quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

TROFÉU CARA DE PAU: "Depois de ajudarem a incentivar golpistas, políticos de direita correm para as redes sociais pra condenar atos em Brasília"


Logo que a tentativa de golpe de estado fracassada chocou a parte sensata do país com as imagens de vandalismo na Praça dos Três Poderes políticos bolsonaristas correram para as redes sociais para condenar os atos.

Mas, sempre tem um “mas”, os políticos da direita potiguar logo encontraram formas de se realinhar com a tropa golpista.

Seja manifestando preocupação com os direitos humanos dos golpistas presos, seja se posicionando contra a intervenção federal no DF ou até mesmo contemporizando os atos terroristas com falsas simetrias com a esquerda.

Mas que fique claro: os políticos que serão citados a seguir ajudaram a incentivar o sentimento golpista a ponto de potiguares irem a Brasília participar do movimento, acamparem em portas de quarteis pedindo golpes e até ensaiarem organizando caravana para ir a Brasília no último domingo.

General Girão (PL) é o golpista mais entusiasmado. Desde que entrou na política ele se posiciona com um discurso extremista. Foi o único a ir ao 16 RI de Natal discursar. Chegou a prometer um “Papai Noel camuflado” na semana do Natal.

O senador Styvenson Valentim (Podemos) chegou a defender que as pessoas têm o direito de pedir a aplicação do artigo142 da Constituição Federal, cuja interpretação falaciosa do bolsonarismo permitiria uma intervenção militar. Frise-se que em nenhum trecho da constituição concede as forças armadas o status de tutoras do Estado Brasileiro.

Outro, este mais sutil, que ajudou a incendiar o sentimento golpista foi o senador eleito Rogério Marinho (PL) que sempre minimizou as falas absurdas de Jair Bolsonaro (PL) alegando que o e agora ex-presidente diz “verdades incomodas”.

Não adianta fingir. Cada um dos três a seu modo demonstrou simpatia com os golpistas e desapreço a democracia.

Blog do Barreto



Nenhum comentário: