terça-feira, 1 de maio de 2018

ATUAÇÃO: "Fátima Bezerra na luta prá tornar o Forró de Raiz Patrimônio Imaterial Cultural Nacional"

Depois do sucesso da audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) que debateu o reconhecimento do Forró de Raiz como Patrimônio Imaterial Cultural Nacional, no Rio de Janeiro, a presidente do colegiado, senadora Fátima Bezerra, afirmou que, ainda neste primeiro semestre, será realizada também uma audiência pública no Rio Grande do Norte, como forma de dar continuidade ao movimento em defesa do forró. A audiência pública, realizada nesta quinta-feira, precedeu a abertura do Primeiro Fórum Forró de Raiz do Estado do Rio de Janeiro, que vai até sábado (28).
Em novembro, a comissão realizou, em João Pessoa, na Paraíba, uma primeira audiência pública para discutir a proposta de tornar o forró patrimônio imaterial do país. Durante o encontro, os participantes acertaram com a senadora Fátima Bezerra a realização de uma caravana no país, em defesa do forró de raiz. “Nossa iniciativa atendeu a uma reivindicação do movimento Fórum Forró Pé de Raiz, que chegou à CDR no ano passado, expressando a preocupação dos artistas com a falta de reconhecimento dessa importante expressão da cultura nordestina, que é o Forró”, disse.
Fátima destacou a tradição do Forró, principalmente nas festas juninas. “As festas juninas, ou festas de São João, são parte da vida do povo do Nordeste, não só do ponto de vista cultural, como também em razão de seu forte impacto econômico para a nossa população. O forró é a essência desses folguedos, uma das maiores expressões culturais do povo nordestino. Para nós, do Nordeste, ele tem uma importância cultural maior do que para outras regiões e presta uma grande contribuição para a economia, por meio do turismo”, afirmou.


Nenhum comentário: