segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SiSu e ENEM, uma das razões da alta popularidade de Lula e Dilma



Abertas inscrições para 101 Universidades públicas, pela internet e com a nota do ENEM.


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) substitui o velho vestibular em 101 instituições universitárias públicas (gratuitas), e abre as inscrições pela internet a partir de hoje (7) até sexta-feira (11) para ingresso de 129.279 estudantes.

Todos os alunos que tiveram nota maior que zero na redação do ENEM, entre os 4,2 milhões que fizeram a prova, podem concorrer às vagas.

As inscrições são gratuitas, no site do sistema ( http://sisu.mec.gov.br/ ). Cada estudante pode selecionar até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência, o nome das instituições e o turno. Além disso, o Sisu se adequou à Lei de Cotas, de agosto de 2012, e o estudante pode se inscrever na modalidade de cota em que se enquadra. Conforme o curso e a instituição escolhida, 50% das vagas já são para estudantes que estudaram em escolas públicas, parte reservada para estudantes de baixa renda e parte para pretos, pardos e indígenas.

O Sisu democratizou e barateou o acesso à Universidade pública, eliminando as taxas de inscrição pagas em vestibulares e os alunos não tem mais que viajar a várias cidades para fazer provas em cada Universidade que deseja concorrer.

Depois de uma transformação desta, de um sistema que beneficia milhões de jovens e suas famílias, sobretudo quem não é rico, a velha imprensa ainda não entende a popularidade de Lula e Dilma.

Nenhum comentário: