segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Projeto Mães do Enem reúne voluntárias para cuidar de crianças nos dias de prova

Um projeto organizado e executado apenas por mulheres quer ajudar as mães que não têm com quem deixar os filhos no dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Mães no Enem disponibiliza uma lista de voluntárias de todo o país.
“Eu sou mãe e sou feminista. Juntando as duas coisas, sei o quanto é difícil, ser mulher, ser mãe e ainda dar conta de estudo, casa, vida profissional. Tem um sistema que corrobora para você ficar sobrecarregada. Então, por que não ajudar se eu sei dessa dificuldade?”, diz a idealizadora e coordenadora do Mães no Enem, Fernanda Vicente.
Fernanda explica que o projeto surgiu a partir de uma corrente no Facebook em que mulheres se disponibilizavam a ajudar estudantes com filhos nos dias de prova. Ela compartilhou a publicação e logo recebeu diversas mensagens de outras pessoas que gostariam de fazer o mesmo. Fernanda, então, criou uma página na rede social e organizou os contatos. Há cerca de dois meses do exame, o projeto conta com mais de 200 voluntárias em 19 estados.
“É preciso preencher uma ficha de cadastro, enviar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Tudo fica sob sigilo. O nome da voluntária é então disponibilizado online junto com a cidade em que mora e o Facebook. As mães podem assim entrar em contato com as voluntárias”, explica.

Nenhum comentário: