domingo, 27 de maio de 2018

POLÍTICA: "Pré-candidatura de Lula será lançada hoje no Brasil e exterior"

O Partido dos Trabalhadores (PT) fará, neste domingo (27), o lançamento da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República. Atos e manifestações ocorrerão em mais de 70 cidades brasileiras. Além de atos de lançamentos no exterior, como o marcado para Paris na Place du Trocadéro às 17h, horário local.
“Dia 27 estaremos nas praças, nas ruas, nos diretórios municipais, em carreatas e manifestações públicas para dizer que Lula é o candidato do PT. Vamos dizer ao Brasil que estamos com Lula. Lula é nosso candidato a presidente”, convocou a presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann.
O ex-presidente Lula é mantido preso político na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, desde 7 de abril. A indicação da pré-candidatura  foi aprovada por unanimidade no partido, em 25 de janeiro, um dia depois da condenação política do ex-presidente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre.
Na ocasião, o advogado Luiz Fernando Pereira, especialista em legislação eleitoral, afirmou em parecer que não há como impedir antecipadamente o registro da candidatura, que será feito em 15 de agosto. Segundo ele, a condenação criminal diz que a suspensão dos direitos políticos só tem efeito depois do trânsito em julgado. “Ou seja, o presidente está em pleno gozo dos direitos políticos”.
Os últimos acontecimentos reforçam a necessidade de combinar a luta pela liberdade com os movimentos de protestos contro o governo golpista, como a combativa paralisação nacional dos caminhoneiros.
Roberto Flávio

Nenhum comentário: