quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Francisco do PT celebra Dia dos Professores e lamenta a morte de educador


Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado Francisco do PT dedicou seu tempo a múltiplas homenagens, celebrando o aniversário de Currais Novos e o Dia dos Professores, data em que também lamentou a perda de um "notável" educador potiguar.

Inicialmente, o parlamentar parabenizou o município de Currais Novos pelos 135 anos de emancipação política. Francisco do PT ressaltou a importância da cidade para o Estado, mencionando sua "forte tradição na área da mineração". O deputado também destacou a parceria de seu mandato com o município, resultando na conquista de cerca de R$ 4 milhões em investimentos por meio de emendas parlamentares e outras ações.

Na sequência de seu discurso, o representante do PT aproveitou para saudar os professores e professoras pela passagem de seu dia. Com orgulho, o deputado recordou sua própria trajetória na docência, iniciada aos 18 anos, em 1989, em Caicó. Ao longo de mais de duas décadas, atuou nas redes pública estadual e municipal de Natal, além da iniciativa privada. Francisco do PT citou o educador Paulo Freire, afirmando que "a atividade docente é uma atividade importante porque a educação transforma pessoas, muda pessoas, e essas pessoas podem mudar o mundo para melhor", reiterando sua homenagem a todos os profissionais da educação do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Em tom de pesar, Francisco do PT registrou a notícia do falecimento do professor de matemática Luiz Gonzaga Vieira Filho, ocorrido na terça-feira (14), sendo considerado uma "grande referência" pelo deputado. O parlamentar expressou profunda solidariedade aos familiares e amigos do professor Luiz Gonzaga, "cuja vida foi dedicada à formação de inúmeros professores de matemática na região do Seridó e em outras partes do país". Em nome da memória de Luiz Gonzaga, o deputado estendeu sua homenagem "a todos que exercem a nobre missão de educar".

Nenhum comentário: