sexta-feira, 25 de abril de 2014

Fátima Bezerra coordena audiência que discute reflexos da ditadura na educação

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) coordenou nesta quinta-feira (24) audiência pública, na Câmara dos Deputados, cujo tema trata dos “Reflexos do Golpe Militar na Educação Brasileira”. A discussão é uma iniciativa da Comissão de Educação e Cultura.
O debate contou com a contribuição de autoridades no assunto, como o sociólogo e cientista político Emir Sader; os professores Sadi Dal Rosso e Volnei Garrafa; o presidente do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti; e o representante da OAB/RN, Marcos Guerra. Participaram também da audiência representantes da CNTE, UNDIME, ANDIFES e Comissão da Verdade.
“A ditadura militar golpeou severamente a educação brasileira. Além da perseguição aos estudantes, professores e a interdição ao pensamento critico, nós tivemos experiência exitosas, que foram perseguidas pelo golpe militar. Algumas dessas aconteceram de forma pioneira no Rio Grande do Norte, como o Movimento Pé no Chão Se Apreender a Ler, As 40 horas de Angicos e Movimento de Educação de Base (MED)”, destacou Fátima Bezerra.
Debate
O Golpe Militar de 1964 marcou de maneira traumática a história do Brasil. Até hoje historiadores, membros da sociedade civil e pesquisadores de diversas áreas se debruçam sobre documentos e relatos do período para tentar entender melhor os fatos que mudaram o país. Entre os muitos aspectos que devem ser analisados, estão os reflexos causados na educação brasileira.

Nenhum comentário: