da manhã pode melhorar concentração, diz pesquisa da UFRN

Uma maior quantidade de carboidratos consumidos no café da manhã pode aumentar a capacidade de concentração. Foi o que concluiu uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conduzida pela estudante de Nutrição Helena Cristina Dantas.
O estudo avaliou a influência dos nutrientes de diferentes desjejuns sobre o desempenho de universitários em Testes de Atenção Concentrada (TEACO-FF), exames que calculam a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação, em um tempo predeterminado, diante de vários estímulos que tentam distraí-la.
Os testes foram aplicados em 55 alunos, sempre às 7h , em diferentes estados de alimentação. Refeições de variadas cargas glicêmicas – quantidades de carboidratos –, compostas por alimentos que faziam parte dos hábitos dos voluntários, eram previamente pesadas e acondicionadas de forma individual.
Os resultados apontaram que, quanto maior a quantidade de carboidratos no café da manhã, melhor o desempenho obtido pelos estudantes. “A informação fornecida pelo trabalho, a meu ver, é bastante aplicável à nossa rotina”, observa Helena Cristina Dantas. “Em situações especiais, como antes de provas de concursos, o indivíduo pode consumir um desjejum de alta carga glicêmica, objetivando uma melhora nos processos de atenção concentrada durante a prova”, exemplifica.

Nenhum comentário: