sábado, 13 de agosto de 2016

ENEM 2016: "Quatro dicas para o estudante administrar a ansiedade na reta final"

Faltam cerca de 100 dias para o Enem. E é justamente nessa reta final que a ansiedade tende a aumentar entre os estudantes que serão submetidos às provas. Conhecido como “TPE”, sigla para “Tensão Pré-Enem”, esse sentimento pode atrapalhar a concentração dos jovens. Quanto maior o estresse menor a possibilidade de êxito.
Para a coordenadora de projetos educacionais do Complexo Educacional Contemporâneo, Giovana Andrade, existem algumas atitudes que podem ajudar (e muito) o “xô ansiedade”. 
1 - A primeira delas, segunda ela, é a prática de uma atividade física, já que isso mantém adequados os níveis de serotonina no cérebro, reduzindo assim desânimos, desinteresses e picos de estresse.
2 - O estudante deve manter os seus hobbys, como a leitura de livros ou a coleção de objetos, por exemplo. “Essas atividades fazem com que o jovem não pense no Enem 24 horas por dia, permitindo a higiene mental e momentos de relaxamento”, explica Giovana, que complementa: “sair com pessoas que não falem apenas sobre as provas também ajuda”.
3 - Alimentação e o sono são outros pontos importantes, segundo Giovana. Ela destaca que manter uma dieta saudável para que o organismo funcione adequadamente e os sistemas do corpo não fiquem sobrecarregados é fundamental. “Quanto ao sono, além da sua importância para o descanso e para que o organismo permaneça saudável, torna-se indispensável para viabilizar a fixação das informações pela memória”, justifica.
4 - Segurança. Giovana Andrade lembra que essa sim é uma sensação fundamental para se ter na reta final. Uma boa maneira de o estudante adquiri-la é ele ou ela manter uma lista atualizada dos conteúdos que já foram estudados. “É como uma relação de obrigações que vai sendo cumprida e o aluno tem a certeza de que está avançando, de que está chegando lá”, resume a profissional.

Nenhum comentário: