quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Colunista confessa sonhar com uma tragédia que acabe com o povo brasileiro

Vejam vocês até que ponto chegou o ódio de certos articulistas da velha mídia. Em sua coluna desta terça-feira, Arnaldo Jabor diz que sonha com um supercrash capitalista, que faça o Brasil desmoronar. Jabor não se conforma com o fato do mundo estar se desmoronando enquanto o Brasil vai bem, obrigado.


Segue o texto:

ARNALDO JABOR

Às vezes, sonho com um supercrash do capitalismo. Maior do que o atual. Em dias de ódio e tédio com o mundo fora dos eixos, desejo o mal: “Que quebre tudo logo, vamos recomeçar do zero!” Sonho, às vezes, como um bolchevista louco ou um homem-bomba querendo a morte dos cães infiéis – que somos nós. Um ‘supercrash’ seria bom. Dar-nos-ia uma consciência mais humilde de limites. Em meu delírio, chego a desejar que alguma catástrofe aconteça, para nos despertar desta suja esperança, desta sórdida alegria obrigatória que nos impingem.

O crash traria uma nova era; terrível ou não, alguma verdade surgiria… Como chamá-la? A pós-pós-modernidade? O pós-apocalipse? A “desglobalização”? A única coisa que não será “pós” é a burguesia, claro. Não há “pós-burguesia”.

O supercrash seria bom para fracassados, pois estão desculpados, mas seria ruim para catastrofistas – que ficariam sem anátemas e protestos nos bares. Uma crise é boa para o contato com o absurdo. Nesse sentido, uma crise radical seria ‘filosófica’, porque o mal ficaria banalizado e o bem, um luxo ridículo, um hobby.

Ficaríamos mais espiritualizados com uma supercrise. Num primeiro momento, o horror, bolsas caindo, grana sumindo. Depois, a paz do inevitável, a calma da desgraça assumida – vejam o rosto pacífico dos famintos do Sudão. A fome traz uma paz desesperançada. Uma super-recessão muito maior que em 29 pode mostrar que a voracidade consumista não é a única maneira de viver. Seríamos mais magros e mais frugais; ficaríamos mais elegantes com um crash. ‘Crash chic’.

Um supercrash apaga o sorriso dos colunáveis nas revistas. Um crash fecha a Caras e provoca uma onda de suicídios de milionários e instilaria humildade nas almas yuppies. Acabariam suspensórios floridos e gravatas de pintinhas. Das salas ricas, sumiriam elefantes de prata, lustres de cristal e tapetes de zebra.

Voltariam os hippies, as drogas lisérgicas, o artesanato de couro, a poesia, a arte, a lenta reflexão, “slow life”. Toda crise é uma renascença. Haveria uma estética do crash. O crash criaria escolas filosóficas: o ‘pirronismo’ absoluto, um neoniilismo pragmático e a escatologia escatológica: “a merda está no fim da história”, uma espécie de Hegel de marcha à ré.

Nenhum comentário: