sábado, 15 de agosto de 2015

DILMA RECEBE APOIO DAS CENTRAIS SINDICAIS

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, defendeu ontem a presidente Dilma Rousseff (PT) e pediu aos movimentos sociais a ida à “rua entrincheirados, com armas na mão, se tentarem derrubar a presidente”. Durante o evento “Diálogo com Movimentos Sociais”, Freitas afirmou ainda que se houver “qualquer tentativa de atentado à democracia, à senhora, ou ao presidente Lula nós seremos um exército”.
Freitas, como os outros que o antecederam, fez duras críticas ao ajuste fiscal e ao mercado financeiro. “O mercado nunca deu e nunca dará sustentação ao seu governo. O povo dá sustentação ao seu governo”, disse. “Queremos também que governe com a pauta que ganhamos na eleição passada e não com recessão”, concluiu. Ontem, durante o ato, o Palácio do Planalto foi tomado por entidades em defesa do mandato da presidente Dilma Rousseff. O ato reuniu mais de mil representantes de 40 entidades sociais. A três dias de uma manifestação que promete ocupar pelo menos 200 cidades brasileiras pedindo seu impeachment, Dilma afirmou que é preciso “respeitar a regra do jogo”, preservar a democracia “custe o que custar” e fez questão de ressaltar que seu mandato vai até 2018.
Dilma Rousseff citou ainda Carlos Lacerda, jornalista e político contrário a Getúlio Vargas, para defender o estado de Direito. “A nossa democracia, para ser plena, além de respeitar o estado de direito, além de não cair nas palavras do Lacerda: (Getúlio) não deve ser eleito; se eleito, não deve ser empossado; se empossado, não deve governar; se governar deve ser apeado do governo. Essa é a trajetória do golpe”, disse.
A presidente afirmou que a para honrar a democracia é preciso entender que é preciso preservá-la e respeitar o adversário. “Não é ficar agradando. Eu brigo até a hora do voto depois eu respeito o resultado da eleição”, disse, citando ainda uma carta do Papa Francisco, enviada ao governo brasileiro durante a copa do mundo, que citava as três virtudes dos esportes que seriam necessárias na vida normal. Uma delas, o fair play. “O fair play é respeitar o resultado. Respeite e honre e seu adversário porque se você não respeitar o resultado não pode entrar no jogo”, afirmou.
Dilma também fez questão de ressaltar, como fez no dia anterior, durante o encerramento da Marcha das Margaridas, a data final de seu mandato: 31 de dezembro de 2018. Em entrevista à tevê SBT, na noite de quarta-feira, a presidente afirmou que “jamais cogitou renunciar”. Apesar das cobranças para que o governo cumpra as promessas de campanha, o tom durante a cerimônia foi de defesa do governo e contrário ao impeachment, e menos de “diálogo”.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: