terça-feira, 23 de abril de 2019

EQUADOR: "Francisco do PT solicita ampliação e desassoreamento do açude Mamão"

O deputado Francisco do PT apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, onde solicita ao Governo do Estado, através da Secretaria de Recursos Hídricos, o desassoreamento e ampliação da capacidade do açude Mamão, no município de Equador.

A barragem foi construída em 1983, com a capacidade armazenar apenas 1 milhão e duzentos mil metros cúbicos de água, quando a cidade tinha uma população de cerca de 2 mil habitantes. Hoje a população passa de 6 mil habitantes e, por isso, mesmo quando o açude acaba atingindo sua capacidade máxima, a água armazenada acaba sendo insuficiente para longos períodos de estiagem, como já ocorreu em 2013, quando Equador teve que ser abastecida por carros-pipa.

O requerimento do deputado foi apresentado no último dia 9 e surgiu através de uma solicitação do vereador Júnior de Zé Geraldo. “Somos gratos ao deputado Francisco por estar sempre atento às demandas de nosso município e essa de nosso açude é hoje uma das principais necessidades de Equador, para que não venhamos mais sofrer com falta d’água, como ocorreu já no passado”, afirmou o vereador.

Francisco, que também é presidente da Frente Parlamentar das Águas, lembrou que numa região semiárida como é a nossa, é preciso ter todos os mecanismos de armazenamento e preservação de nossos recursos hídricos. “Graças a Deus está chovendo agora e nossos reservatórios estão tomando água, mas temos que nos preparar para os períodos de seca, que infelizmente virão e, por isso, é preciso termos uma grande capacidade de armazenamento”, ressaltou Francisco do PT.


Nenhum comentário: