sexta-feira, 23 de maio de 2014

NATAL: "Vereadora do "cuscus chorado" rasga o verbo"

Um grupo de integrantes de cargos comissionados rebelou-se contra uma emenda de autoria da vereadora Amanda Gurgel, do PSTU, na sessão desta última quarta-feira à noite na Câmara Municipal de Natal. Por pouco não houve agressões pessoais e foi preciso a intervenção da guarda privada para acalmar os manifestantes compostos por representantes de cargos comissionados e servidores efetivos que também se digladiavam portando cartazes com dizeres ofensivos à vereadora do PSTU, que ocupou a tribuna da Casa para responder aos insultos com veemência. Um dos cartazes dizia que antes, Amanda reclamava dos altos salários de deputados e agora, quando passou a ganhar 15 mil reais por mês parou com as críticas. “Aqui estão os escórias e corruptos. Vocês não vão me intimidar e eu vou continuar falando. De um lado está a tentativa de moralização e do outro a manutenção da corrupção e dos privilégios”, disse a vereadora visivelmente irritada.
O vereador Aroldo Alves, do PSDB, afirmou que existem atualmente “criadores de dificuldades e problemas” na Câmara Municipal de Natal, referindo-se aos vereadores de esquerda, Amanda Gurgel, Sandro Pimentel e Marcos Antonio. Em seguida pediu respeito à vereadora, considerada sua desafeta desde o início da atual legislatura. Marcos Antonio e Sandro Pimentel solidarizam-se com a vereadora do PSTU, afirmando que o cartaz contra Amanda Gurgel “é leviano”. Marcos Antonio enalteceu a emenda da vereadora do PSTU dizendo ser “moralizadora” e que corrige distorções. “Nesse plenário tem muito é pau mandado do prefeito”, disse Marco Antonio, referindo a vereadores da base aliada do prefeito de Natal. A emenda da vereadora Amanda Gurgel que causou toda a polêmica na sessão de ontem à noite diz o seguinte: “a gestão na administração pública municipal é exercida pelos agentes públicos ocupantes de cargos em comissão de chefia no nível estratégico, ou servidores beneficiários de função gratificada, sendo os níveis táticos e operacional exclusivamente ocupados por servidores efetivos, cuja forma de provimento e valor de retribuição são disciplinados pela presente lei”. A emenda não foi aprovada.
Durante o tumulto foi preciso a intervenção do líder do prefeito na Câmara Municipal de Natal, vereador Júlio Protásio, do PSB, que imediatamente suspendeu a sessão e dirigiu-se para as galerias da Casa para dialogar com os manifestantes e encerrar o tumulto que poderia ter resultados desagradáveis. Essa não é a primeira vez que acontece tumulto no plenário da Câmara Municipal e no entorno da sedo do Poder Legislativo. Geralmente quando ocorrem votações polêmicas instala-se um clima de tensão e medo, com manifestantes agredindo vereadores e provocando depredação dos patrimônios, público e privado.
Jornal de Hoje

Nenhum comentário: