segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

BEM VINDOS AO "NOVO" BRASIL: "Preço da carne bovina dispara e consumidor é obrigado a buscar outras opções"

Fazia muito tempo que o consumidor não se deparava com um aumento tão expressivo no preço da carne bovina.
A Associação dos supermercados emitiu nota afirmando, que em alguns cortes, o reajuste chegou a 50%.
Hoje foi emitida uma nota justificando a disparada.
Nos últimos meses, foi registrada uma escalada expressiva nos preços do mercado de boi gordo. A alta é justificada, principalmente, pelo aumento na demanda do mercado chinês, que enfrenta um déficit da proteína. Com isso, o Brasil registrou números recordes nas exportações de carne bovina, fato que se refletiu em um expressivo aumento na arroba do boi, ocasionando novas tabelas de preço e afetando, assim, toda a cadeia consumidora, chegando até o cliente final que já sente o impacto originado no campo.
A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN), junto com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), tem acompanhado atentamente todas as questões que envolvem o abastecimento do mercado interno, que indicam que não há risco para falta de carne bovina ao consumidor brasileiro. Em menos de três meses, o aumento do valor da arroba elevou alguns cortes de bovino, exemplos: o contrafilé a índices acima de 50%, coxão mole 46% no preço de custo dos produtos, que, consequentemente, foram repassados ao preço final aos consumidores.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o atual preço da arroba bateu recorde e chega a ser negociado por R$ 231,00, registrando uma variação de 35,33% no mês de novembro. Nesse valor, são acrescidos o frete e tributos, ultrapassando os R$ 250,00 para os supermercados potiguares, já que 80% da carne vendida no Rio Grande do Norte são provenientes de outros estados.
No RN, o aumento do preço ao consumidor final varia entre 20 e 30% (dependendo do corte). Alguns comércios vêm segurando esse aumento, reduzindo a margem de lucro, mas se o preço da arroba continuar subindo, o repasse ao consumidor será inevitável.
A ASSURN está recomendando seus associados a manter atenção total a logística e manuseio, evitando perdas no processo de transformação e investir esforços em ofertar outras proteínas, como suínos, pescados, ovos e aves como opções à carne bovina. Oferecendo ao consumidor a melhor opção para aquele momento de compra.
Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN)

Virgínia Coelli

Nenhum comentário: