quarta-feira, 17 de agosto de 2016

CURRAIS NOVOS: "Operação do MP combate fraudes e desvios de verbas na Câmara Municipal"

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP), por meio das Promotorias de Justiça de Currais Novos e com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Loan, destinada a desarticular associação de pessoas formada com o intuito de fraudar e desviar recursos da Câmara Municipal daquele município.
Participam da operação promotores de Justiça, policiais militares e oficiais de justiça no cumprimento dos mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal e na residência de alguns vereadores.
No curso da investigação, ficou evidenciada a existência de um esquema de desvio de dinheiro através da realização de empréstimos consignados para pessoas que não compõem o quadro de pessoal e nem prestavam serviços na Câmara Municipal.
Tais empréstimos tiveram início pelo menos no ano de 2013 tendo perdurado até meados de 2015.
Em razão dos elementos colhidos durante a investigação, restou demonstrada a materialidade e fortes indícios de autoria dos crimes de quadrilha/associação criminosa (art. 288, do Código Penal), peculato (art. 312, do Código Penal) e falsidade ideológica (art. 299 do CP).
O nome da operação é uma alusão à tradução da palavra empréstimo em inglês.

Nenhum comentário: