sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Cientistas explicam a origem da profecia maia e por que esta e outras teorias não se tornarão realidade.




Qual é a origem da profecia segundo a qual o mundo vai acabar em 2012?
– A história começou com alegações de que Nibiru, um suposto planeta descoberto pelos sumérios, estaria em rota de colisão com a Terra. Inicialmente, a catástrofe estava prevista para maio de 2003, mas, como nada aconteceu, a data foi adiada para dezembro de 2012 e associada ao fim de um dos ciclos do antigo calendário maia.

 O calendário maia termina em dezembro de 2012? 
– Exatamente como o nosso calendário não deixará de existir após 31 de dezembro, o calendário maia não termina no dia 21. Esta data marca o fim de um longo período para os maias e o início de um novo ciclo.

 A Nasa prevê um blecaute total da Terra em dezembro?
– Nem a Nasa nem nenhuma outra organização científica preveem blecaute algum. Textos alegam que uma espécie de “alinhamento do Universo” causaria um blecaute. Não existe tal alinhamento.

 Os planetas poderiam se alinhar e causar algum impacto na Terra?
– Não há nenhum alinhamento planetário previsto para as próximas décadas. Mas, ainda que houvesse, o efeito seria desprezível. Um dos maiores alinhamentos já registrados ocorreu em 1962. Outros dois ocorreram em 1982 e em 2000.
– Existe um planeta chamado Nibiru, X ou Eris em rota de colisão com a Terra? Algum asteroide?

– Nibiru e outros supostos planetas são uma pegadinha da internet. Se fossem reais e estivessem para se chocar com a Terra, astrônomos no mundo todo estariam acompanhando sua trajetória há pelo menos uma década. E a esta altura tais planetas já estariam visíveis a olho nu. Eris é real, mas é um planeta anão, similar a Plutão, nos limites do Sistema Solar. A Terra está sujeita a impactos de cometas e asteroides, mas grandes choques são muito raros. A última grande colisão ocorreu há 65 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros.

– O que é a teoria da inversão polar? A reversão da rotação da Terra é possível?
– Uma reversão da rotação da Terra é impossível. Há movimentos lentos dos continentes, mas isso é irrelevante para uma inversão dos polos rotacionais. Os sites catastrofistas fazem uma relação entre a rotação e a inversão da polaridade magnética da Terra, que acontece a cada 400 mil anos, em média. A reversão magnética não causa danos à vida na Terra.

Nenhum comentário: