quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Contra a seca, sertanejo aposta na fé...só ela mesmo!


É raro não ouvir pelo menos uma citação a Deus quando os sertanejos falam sobre a estiagem. “Só Jesus mesmo para salvar”, diz Luís Carlos dos Santos, 80, do município de Pão de Açúcar (AL). “Deus é quem pode explicar essa seca, que nunca vi igual”, afirma José Carlos Nunes, 41, de Santa Brígida (BA). Enquanto uns pedem a Deus, outros apelam aos santos. “Rezo ao meu ‘padim Ciço’ e à santa Terezinha para que mandem água. Todo dia peço”, diz Maria Gildaci, 66, de Tacaratu (PE).

DO BLOG: A coisa tá feia, se não chover, não sei não, viu...Enquanto isso aqui em Parelhas a comporta da barragem boquerão continua aberta...ATÉ QUANDO?

O lamento dos viúvos

"O cabra quando perde sua companheira no mundo sofre um bocado, viu", disse, sem conter as lágrimas, o aposentado Antônio Saturnino, 80, viúvo há 15 anos. Saturnino conta que perdeu a mulher por um câncer e sempre chora ao lembrar-se dela. "Viver assim, sozinho, sem ter ninguém que ajeite, é o maior sofrimento que há", diz, pouco querendo falar sobre a "maior seca" que já viu. Com a falta de perspectiva, os jovens acabam deixando o sertão e aí começa a assombrar a "solidão a dois". Com o passar dos anos, os casais se fortalecem e parecem viver um para o outro, mas de uma forma diferente daquela vista na cidade. Quando um deles morre, começa aquilo que alguns chamam de a única tragédia do sertão que pode ser considerada pior que a seca.

Nenhum comentário: