quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

BRASIL: "Sérgio Moro foi o mais votado entre juízes federais para vaga de Teori Zavascki no STF"

Após consulta da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) aos magistrados, o juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba, foi o mais votado e lidera a formação da lista tríplice de magistrados federais para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Para a magistratura, Moro é o mais indicado para ocupar vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki. A diferença entre Moro e o segundo mais votado foi de apenas um voto.
Em segundo lugar, com 318 votos, está o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca. Em seguida, com 165 votos, ficou o desembargador do Tribunal Regional Federal de São Paulo Fausto De Sanctis. Entre os 34 nomes, os magistrados associados elegeram os três nomes da magistratura que serão entregue ao Presidente Michel Temer como uma sugestão dos representantes da Justiça Federal para o preenchimento da vaga do relator da Lava Jato no Supremo.
A Associação dos magistrados abriu consulta pública, por intermédio da internet, para formação da lista tríplice de magistrados federais para indicar um sucessor ao cargo deixado pelo ministro Teori Zavascki – morto em acidente aéreo no dia 19 de janeiro, na região de Paraty. Os juízes votaram entre os dias 26 a 31 de janeiro. Ao todo, 761 magistrados associados da Ajufe participaram da votação.
Antes de abrir para votação, a Ajufe deixou que os próprios magistrados indicassem nomes de Juízes Federais. O único critério para a indicação na primeira etapa era o magistrado ter mais de 35 anos, como determina o artigo 101 da Constituição, que rege a composição do Supremo Tribunal Federal.


Nenhum comentário: