terça-feira, 8 de abril de 2014

VEREADOR DE NATAL "RASGA" LITERALMENTE O REGIMENTO INTERNO

Uma coisa é ser acusado de rasgar o regimento interno da Câmara Municipal de Natal por meio de uma análise subjetiva de opositores. Outra é rasgar, de fato, o pequeno livro com o regimento da Casa. E foi isso que o vereador do PSOL, Marcos Antônio fez na sessão desta quinta-feira, ao perder mais uma votação na Câmara.
A destruição do regimento interno, na visão de Marcos do PSOL, foi uma forma simbólica de dizer que a mesa diretora da Câmara desrespeita, sempre que quer, o regimento interno. “O que eu fiz simbolicamente o senhor faz todos os dias, ao desrespeitar o regimento”, afirmou o parlamentar, se dirigindo ao presidente da Câmara, Albert Dickson, do PROS.
A insatisfação de Marcos do PSOL foi consequência da aprovação, na Câmara, da desconvocação do prefeito Carlos Eduardo Alves, do PDT, para prestar esclarecimento sobre o atraso na implantação da bilhetagem unificada em Natal – matéria aprovada ainda em 2013 pela Casa.
“Eu já sei o que vai acontecer. Vão ficar discutindo isso e, quando chegar no final da sessão, vão levar o caso ao plenário e os vereadores vão decidir em favor do prefeito. É sempre assim que acontece”, reclamou a vereadora Amanda Gurgel, do PSTU. E foi, exatamente, isso que aconteceu. Como já aconteceu em outras sessões, sempre que se fala que a mesa diretora está desrespeitando o regimento interno, a própria mesa leva para analise do plenário. Como o prefeito tem a maior bancada na Casa Legislativa, geralmente, se vota de maneira favorável ao Executivo.
A atitude de Marcos, mesmo defendida por outros colegas, foi criticada pela maioria. “O senhor diz que a mesa rasga o regimento interno, mas ninguém rasgou ele de fato como você fez agora”, analisou Júlio Protásio, do PSB, líder do prefeito Carlos Eduardo na Câmara. “O vereador Bertone (Marinho, do PMDB, presidente do Conselho de Ética), não está aqui, mas deve tomar conhecimento disso e tomar alguma atitude. É só o que eu espero”, afirmou o presidente da Câmara, Albert Dickson.
Se for denunciado no Conselho de Ética, o vereador Marcos Antônio pode receber punições que vão desde suspensão até a perda do mandato. Vale lembrar que o Conselho já recebeu outras denúncias contra o próprio Marcos e os vereadores Sandro Pimentel, Amanda Gurgel e Adão Eridan, do PR. Nenhum processo, até o momento, rendeu em punição.
Jornal de Hoje

Nenhum comentário: