quarta-feira, 3 de agosto de 2022

ALERTA: ''Varíola do Macaco chega ao Rio Grande do Norte''


A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, confirmou nesta terça-feira (2) que registrou um caso suspeito da varíola dos macacos.

A suspeita partiu após a entrada de um paciente de 37 anos, com sintomas semelhantes aos da doença, no pronto-socorro do Hospital Belarmina Monte, na segunda-feira (1º). No mesmo dia, ele foi transferido para o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal.

O paciente tinha febre, dor no corpo e lesões na pele, segundo o secretário municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Jalmir Simões.

Ainda de acordo com o secretário, o paciente já está em casa, isolado. O homem ainda afirmou às autoridades em saúde que teve contato com pessoas que estiveram em outros países recentemente.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o Rio Grande do Norte já teve 21 notificações de casos suspeitos para a doença, até a segunda-feira (1º) – desse total, dois casos foram confirmados e cinco seguem em investigação.

A Sesap também lançou notas informativa a municípios, à população em geral e para o segmento de hotéis e motéis do estado, a respeito de ações para prevenção à doença.

A Organização Mundial da Saúde declarou a varíola dos macacos como emergência de saúde pública de interesse internacional. A doença, endêmica em regiões da África, já atingiu 20.637 pessoas em 77 países.

g1RN, via Blog do Daltro Emerenciano




Nenhum comentário: