quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

PARELHAS: "Antônio Linhares esbanja carisma, simpatia e simplicidade durante os festejos de São Sebastião"


Superintendente e sócio do Hospital Rio Grande, Antônio Linhares está em Parelhas, terra natal de sua esposa, Jayanne Linhares, onde participa dos tradicionais festejos do padroeiro São Sebastião, que acontecem entre os dias 10 e 20 de janeiro.

A presença de Linhares na cidade movimentou não apenas o calendário social e religioso, mas também agitou os bastidores políticos locais. Por onde passa, ele chama atenção pelo carisma, simpatia e simplicidade, sendo calorosamente recebido por famílias parelhenses tanto da zona urbana quanto da zona rural.

Genro de Boneca e Jaime, Antônio Linhares tem sido figura constante em encontros, visitas e conversas informais, o que tem alimentado especulações nos bastidores sobre uma possível futura pretensão política no município.

Fato é que, ao que tudo indica, Antônio Linhares — que em breve deverá receber o Título de Cidadão Parelhense — caiu nas graças do povo de Parelhas, consolidando seu nome como uma presença cada vez mais comentada na cidade.



PERGUNTAR NÃO OFENDE: " Se ninguém quer assumir agora o RN, por que tantos querem governar depois?"


A pergunta continua válida, mas o enquadramento precisa ser justo.

No Rio Grande do Norte, a eventual saída de Fátima Bezerra para disputar o Senado abre um cenário institucional específico. O vice-governador, Walter Alves, sinaliza que não pretende assumir o comando do Estado por razões legítimas de projeto político-partidário e pessoal. Trata-se de uma escolha estratégica, comum na política, e absolutamente válida. Da mesma forma, Ezequiel Ferreira de Souza nunca construiu sua trajetória com o objetivo de disputar o Governo do Estado, assumir o Executivo jamais foi parte de seu plano político.

Ainda assim, a leitura apressada tenta vender a ideia de que “ninguém quer o cargo porque o Estado está ingovernável”. Esse raciocínio falha ao ignorar o dado mais evidente do cenário: há diversos nomes colocados para disputar o Governo nas próximas eleições.

Se o Rio Grande do Norte estivesse, de fato, ingovernável, não haveria fila para a disputa. O que existe é outra coisa: um mandato tampão curto, sem densidade política, sem tempo de gestão para um futuro político.

Transformar essa prudência em narrativa de colapso institucional interessa a quem precisa construir um discurso de terra arrasada. Mas o paradoxo permanece: quem diz que ninguém quer governar é o mesmo campo que apresenta vários candidatos ao governo.

No fundo, o debate não é sobre ingovernabilidade. É sobre estratégia, tempo e narrativa. E quem confunde isso ou finge confundir, aposta mais no slogan do que na realidade.

FAZ O "L": "Governo Lula começa a renovar CNH automaticamente e sem custo para motoristas sem infrações"



A partir de agora, se você for um bom motorista e não tiver cometido nenhuma infração de trânsito nos 12 meses anteriores ao vencimento da sua carteira de habilitação, vai poder renová-la de forma automática e gratuita.

Com a nova medida, a renovação da CNH dos bons motoristas será automática, digital e gratuita, sem necessidade de exames ou de visitas presenciais aos Detrans.

A renovação automática da CNH tem efeito retroativo a 10 de dezembro, quando a medida provisória do governo passou a valer. Ou seja, motoristas com carteiras vencidas a partir desse dia, e que não receberam multa nos últimos 12 meses, serão contemplados.

Segundo o Ministério dos Transportes, 70% dos donos de carteiras vencidas desde 10 de dezembro não têm infrações de trânsito e terão a CNH renovada automaticamente. São mais de 370 mil motoristas.

A renovação automática não vale para quem tem mais de 70 anos nem para quem tem a validade da CNH reduzida por recomendação médica.

Quem quiser a CNH física deverá ir ao Detran; nesse caso, o serviço será pago. Condutores com multa nos 12 meses anteriores ao vencimento da carteira seguem tendo que agendar exames e pagar taxas para renovar o documento.